Daniel Ricciardo cruzou a linha de chegada no GP da China a 1s2 de Fernando Alonso e do que seria um pódio – desta vez, de “verdade”. No meio da prova, os números mostram que o australiano perdeu cerca de 3s atrás do companheiro Sebastian Vettel, cuja primeira reação ao ouvir o pedido da Red Bull para abrir, pois Ricciardo estava mais rápido, respondeu “azar dele”. Teria isso custado o terceiro posto para a equipe?
Vamos às circunstâncias. Primeiro, a ordem da Red Bull, acertada para maximizar o resultado da equipe. De fato, Ricciardo, com pneus três voltas mais novos e uma conservação melhor por todo o final de semana, estava vindo 0s9 mais rápido que Vettel nas voltas anteriores à ordem e viu o ritmo despencar em 1s/volta nos três giros em que ficou preso. Tão logo passou o companheiro, voltou à casa dos 1min43, enquanto os tempos de Vettel despencaram para 1min45. A briga, portanto, foi ruim para ambos.
No stint final, quando Ricciardo se aproximou de Alonso, o espanhol tinha pneus quatro voltas mais velhos e um ataque seria plausível caso o australiano estivesse mais próximo. Mas também temos de levar em conta o fator Alonso: em determinado momento, parecia que Ricciardo vinha mais inteiro, mas o espanhol começou a reagir, sinalizando que havia economizado equipamento prevendo um ataque. Tirando uma volta em que Ricciardo tirou 0s8, quando Alonso fritou os pneus atrás de um retardatário, o bicampeão sempre parecia ter uma resposta para as tentativas de aproximação. Apenas na última volta, a Ferrari diminuiu o ritmo e eles cruzaram a linha de chegada mais próximos.
Dois fatores nos fazem acreditar que, mesmo que Vettel não tivesse atrasado Ricciardo, o australiano poderia chegar mais perto, mas não na frente de Alonso: a diferença de velocidade de reta entre os carros e o fato da prova ter, efetivamente, terminado na volta 54, quando a diferença entre os dois era de 3s5. Aliás, imagine as teorias da conspiração caso Ricciardo tivesse passado Alonso na última volta e o resultado fosse alterado por um erro na bandeirada?
O undercut e o offset
Se o GP do Bahrein foi marcado pela força do undercut, a tática inversa funcionou bem na China. O chamado offset, ou a aposta de esticar ao máximo um stint para estar com pneus mais novos no final foi eficiente para ajudar Nico Rosberg no tráfego – mas tem suas contra-indicaçõs.
No primeiro stint, Rosberg usou o undercut para superar Ricciardo. Passou Vettel no meio da prova e depois foi à caça de Alonso. Como o espanhol fez sua última parada cedo, a opção da Mercedes foi não responder imediatamente, deixá-lo ganhar a vantagem do undercut, e parar Nico só quatro voltas depois. Não demorou 5 giros para o alemão recortar a diferença e passar. Inteligentemente, Alonso não brigou pois sabia que não teria chances – e que sua luta era com Ricciardo. Apesar do offset ser uma opção, ele depende da velocidade de reta porque é preciso passar na pista. A Red Bull usou o mesmo expediente com Ricciardo mas, como vimos, ele não chegou perto o suficiente de Alonso para comprovar se a tática funcionaria em seu caso.
O undercut ainda esteve presente e foi importante, por exemplo, para Hulkenberg chegar na frente de Bottas. O alemão era pressionado pelo finlandês antes da primeira parada, mas antecipou seu pit stop e ganhou 2/3s de vantagem que permaneceriam estáveis até o final. Alonso também usou do mesmo expediente para passar Vettel após o primeiro stint.
