Novas caras, rostos conhecidos com uniformes diferentes, carros mais elegantes, o retorno de uma parceria histórica. A pré-temporada da Fórmula 1 começa neste final de semana com muitas novidades, mas será que todas essas mudanças serão suficientes para abalar o domínio avassalador que a Mercedes obteve ano passado?
Essa é uma das perguntas que os quatro dias de atividades de Jerez devem começar a responder. Os campeões do mundo já saíram na frente, colocando o carro na pista na última quinta-feira, e o fato das mudanças no regulamento deste ano serem mínimas dá motivos para que Lewis Hamilton esteja confiante no tricampeonato e Nico Rosberg acredite que terá outra chance de ouro para conquistar seu primeiro título.
No primeiro teste, as equipes não costumam visar performance, focando-se em checar o funcionamento do carro e seus sistemas, além da correlação entre os dados obtidos nos simuladores e túneis de vento e na pista. E essa missão será particularmente importante para a McLaren, única equipe do grid que contará com um motor completamente novo, da Honda, que retorna este ano à categoria para retomar uma das parcerias mais vitoriosas da história, com quatro títulos em cinco anos entre 1988 e 1992.
Os primeiros testes da McLaren-Honda, usando o carro do ano passado, foram marcados por problemas na nova unidade de potência, por isso ganhar quilometragem nos quatro dias em Jerez se tornou fundamental para que o time que conta com a dupla mais experiente do grid, Fernando Alonso e Jenson Button, chegue bem preparado no início da temporada.
Afinal, foi logo no primeiro teste do ano passado que a Red Bull percebeu que teria um ano bem diferente dos quatro títulos das temporadas anteriores, muito em função dos problemas da unidade de potência da Renault, que permitiram que o time completasse apenas 21 voltas em quatro dias. Após um ano de experiência, é de se esperar um salto importante, mas o tamanho dessa melhora será fundamental para prever se o time poderá almejar superar as Mercedes em 2015.
Depois de sofrer com a Red Bull no primeiro teste de 2014, Vettel espera um começo mais produtivo em sua nova caminhada com a Ferrari. O time italiano também sofreu com uma unidade de potência deficiente ano passado, além de um carro desequilibrado. Os pilotos costumam dizer que, após dar poucas voltas, já têm uma boa ideia de como será sua temporada. Vejamos, portanto, o que a expressão de cada um deles revelará após esse primeiro contato com suas novas máquinas.
Coluna publicada no jornal Correio Popular
17 Comments
Acho q a mercedes vai estar a anos luz na frente igual ao RB7
Oi Ju,
Eu já ia me preparando para escrever o que você disse nas últimas linhas da coluna: “Vejamos, portanto, o que a expressão de cada um deles revelará após esse primeiro contato com suas novas máquinas”.
Como as equipes procuram esconder ao máximo que que fazem na pré-temporada, a expressão dos pilotos após o primeiro contato com os carros é o melhor indicativo do que têm em mãos!
Ótimo (como sempre) texto (coluna)!
Abraço!
Sergio, não vi. Mas imagino que a cara de moleque sorridente voltou ao Ve55el. Como confirmação, o Ericsson (o Marcus????!!!!!) com outra Ferrari B ficou a só 2 decimos… Dispunham vocês suas caras de assombro.
Segundo um comentarista espanhol, o Alonso se mostrou impaciente.
A cara do Nokole, mesmo após trabalhar por 150 voltas era beijinho para todos lados.
De Ricciardo não podemos saber, porque ele sorri em todas.
Foi o Lobato que notou a impaciência do Alonso, Bruz? Hahahaha!
Pois é. Quem diria!!!, Acabou o teino em Jerez e muitos dirão que o tempo de Vettel é jogada pros Porcos, mas é 6 decimos por baixo do melhor tempo do primeiro treino de Jerez do ano passado (Magnussen), quando a temperatura da Pista era mais amena. Recomeço da Ferrari??? Sei não, mas muitos vão ter que morder a lingua quando falem de novo do Vettel… Ainda que… Ericsson com outro motor Ferrari, ficou a só 2 decimos do Betão. e ai marrecos??? Pelo que parece vou ter que deixar de falar em Ferrada… e ai AucaM?
A Mercedes con Nikole (ele vai sim Cristian) deu mais de 150 voltas, mostrando musculo.
“El Rilipojas”, estreou de Honda com um motor que falaba japones tosco, Deu apenas 6 voltas, e dizeram que era problema de Software. ok, pelo menos andou ainda que “gripado”. Muito melhor que os piores augurios.
Mas o que me chamou mais a atenção, é que varios comentaristas dizem que os motores falam mais estridente, coisa que li em declarações do Carlos Sainz há dois dias. Dizem que a F1 vai ganhar novo respeito.
Parece que este ano promete.
