Com o campeonato mais do que decidido, resta saber quantos recordes Sebastian Vettel conseguirá bater. O alemão está de olho nas marcas de maior número de poles, vitórias e voltas lideradas em uma temporada.
O curioso da temporada do piloto da Red Bull, no entanto, é que ele só tem uma volta mais rápida até agora. Uma vez que tem o carro indubitavelmente mais veloz, é um sinal de que não precisou tirar tudo do RB7 nas partes finais das corridas – a maioria de suas vitórias foi construída com uma competente largada e um ótimo ritmo no primeiro stint. Depois, controlou o ritmos rivais de longe.
Com isso, mesmo com todo o domínio, Vettel ainda não conseguiu seu primeiro Grand Chelem da carreira. Por três vezes, o alemão fez a pole e liderou todas as voltas de uma corrida – Suzuka 2009, Valência 2010 e Cingapura 2011 –, mas não conseguiu a volta mais rápida.
Com isso, não se juntou ao seleto grupo de 16 pilotos que conseguiram a façanha. Para se ter uma ideia do quanto isso é raro, o último a obter o resultado perfeito foi Fernando Alonso, em Cingapura ano passado. Antes dele, temos de voltar a 2004, com Michael Schumacher no GP da Hungria.
De qualquer forma, Vettel somou a terceira vitória e a quarta pole position em sequência, acumulando marcas de um domínio só visto na época de Schumacher e da Williams de 92.
Maior número de vitórias em uma temporada*
Ano | Piloto | Vitórias | Provas |
2004 | Michael Schumacher | 13 | 18 |
2002 | Michael Schumacher | 11 | 17 |
1992 | Nigel Mansell | 9 | 16 |
1995 | Michael Schumacher | 9 | 17 |
2000 | Michael Schumacher | 9 | 17 |
2001 | Michael Schumacher | 9 | 17 |
2011 | Sebastian Vettel | 9 | 14/19 |
*para bater Schumacher, Vettel precisa vencer todas as provas daqui em diante, ainda que lembremos que a temporada 2011 tem uma corrida a mais que a de 2004.
Já o recorde de poles é mais realista para o alemão, que precisa fazer mais três para igualar Nigel Mansell. Com cinco provas para o final e apresentando-se imbatível aos sábados, não é de se estranhar que a marca esteja na mira do piloto.
Maior número de pole positions em uma temporada
Ano | Piloto | Poles | Corridas |
1992 | Nigel Mansell | 14 | 16 |
1988 | Ayrton Senna | 13 | 16 |
1989 | Ayrton Senna | 13 | 16 |
1993 | Alain Prost | 13 | 16 |
1999 | Mika Hakkinen | 11 | 16 |
2001 | Michael Schumacher | 11 | 17 |
2011 | Sebastian Vettel | 11 | 14/19 |
Outro recorde absoluto que está ao alcance o virtual bicampeão do mundo é o de número de voltas lideradas. Ele está a 112 de igualar Mansell, com um total de 294 para percorrer. Tendo em vista que isso significa menos de 40% e que sua média até agora beira os 70%, é possível mirar até mais longe, na estatística de porcentagem de voltas lideradas. Nesse caso, o líder é Jim Clark, com 71,47%, em 1963.
Maior número de voltas lideradas em uma temporada
Ano | Piloto | Voltas | Total | % na liderança |
1992 | Nigel Mansell | 694 | 1036 | 66.99 |
2004 | Michael Schumacher | 683 | 1122 | 60.87 |
1994 | Michael Schumacher | 646 | 1046 | 61.76 |
2011 | Sebastian Vettel | 582 | 839/1133 | 69.37 |
Uma que ele já lidera, contudo, é de maior porcentagem de pontos em uma temporada, tendo conquistado 309 de um total de 350 possíveis até agora.
Porcentagem de pontos possíveis
Piloto | Ano | % de pontos | Total possível | Total marcado | |
1 | Sebastian Vettel | 2011 | 88.29%* | 350 | 309 |
2 | Michael Schumacher | 2002 | 84.71% | 170 | 144 |
3 | Michael Schumacher | 2004 | 82.22% | 180 | 148 |
4 | Jim Clark | 1963 | 81.11% | 90 | 73 |
5 | Fernando Alonso | 2006 | 74.44% | 180 | 134 |
6 | Alberto Ascari | 1952 | 74.31% | 72 | 53.5 |
7 | Alain Prost | 1988 | 72.91% | 144 | 105 |
8 | Michael Schumacher | 2001 | 72.35% | 170 | 123 |
9 | Juan Manoel Fangio | 1954 | 70.54% | 81 | 54.14 |
10 | Fernando Alonso | 2005 | 70.00% | 190 | 133 |
Conquistando sua vitória de número 19, Vettel já é o 13º na história e, com mais quatro, entra no top 10. Seria o terceiro piloto em atividade a entrar na lista que tem Schumacher em primeiro e Alonso em quinto, empatado com Jackie Stewart.
As punições de Hamilton
Mas a corrida de Cingapura não foi apenas de Vettel. Button chegou à segunda colocação no mundial com seu oitavo pódio do ano, quarto consecutivo. É o dobro em relação a seu companheiro, que teve outra tarde tumultuada.
Hamilton recebeu sua quinta penalização do ano – sem contar reprimendas. Elas não são novidades para o inglês, que havia levado cinco drive throughs no ano em que foi campeão, 2008. Sergio Perez teve quatro e Jenson Button, Pastor Maldonado, Kamui Kobayashi e Paul di Resta colecionam duas até agora.
Hamilton está atrás do companheiro Button na tabela desde o GP da Bélgica. Ainda há 125 pontos em jogo mas, mantendo este cenário, seria a primeira vez que termina o ano atrás de um parceiro de equipe em suas cinco temporadas de carreira.
Números de Cingapura
Após quatro anos, o GP de Cingapura rapidamente criou uma identidade. Tanto já é um dos queridinhos do calendário, quanto apresenta alguns padrões. Excluindo obviamente a corrida de 2008, o pole sempre venceu, nunca choveu – parece que Bernie Ecclestone acertou em cheio no horário da prova até nisso – e o Safety Car sempre apareceu.
Quem não deu o ar da graça pela primeira vez no pódio foi Fernando Alonso. No entanto, a tradição alemã se manteve. Nico Rosberg em 2008, Timo Glock em 2009 e Sebastian Vettel em 2010 e 2011 fizeram valer a supremacia numérica dos germânicos no grid.
Falando em pódio, nas últimas 12 corridas, só cinco pilotos estiveram entre as três melhores posições. São os suspeitos de sempre – Vettel, Button, Alonso, Webber e Hamilton. Com os dois pódios da Renault nas primeiras provas, o total de pilotos que levaram troféus para casa em 2011 é de apenas sete.
O GP de Cingapura manteve a tradição de coroar vencedores de equipes diferentes: Renault, McLaren, Ferrari e Red Bull, e marcou o melhor resultado da carreira de Di Resta – sexto.
3 Comments
Belissimo post, Julianne, mais um…
Parabéns.
E a Red Bull vai tentar um feito inédito em 2011: marcar TODAS as pole-positions em uma temporada. Vai conseguir?
A ultima vez que uma escuderia chegou perto disso foi a Williams em 1993. tinha feito 15 poles consecutivas mas na derradeira prova a McLaren do tio do Lalli “estragou” a festa…
Lembrando que aquela pole do Senna em 93 foi meio “sem querer”. Pois pela telemetria ele não teria combustível pra fazer mais uma volta, retornar para box e ainda deixar a quantidade regulamentar no tanque! Mas ele não deu ouvidos para Ron Dennis e prosseguiu!