37 Comments
Análise ultra concisa. Eu fiquei mesmo imaginando o por quê de Vettel dificultar e atrasar a vida de seu companheiro de time. A engrossada com Rosberg faz todo sentido e foi legal de ver uma resistência sem a menor condição de defesa. Mas o Sorriso estava vindo quase no mesmo ritmo de Rosberg, e tinha boa chance de lutar por um pódio quando ele vai lá e segura o cara. Eu acho, apenas acho que ele sabia que Ricciardo depois da parada estava numa média de 0,9 seg por volta mais rápido que ele próprio. Difícil crer que o Roque Santeiro não o tivesse avisado antes de vir a ordem. E mesmo com a equipe pedindo colaboração ele fez o australiano perder uns três, talvez até quatro segundos na tentativa da ultrapassagem. Vão falar que é birra e que Vettel é mimado e tal, mas quando você passa a sua vida acelerando/atacando/defendendo como todos eles, muitas vezes as atitudes são pré programadas e isso que aconteceu entre os pilotos da Red Bull pode ser uma prova disso penso eu. Todos somos condicionados dentro de nossas rotinas pessoais e profissionais e com os pilotos não é diferente, mesmo que isso resulte em situações desconfortáveis.
Abs a Aucam, Power, RenatoS, JuCera, Alex, Bruz, Vidrado… esse pessoal faz do Blog da JuCera seis estrelas. Sei que sabem disso porque vocês também andam por aí…
Valeu a lembrança, Elton. Você é campeão.
Abs.
Eltontoptec, é sempre um prazer ler seus comentários competentes aqui e quando os vejo em outros blogs também. Dá pra perceber de imediato que você também é “vidrado” em Fórmula 1 (com o devido copyright ao meu amigo Vidrado em Fórmula 1). Este ambiente maravilhoso que a Julianne gentilmente oferece para nós todos é realmente único. Não se vê isso – tanta troca de ideias em alto nível entre aficionados – em qualquer outro blog, ainda por cima com o esmiuçamento brilhante, seguro e imparcial que a Julianne faz de todos os aspectos dessa F 1 cada vez mais complexa e eletrizante.
Forte abraço.
Eltontoptec,
Alguém lembrou de mim! Nem tudo está perdido…
Falo isso porque falei mal do Ico e fui apedrejado. Aí pensei:
“Ih… Aqui no Total, meus comentários são considerados trash, não são como era no CF-1 do Ceolin. Mas, tô nem aí, vou comentar assim mesmo…”
Obrigado Eltontoptec. Vou dar uma atenção especial aos seus comentários.
Opa, Valeu Eltontoptec, gosto muito dos seus comentários. Realmente a rapaziada tá dando show aqui no blog da Ju, forte Abraço!
Como é legal ver os números trabalhando em prol dos fatos.
Ricciardo preserva bem os pneus e está fazendo um ótimo trabalho. Foi um dó não ter subido ao pódio.
Agora, de certo Alonso estava administrando. Tem experiência e inteligência este espanhol. Entende do riscado. Sabe que no final alguém chegaria nele e que de certo necessitaria de reservas pruma possível disputa. Esse tem muitos anos de janela…rs
Incrível como o projeto de um carro se encaixa melhor ao estilo de pilotagem de uns, ao contrário de outros pilotos. Até o ano passado o Vettel era imbatível e neste ano o Ricciardo tem melhores resultados. Raikkonen parecia produzir com a Lotus, muito mais do que o carro podia oferecer. Button com a Brawn chegou a ser campeão. Agora, todos ex-campeões, sofrem com seus carros atuais. Nada como um ano após o outro, para o “gênio” do ano anterior ser posto em dúvida pelos críticos de plantão.
Vettel disse “azar demais” e não “azar dele”. Lembro até o momento que ocorreu isso, foi quando Vettel perguntou para a equipe se o Ricciardo estava com os mesmos pneus que ele e a equipe respondeu que sim, porém os compostos do mesmo estavam muito mais novos. Aí ele mandou um “azar demais”.
“Tough luck”, foi a expressão.
Na emissora pelo qual eu vi a corrida, no Canada, eles traduziram esta expressão como “ele que se vire para me passar então” justamente por estar com os mesmos pneus e a mesma estratégia. Não sei mas algo me diz que a equipe está gostando desta situação depois do que ocorreu na Malasia no ano passado quando Vettel pensou ser maior que a equipe. As ordens corrida após corrida estão mostrando que as coisas não são bem assim, mesmo para o tetracampeão.