Hahahaha, essa “abertura dos trabalhos” foi realmente muito interessante, rsrsrs. . . Vamos convir que o “Rilipojas” (hahaha) tem nervos de aço. “ele vai sim Cristian”, não vai não, Bruz rsrsrs, mas continue sonhando, não custa nada. 2015 = LewIIIs. Outro dia li um comentário seu lá no Ico botando fé no Sainz: pois eu já acho que o Verstappinho vai se impor a ele. Parece até que eu tirei o dia pra discordar de você, não é mesmo? Nada disso, amigo Bruz. E o Ericsson em segundo, hein? Então podemos esperar o Nasr em primeiro, rsrsrs? De um modo geral, gostei da aparência dos carros. Vettel ha avuto una buona arrivata.
Forte abraço.
hahahahaha, que nada amigo Aucam, que bom que temos diferentes galos na mesma quadra, hahahahaha, Assim vamos nos divertir mais, hehehehe.
Para aqueles que não se deram contas, O Vettel não só está marcando melhores tempos que dos dois primeiros treinos do ano passado (da McLaren que andava muito no inicio do ano com o potente Merdes), Mas também marca esses tempos com uma pista a 10°C, e de novo o Sauber de segundo deixando claro que a Ferrari parece que fez “algum” trabalho. Se compararem com o inicio da Ferrada no ano passado…. e desta vez Betão andou 60 voltas, inclusive na chuva, coisa que demostra que o TESÃO está de volta.
A Lotus chegou tarde ontem, mas sacaram a caranga ainda de manhã para a pista, e o Pastor andou bastante. O ano passado nessa época, não se sabía sequer se tinham motores e se participariam do campeonato. Agora quero ver onde consegue colocar o Groja essa beleza. Eles querem ficar por cima de Williams. Será??
A Honda continua com um gripão daqueles. mas já estou acreditando em podiuns (vale falar de tudo nos treinos, hehehehe).
Bruz se Nicole for campeão em cima do Hamilton eu pago uma grande de piriguete kkkkkkkkkkkkkk a mercedes andou muito mostrou ou testou algo sobre confiabilidade, a Ferrari se acertar o carro como parece o TESÃO do menino prodígio vai voltar e isso é bom pra F1, mas Hamilton amanha baixa esses tempos o negão é fera, e Alonso acho q vai da muito piti kkkkkkkkkkkk é aguardar pra ver…
Sinais…. Acho que o fato do Ericsson ficar tão próximo do Seb pode ser um sinal. Sinal de quanto a Ferrari está ruim. Vai ter uma Sauber na sombra, disputando o pelotão intermediário.
Uma coisa é o Seb não andar nada de RB. Uma outra coisa é ele ficar atrás do Kimi. Italianos, meus amigos, são diferentes. Eles bombardeiam a imprensa, vaiam na arquibancada, enfim, me deixou uma péssima impressão a Sauber grudada na Ferrari.
Só que esses tempos não querem dizer nada, uma vez que não sabemos o que as equipes estão avaliando no momento. Percebo a Mercedes sabendo que anda mais, testando só a confiabilidade dos componentes.
JuCera, se você assistiu os treinos ou sabe de alguém que está lá, gostaria de saber se confere o ronco dos Honda e se a Mercedes deu uma “mexida” no escape e melhorou?
Pelo que ouvi dos fotógrafos (sempre uma boa fonte pra essas coisas), o motor Honda realmente é mais alto e o Mercedes parece ter ganhado mais robustez no seu som. Talvez na comparação, talvez pelos updates, o Renault estaria soando ainda mais silencioso.
A verdade é que tão preliminares testes não permitem mesmo qualquer tipo de prognóstico. Por enquanto é mais aconselhável analisarmos e entendermos a importância da pesca do bacalhau nas costas da Noruega.
Meus caros Aucam e Chris, tem coisa sim para colocar como evidencia.
A Ferrari é muito diferente daquela Ferrada, a Sauber é a confirmação que o motor empurra mais. É claro que a Mercedes está escondendo potencia, e a pergunta é: Quam perto está a Ferrari?? Como não temos parametro real com Merdes, tomemos os tempos do ano passado como comparação, que também não servem de muito, mas há certas coisas a comparar com a performance e o tempo (Temp).
Outra evidencia e que o Tetra voltou. O cara deve ter um TESÃo dos diavos. Descer do carro e ser aplaudido pela turma macarroni completa é coisa que eleva essa empolgação ao máx. Vettel andou forte sim para sentir a maquina que também foi bem testada pela Sauber. Se tivesse tido um asfalto a 25° C como teve o Magnum no ano passado tivesse baixado mais 3 seg. E se andou forte, é porque ta com fome. Pelo menos pelo Seb me empolga este campeonato.
A Lotus chegou ontem no inicio da noite de Jerez, e hoje às 10:30 soltaram o Maldoso para fazer 40 voltas no resto do dia. Meu amigo, essa equipe colocou a caranga a ponto em 12 hs, coisa dificil com essas engenhocas de hoje, e olha que eles estão com um novo motor. No ano passado foram muitos findes de GP que mal conseguiram largar na corrida. Essa equipe vai dar que falar, e junto com a Ferrari, são os bolidos mais bonitos do grid.
