Barreiras que Verstappen venceu em Mônaco Julianne Cerasoli Skip to content

Barreiras que Verstappen venceu em Mônaco e as histórias do meio do pelotão

Não era fácil decidir qual a hora de colocar os pneus intermediários quando a chuva apareceu no segundo setor da pista de Mônaco, e nem mesmo saber ao certo o quão molhada ficaria a pista. Já não tinha sido fácil equilibrar a temperatura dos pneus traseiros no último setor na classificação x o primeiro. E também foi, como de costume, frustrante passar pela fase de graining se você tinha largado com o pneu médio.

Mas Max Verstappen fez tudo isso parecer simples, e venceu onde não esperava que a Red Bull tivesse um grande rendimento.

De fato, o carro não gosta muito de ondulações e não coloca muita temperatura nos pneus dianteiros. Mas Verstappen primeiro conseguiu a pole com um terceiro setor muito forte, e depois foi desviando de todos os obstáculos que iam surgindo no caminho.

Três pneus médios x cinco pneus duros no top 8

Quando os cobertores foram retirados dos pneus, vimos um cenário interessante. Verstappen, Ocon (3º) e Hamilton (5º) tinham optado pelo pneu médio. Alonso (2º), Sainz (4º), Leclerc (6º), Gasly (7º) e Russell (8º) preferiram a flexibilidade dada pelos duros.

Essa escolha fazia sentido por três motivos: a aposta em um Safety Car mais adiante na corrida, a perspectiva de chuva chegando na parte final da prova e, mesmo se ela não viesse, poderia ser possível tentar um overcut. 

Verstappen, então, tinha que ao mesmo tempo ficar por mais tempo com seus médios e abrir uma vantagem para Alonso que o deixaria seguro pelo menos no caso de overcut e SC. Ele teve dificuldade em fazer isso, sofrendo com graining, e abriu cerca de 8s quando as nuvens começaram a chegar perto do circuito. Ou seja, não era suficiente para poder errar na hora de parar se chovesse.

Alonso fazia uma corrida solitária, mas estava sofrendo com a dianteira “brusca”, como ele descreveu. O espanhol chegou a acreditar que tinha um furo no pneu, devido ao comportamento que vem do acerto mais agressivo para a classificação. Ele acabou gastando mais os pneus que Verstappen, o que começou a ficar claro quando as gotas começaram a cair na volta 51.

E quando a chuva veio…

Em três voltas, a diferença saltou para 13s3. A Aston perguntou ao espanhol o que ele queria fazer. Ele não soube responder, disse que o setor 2 estava bem molhado, o resto não, e dependeria de qual era a previsão. A informação da equipe era de que não choveria mais que aquilo, então a opção foi por colocar o pneu médio, já que a crença era que, somente pelo fato do pneu novo ter mais borracha e conseguir manter mais sua temperatura, isso já seria o suficiente para Alonso deixar de escorregar tanto. Se realmente parasse de chover, ele não precisaria parar mais.

No mesmo momento em que Alonso parava, outros tomavam a decisão inversa. Ocon, Hamilton e Russell também entraram, mas para colocar intermediários. Naquele momento, era difícil ler qual a melhor opção. Mesmo quem já tinha apostado nos intermediários não estava andando particularmente rápido.

A decisão dependia de qual era a informação em relação à chuva e o quanto a equipe estava disposta a arriscar. A Ferrari deixou ambos os pilotos, que já tinham trocado seus pneus, na pista. A aposta era a mesma da Aston. 

Mas, em uma volta, a chuva chegou às demais partes do circuito. Aí já não havia dúvidas. E foi então que Verstappen foi aos boxes. Não foi uma volta fácil, ele perdeu 8s em relação ao giro anterior, tocou o muro algumas vezes, mas conseguiu parar e voltar em primeiro. É importante lembrar que ele já sabia da escolha de Alonso, então não precisou forçar. Mesmo antes que Alonso teve de voltar aos boxes para colocar os intermediários.

Táticas diferentes e erros na luta pelo último lugar do pódio

Muita coisa aconteceu atrás dos dois, ou pelo menos estratégias divergiram e erros aconteceram. Hamilton parou cedo, na volta 31, e provocou a resposta de Ocon, na volta seguinte, e de Sainz, na 33. O espanhol se irritou, pois perdeu a vantagem que tinha por ter largado com pneus duros, mas a parada para defender posição de pista é outro indicativo de que a Ferrari não acreditava mesmo na chuva.

Isso deixou Leclerc, terceiro, e Gasly, quarto, teoricamente em boa posição, mas ambos foram chamados aos boxes antes da água cair. Então, quando a chuva começou, a classificação tinha Verstappen, Alonso, Russell (os três que não tinham parado), Ocon, Sainz, Hamilton, Leclerc, Gasly.

Na volta que fez a mais na chuva, Sainz escapou, e perdeu posição para Hamilton, Leclerc e Gasly. Ao se atrapalhar com uma bandeira amarela e também escapar, Russell viu Ocon e Hamilton passarem.

Mais alguém achou estranho o chefe da equipe todo escondido na foto?

E Perez, hein?

No final, se deu bem quem errou menos, pois todos acabaram dando uma erradinha aqui ou ali. O asfalto ficou bem escorregadio, e nem os intermediários estavam funcionando bem. Verstappen venceu pela quarta vez na temporada em um final de semana terrível para Perez.

O mexicano bateu ainda no Q1 na classificação, largou em último, ficou preso atrás de Lance Stroll, depois encheu a traseira de Magnussen quando o anti-stall da Haas se ativou sozinho. Aí sua estratégia de parar na primeira volta e ir até o final com o pneu duro já virou uma tática de duas paradas. Que se tornou uma tática de cinco paradas quando a chuva começou e ele primeiro colocou pneu intermediário, depois de chuva. É claro que ele terminou bem longe dos pontos, a duas voltas do vencedor.

2 Comments

  1. A chuva aninou um pouquinho a corrida senão teria sido uma corrida chata
    Acho sensacional correr em Mônaco, mas a FIA e a Liberty tem que pensar numa forma de criar 1 ou 2 pontos de ultrapassagem no circuito

  2. Olá Julianne,
    1° parabéns pelos vídeos “Ju responde”, são ótimos e esclarecedores, fruto de alguém que está in loco na prova e entende do riscado.
    Gostaria de entender todo burburinho com as gruas levantando a Mercedes e depois a Red Bull, óbvio que o interesse ficou no tão exaltado assoalho da Red Bull e se tal fato pode dar alguma vantagem para os adversários ou é só falatório para gerar noticias. Sabemos que existe uma interação na concepção dos carros desde a asa e bico dianteiro até os difusores, passando pela distribuição de pesos e refinamentos na parte superior do design da carroceria. Então….


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