Valeu Julianne, na hora eu entendi “bad luck” e na globo o Burti traduziu esse rádio como “Que azar…”
Ju, aproveitando a deixa, vc tem os dados das velocidades máximas do GP da China?;-)
1 – Ros – 336.8
2 – Bot – 334.6
3 – Kvy – 334.6
4 – Mag – 333.8
5 – Per – 333.3
6 – Rai – 332.9
7 – Hul – 332.7
8 – Ham – 332.3
9 – Ver – 331.8
10 – Mas – 331.1
11 – But – 330.2
12 – Kob – 327.1
13 – Mal – 325.5
14 – Chi – 322.7
15 – Eric – 321.9
16 – Alo – 321.9
17 – Gro – 321.8
18 – Ric – 321.7
19 – Gut – 320.4
20 – Vet – 318.3
21 – Bia – 318.1
22 – Sut – 256.8
espero que não fique bagunçado…
Grande Alex!!, muito boa informação, e ficou bem ordenado. Já o Power tinha levantado a pergunta de quanto será a velocidade final no retão de Monza. Deve ser mais para acima dessa pela evoluão e temperatura de pista, e me corrijo porque as velocidades não estão sendo tão vergonhosas não.
Algumas diferencias são de graduação de alerones e defletores, e convenhamos que Vettel ta com dificuldades e ainda por cima desgantando mais os pneus, a velocidade cae mais ainda. A media de Sorrisos foi mais de 1 seg por volta no stint final. Mas mesmo que passase facil por cima do Betão, não chegava no Alonso porque este tava com uma visão do jogo correta, tão assim que nem perdeu tempo em lutar com Nico, a sabendas que o seu inimigo era Ricciardo. Se o Sorriso chegase, o rilipojas teria como defender.
O outro dia brincando com o GTRacing 2, se me ocurreu de colocar varias variaveis para controlar enquanto voava pela pista virtual da riviera francesa, e não teve jeito, tive que voltar a freagem assistida, aceleração automatica e tal, para que só tivese que virar o celular e voltase a diversão. Salvando as distancias, os pilotos de F1 hoje tem que incluir mais veriquetos e botãosinhos de força verde no meio da sua pilotagem, adequar isso ao ritmo de carreira. Isso se consegue tras muita prática e e afinação para tentar pilotar com tudo. O propio Horner disse que tem muita sensibilidade na pilotagem, e as novas tecnologias não tem permitido tirar tudo do carro mo mesmo padrão que Ricciardo, mas sabe que Seb será o cara que mais vai trabalhar até Barcelona e logo vai superar e saber usar nos seus devidos momentos todas essas “jeringonzas”. O Vettel por sua parte disse, que graças ao Ricciardo, ele sabe que esta falhando (coisa de campeão mesmo reconhecer sim estar dando excussas). Enquanto isso, o Ricciardo não esta seguro que o Vettel deixou ele passar, ele acredita que Betão cometeu um erro na sua desvantagem de pneus, porém não queria polemizar sobre o caso, já que foi divertido e o Vettel tem todo o direito por ser ele quem é.
Eu acho meio gozado estar querendo levantar polemica sobre se o Vettel deveria o não ter dado passagem. Não deveria mesmo, Acaso não estamos de saco cheio dessas ordens?
Que venha logo Espanha com toda a carga de novidades que promete. Já vamonos acostumando a essa “F1 Gincana”, mas seguimos pedindo que aliviem tanta normativa pentelha. Para ser F1, a coisa tem que estar em constante evolução. Quem não tem grana que se foda. Chegarão outros e a coisa segue.
Valeu Bruz! Se for pra chutar eu acredito que fique na casa dos 360 km/h. A velocidade máxima em Monza é sempre um assunto interessante.