Sobre a Honda só nos resta rezar para que se arrumen até Melbourne. Eu tenho muita fé em todo esse projeto, e a esperanza de que o Button vai bater o rilipojas, hahahahaaha
A Mercedes B (leiase Williams), pode estar escondendo jogo também, mas essa dupla de pilotos é mediana mesmo. Se os outros avançarem eles vão ficar para trás. Não podemos asegurar que a Sauber é um carro de outro mundo, mas para esses dois estarem andando no tempo da Ferrari, é porque o carro pelo menos é bem nascido.
De Kviyat, hahahaha, nada diferente do que eu espero dele, hahahaha, em 2016 um dos Rosotaurinos deve ir para a principal, ainda que esse ruso esta ai para vender latinhas no mercado deles, mas se o estrago é grande, acho que Marko não vai perdonar.
Sobre o bacalhao, há tempo que se diz que um dia vai acabar de tanta pesca predatoria. Mas há estudos que indicam que a vida no mar pulula. É claro, o homen se encarrega de producir mais CO2, o qual termina alimentando os mares. Alguem já se perguntou quanto tem aumentado o CO2 na atmosfera???…. hahahaha, Nada. Pois nessa relação bioterraquea, o CO2 é o fator limitante. Muito dele volta a nossas barrigas na forma de bacalhao. Rico o bacalhao que prepara minha sogra, eis a importancia da pesca de bacalhao….
Ta començando a Temporada Aucam, é tempo de falarmos besteiras. Os seus textos estão muito curtos. hahahahaa. Espero que essa moda não pegue, hehehe
O mesmo Abraço de Sempre. meu caro Mestre Aucam.
Gostei da análise, Bruz. Concordo que a Lotus-“Merdes” (todos os direitos autorais garantidos, hahaha) está bonita pra caramba (sempre foi, tirante aquele bico horrível do ano passado) e discordo um pouquinho com relação a Kvyat. Creio que o russo vai andar bem, e não será ainda neste próximo ano de 2016 que um dos dois da Toro Rosso vai subir para a Red Bull. Mas jogo minhas fichas no Verstappinho.
No mais, ainda acho mais seguro neste início analisarmos a pesca do bacalhau do que fazer prognósticos, notadamente quanto à McLaren e à Ferrari, não pelas suas estrelas principais – cujo talento é indiscutível – mas pelas dificuldades das equipes em se reencontrarem com a vitória tão rapidamente, embora zebras possam acontecer, é claro.
O que eu estou torcendo é por carros competitivos nas mãos hábeis de Hamilton, Rosberg, Alonso, Vettel e Ricciardo para a garantia de vermos duelos épicos.
aucam essas pescas do bacalhau em num sei…kkkkkkkk mas to vendo um cara que vai dar piti se a geringonsa num começar a nadar rsrsrrsss ta no incio mas seilá o que vc acha? esses tempos num vale nada ou vale muito mercedes escondendo o jogo fato, red bull deu uma volta boa logo na segunda com o sorrisão e depois tirou o pé …escondendo tb ….a honda ta parecendo a rennault ano passado mas eles serão mas rápidos na recuperação isso eu sei honda é honda…e os meninos da toro rosso eu gostei..
Chystian, falei lá em cima que o “Rilipojas” (copyright Bruz, hahaha) está mostrando nervos de aço nessa estréia da Honda, mas é como você bem observou: a Red Bull nos testes preliminares de 2014 TAMBÉM não conseguia sequer sair dos boxes se bem me lembro, e terminou como o segundo melhor carro do grid. E a McLaren, que até prometia, acabou desandando depois. . . Agora, você já pensou se a Ferrari der a Vettel um carro decente e o da McLaren se revelar um calvário? Da mesma maneira que “rodou” todo mundo lá em Maranello, vai acabar “rodando” todo mundo em Woking, e Ron Dennis vai jogar acabar jogando dominó com o Montezemolo, rsrsrs. . . Mas, sem brincadeira, eu até tenho muitas expectativas boas com relação à McLaren: não é possível que a conjugação Alonso/Honda/Promodrou não produza bons resultados. Gostei muitíssimo da “chegada chegando” de Vettel na Ferrari, ele parece ter recuperado a motivação e o prazer de correr. Entretanto, no fim das contas, meu palpite é que em 2015 a Mercedes continuará dominante, com LewIIs a caminho de LewIIIs, e veremos a Red Bull como a segunda força, com os costumeiros shows de pilotagem do Ricciardo. O nariz da Red Bull é muito feio (estilo Ferrari do ano passado, mesmo com a camuflagem), ao contrário do da Toro Rosso, onde, a meu ver, a o Verstappinho vai dominar o Sainz (que no começo da carreira andou batendo além da conta).
E, como eu disse, esses testes escondem muitas coisas, nós todos sabemos, por isso corre-se o risco de queimar a língua. . .
Grande abraço.
Ops, Faltou o R (ChRystian).
Ju, é verdade que o Frank Dernier está assessorando a Sauber? Nos anos 80 esse cara sabia o que fazer, o Piquet que o diga.