Em 2011 eles estavam batendo na casa de 350, Perez marcou 349,2 Km/h
Em 2012 e 2013 eles ficaram perto da casa dos 340, Kimi em 2012 342,7 km/h e Gutierrez 341,1 km/h em 2013
Muito distante do Recorde de um F1 nessa pista: Montoya 372,6 Km/h em 2005 em treino e Kimi 370,1 Km/h na corrida, época dos V10.
Será que, sem limite de fluxo, daria para bater o recorde de Montoya neste ano?
Boa questão Ju precisamos ver o speed trap desse ano na Rettifilo Tribune para saber se eles chegariam perto.
Agora imagina se a FIA não inventasse tanta regra, se eles não estariam passando dos 400 Km/h em Monza. Os caras teriam que ter preparo fisico de piloto de caça.
Valeu, Alex. Vendo esses números, me lembrei de duas situações vividas pela Ferrari na China, afinal com o acerto com mais asa de Alonso, o espanhol só não conseguiu ultrapassar as Mercedes, ao passo que Rosberg passou a Ferrari de ‘passagem’…e o acerto com pouca asa de Raikkonen não surtiu o efeito esperado, daí vieram as dúvidas sobre Ferrari x Mercedes: down force e tração, pois as velocidades em si não parecem tão distantes, mas a capacidade melhor dos prateados em se manter grudados no solo e a qualidade /velocidade na tração. Chamou atenção que os companheiros de equipe sempre estavam próximos em velocidade, mas a diferença gritante na Ferrari indicava acertos bem opostos…
É isso aí Wagner, vamos ver agora na Espanha com curvas de alta se a Ferrari consegue desafiar a Red Bul
Wagner
Só esqueci de dizer uma coisa, aquelas velocidades ali em cima, são o speed trap, medidos no ponto de maior velocidade da pista. Nas medições da velocidade máxima por setor, Alonso e Kimi ficaram muito próximos:
Intermediária 1
Alo 279,1 / Rai 274,8
Intermediária 2
Alo 268,2 / Rai 265,1
Linha de Chegada
Rai 258,8 / 258,1
Estava revendo agora mesmo a corrida no sportv e prestei bem atenção nesse episódio. Realmente o Ricciardo tava tirando muito do Vettel e perdeu bastante tempo na ultrapassagem, mas como o RenatoS comentou ali em cima e a propria Ju no Post, tb acho que o Alonso teria reservas para segurar a posição e apesar da Ferrari do Alonso e da Red Bull do Ricciardo se equivalerem em velocidade máxima nesse GP, acho que não daria para o australiano, mas isso é corrida de automóvel e tudo poderia acontecer.
Julliane, não sei se vai ter Credencial, mas sobre a questão dos motores que foi levantada em outro post seu, gostaria de fazer uma pergunta. Eu li que a FIA só autorizaria mudança nos motores durante a temporada em curso se fosse por motivo de custo ou segurança.
São temas que dão muita margem para subjetividade, custo e segurança. Você não acha que, com esse início avassalador da Mercedes, a FIA não poderia fazer vistas grossas a uma possível atualização da Renault ou Ferrari, com a desculpa da segurança ou custo e tentar salvar o campeonato ?
A questão é que não é só a FIA que tem de concordar, as outras fornecedoras não podem questionar a mudança, como está explicado no artigo 1C do Apêndice 4 do regulamento esportivo:
Such changes will normally only be accepted if they are being proposed for reliability, safety or cost-saving reasons. Any manufacturer wishing to make a change for any of the above reasons must apply in writing to the FIA Technical Department and provide all necessary information including where appropriate, clear evidence of failures. The FIA will study such requests and, if they agree that the changes should be permitted, will circulate the correspondence to all manufacturers for comment. If the FIA receive no comments which cast doubt on their original decision about the proposed modification(s) they will confirm to the manufacturer concerned that they may be carried out.
Humm entendi, mas caso a Renault e a Ferrari apresentassem “justificativas” para mudanças e a Mercedes contestasse, quem sabe a FIA não derrubassem os argumentos da Mercedes. Se a distância não diminuir na fase Européia, ficamos dependendo da reação do Rosberg para salvar o campeonato.
acho q vettel não cedeu a passagem pq ele sabe q a cobrança ta aumentado e ele num quer perde pro companheiro q claro é o 1° a ser batido e ele sabe disso , mesmo se vettel tivesse permitido a passagem Daniel Ricardo não passava Alonso ,Alonso tinha reserva e a velocidade da red bull de reta tava em media 10 km mesmo q a Ferrari num quadro q vi …num lembro quem postou e nem onde mas em fim chegar é uma coisa passar é outra q diga rosberg no barhein… acredito q essas 3 semanas vai ser fundamental pra vettel rever onde esta faltando tirar algo a mais do carro e melhorar junto com as novidades q a rennault esta prometendo pra Barcelona…mas Ricardo vai dar trabalho e muito trabalho a ele ,webber ele dominou mas Ricardo vai ter q mostrar muito mas pra dominar mas sem sombra de duvidas ele é fenomenal… e meus parabéns mais uma vez a JU pq esse blog é show e os comentaristas daqui são melhores q muitos q estão na tv rsrsrs um forte abraço a todos e #vivaaformula1
Julianne, sua excelente análise permite ver “de cima” a corrida. Muito didáticas suas explicações, possibilitando entender a dinâmica da corrida.
A Mercedes pode até estar em outra dimensão, mas a briga promete esquentar, pelo menos entre os Touros e os Cavalos Rampantes, com vistas a Barcelona: do lado da Ferrari, além de modificações na aerodinâmica, que incluem um novo nariz, trabalham no mapeamento do motor; do lado da Red Bull, mudam o circuito de lubrificação do turbo, o eixo da MGU-K e detalhes do escapamento, tudo sob a aprovação da FIA, na conta da confiabilidade.
http://autosprint.corrieredellosport.it/2014/04/21/ferrari-red-bull-e-gia-guerra-di-sviluppi/14870/
Julianne, acho que foi num post seu no ano passado onde li que a pilotagem de Vettel é extremamente sensível a uma traseira acertada bem ao gosto dele, daí porque ele levou algum tempo para reagir no início da temporada passada, até Newey compreender melhor a necessidade dele e lhe entregar o que ele precisava. Newey não foi à China, e acredito que as novas modificações aerodinâmicas que ele prepara para a traseira do RB-10 vão nessa direção, de entregar um carro bem ao gosto do tetracampeão. SebVet estará de volta logo, e fortíssimo, eu não tenho dúvidas disso, mas a verdade é que Ricciardo é como se fosse uma folha em branco que absorveu magnificamente tudo o que esse novo regulamento “escreveu nele”, digamos assim.
Bem, Alonso não está em discussão, sempre consegue milagres com o que a Ferrari lhe dá – e essa situação toda em que se encontra há longos anos em grande parte é fruto de sua personalidade complicada, ele é vítima de decisões equivocadas extrapistas – mas dois pilotos, apesar de não serem estreantes, são as grandes revelações do ano, ambos pela descrença que muitos lhes devotavam (faço um mea culpa em relação ao australiano): Hamilton – sim – que sempre foi acusado de não saber poupar, e esse inesperado Ricciardo, que está fazendo um belíssimo trabalho. São realmente os destaques do ano até aqui. Hamilton prova que não só sabe poupar, como também sabe acelerar pra valer economizando!
Essa eu não tinha visto que o Kimi tinha chutado o balde em entrevista. Tá na Autosport de hj:
http://www.autosport.com/news/report.php/id/113610
Pra quem tem preguiça de ler em inglês um trecho:
Raikkonen reagiu a repórteres quando foi sugerido que a sua motivação pode estar sofrendo como resultado de seu começo decepcionante em 2014.
“Eu não sei por que vocês sempre vêem com esse papo de motivação – se eu não tivesse motivação eu não estaria aqui”
“É foda tudo isso.”
“Nós temos corridas ruins e é uma coisa lamentável, mas é assim que acontece às vezes. O objetivo é melhorar.
“Há muito trabalho a fazer. Nós não tivemos uma única corrida em que fui feliz com tudo.
“As coisas têm sido difíceis até agora, mas conforme adquirirmos mais quilometragem resolveremos as coisas.”
A grande verdade é que piloto nenhum pode viver em mal momento que já pairam dúvidas sobre sua motivação e habilidade. Já dizem que Vettel não é nada disso.
Supervalorizam demais a campanha do Alonso em 2012, mas poucos lembram que Vettel teve muitas dificuldades naquele ano até deixar o carro à sua feição e maximixou os resultados enquanto não lutava por vitórias. Exatamente como está fazendo agora.
Mas naquela época não havia uma Mercedes 1 segundo mais rápida. Hamilton com certeza mudará de opinião depois que disse ano passado que não gostaria de ganhar corridas como Vettel ganhava, com tamanha folga.
Vocês são bons!
Depois de quatro corridas, Lewis Hamilton e Ricciardo estariam a frente de seus companheiros de equipe, com a abertura da temporada sem pontos, Hamilton pranteou com um defeito do seu W05, Daniel Ricciardo foi desclassificado após 2 º lugar, Ambos estariam no campeonato a frente de Rosberg e Vettel. Corrida é a psicologia, disse Hamilton, que também é mestres da profissão, onde executa uma batalha psicológica contra si mesmo e ao adversário.
Então temos:
Hamilton com love VS Hamilton sem love,
E o Nico?
Deve torcer para o: sem love.
Boas colocações e pertinentes analises, bem focadas nas circunstâncias de uma corrida. Realmente não é fácil ver um tetracampeão acostumado a vencer ter que ficar cedendo posição ao recém contratado companheiro de equipe. Esses caras estão aí para vencer, refiro-me aos pilotos das 06 principais equipes.
A F1 hoje com seus apelos bilionários tem mudado muito, existe muito “jogo
Julianne,
diante das característica de cada carro até aqui e levando em consideração o traçado de Barcelona, quais equipes você acredita que se sairão melhor no GP da Espanha (descartando a Mercedes, claro), e por quê?
Abs.
É uma pista muito boa para a Red Bull porque tem muitas curvas de alta e alto desgaste de pneus. É lógico que todas as equipes vão levar muitas atualizações, mas, na conjuntura atual, vai ser curioso ver se a Ferrari consegue repetir o bom rendimento da China, que é um circuito mais atípico.
Outro duelo interessante será entre as novidades trazidas para Williams, Force India e McLaren. No papel, não é uma pista boa para nenhuma das três equipes pelo que vimos até agora, então quem ficar na frente entre elas vai mostrar que fez um trabalho melhor do ponto de vista aerodinâmico.
Obrigado Julianne. Abs.
O que aconteceu na China? nas últimas dez voltas do GP não aconteceu nada. Na verdade na última volta Kobayashi ultrapassou Max Chilton e terminou assim. Os novos motores V6 turbinados, de 1.6 litro, estão fazendo mal para a formula 1. Enquanto falamos sobre a birra de Vettel, lembramos que a ultrapassagem de Ricciardo se deu na volta 26 de 57. Rosberg estava em 3º e Alonso em 2º. Rosberg ultrapassou Alonso na volta 43 de 57 e fim de corrida. Da volta 43 a 56 nada as posições se mantiveram inalteradas para minha decepção.
JU a red bull falou q vai fazer outro carro vettel pq o dele poderia esta com defeito no chassi coisa assim …quanto tempo se leva pra fazer outro carro ? 1 mês ou 2 meses?
Eles já devem ter outro chassi. Lembra do GP de Mônaco de 2010, em que o Alonso rachou o chassi no sábado e correu com outro no domingo?
sendo assim em barcelona já pode ver se o problema é carro ou é vettel q não se adaptou ainda a essas mudanças todas…obg pela atenção e parabéns seu blog é 10
O novo chasis está em construção, e segundo Marko, pode ser que este pronto já para Espanha. Também disse que em 2012 Vettel também teve o mesmo problema perdendo performance em comparação com Webber. Assim que fizeram um novo chasis, vettel foi imbativel e se sagrou campeão.