Tudo bem que lógica não é exatamente a palavra que mais se aplica a essa temporada da F-1, mas, se há uma possibilidade plausível para que tenhamos um oitavo vencedor na temporada na próxima etapa, em Valência, ela aponta para a dupla da Lotus.
Aos domingos, Grosjean e Raikkonen vira e mexe têm os melhores carros em termos de ritmo, mas se encontram longe das primeiras posições para lutar pela ponta. Acabam chegando próximos dos líderes um pouco tarde demais, e têm de se contentar com pódios.
Há dois fatores que se repetem nas duas oportunidades em que isso aconteceu no ano, no Bahrein e em Montreal – Raikkonen ainda beliscou um pódio em Barcelona, mas não acompanhou em momento algum o ritmo dos líderes: circuito com predominância de retas e curvas mais travadas e calor. É justamente isso que deveremos ter no próximo final de semana.
Especialmente o calor parece ser fundamental para o bom rendimento da Lotus pois trata-se do carro que menos desgasta os pneus, característica que ganha importância quando os demais sofrem com aquele que é o fator mortal para os Pirelli: a degradação termal. Mesmo que o GP da Europa tenha sido transferido de agosto para junho a partir de 2010 a fim de fugir das temperaturas que chegavam próximas a 40ºC, isso ainda é um fator importante – ano passado, a prova foi disputada sob um calor de 27ºC.
Mas falta muito para darmos o troféu para dupla dos carros pretos e dourados. O grande desafio de Grosjean e Raikkonen será a classificação, ponto fraco justamente de um carro que demora a colocar temperatura nos pneus. E, em um circuito no qual as ultrapassagens são raridade, um sábado ruim atrapalha, e muito, a aposta na Lotus.
Outro fator tem a ver com seus pilotos. Grosjean vem tendo um ano de altos e baixos: ou fica pelo caminho logo nas primeiras voltas, ou chega entre os seis melhores, enquanto a performance de Raikkonen decaiu consideravelmente nas últimas duas etapas. Além dos problemas com a direção – o finlandês quer mais sensibilidade e a equipe inclusive levará modificações a Valência para atender o pedido – Kimi não se entendeu com os supermacios. Ao GP espanhol, a Pirelli levará os médios e macios, mesma combinação do Bahrein e veremos se este é todo ou apenas parte do problema.
Portanto, se há motivos suficientes para apostar no time de Enstone, ficará mais claro apenas no sábado. Fora a Lotus, é de se esperar os mesmos suspeitos do Canadá. A Red Bull também se dá bem neste tipo de condição climática, mas, assim como em Montreal, precisará se livrar do tráfego para não ser atrapalhada pela falta de velocidade em reta. Já a Ferrari vem crescendo neste tipo de circuito e agora precisa cuidar do desgaste de seus pneus, a exemplo da McLaren. São duas que não se incomodariam com uma nuvenzinha ou outra em Valência. Paul Hembery, da Pirelli, apostou em Michael Schumacher, mas tudo depende da relação, que até agora tem sido negativa, da Mercedes com o calor.
15 Comments
Ola Julianne.
Acredita que a Lotus conseguira reagir em treinos, ja a partir desse fim de semana? Com relação ao Kimi, o problema com a direção, faz com que ele perca muitos décimos de segundo?
Deve ser uma questão de acerto, pois eles tiveram boas classificações no ano (Grosjean tem 3 top 4 e Raikkonen, dois). Eles só precisam compreender exatamente o que acontece. Em relação ao Kimi, é difícil precisar em décimos. É uma questão de sensibilidade e, portanto, subjetiva. Daí a dificuldade de arrumar. Ano passado, Trulli passou o ano inteiro reclamando disso e a Caterham não conseguiu resolver.
É possivel esperar um desempenho como o do Bahrein para a Lotus? Na pista do oriente, as ultrapassagens eram possiveis. Em valencia a chance de estar rapido, mas ficar preso no trafego, é grande.
É bem por aí
Esse final é do Kimi. Ele tä “babando” pra ganhar.
o caso do Schumacher da até um artigo “michael schumacher e é a lei de Murphy” rsrrsrsr
esta temporada ta imprevisível será que a Ferrari surpreendera a todo ?
Prefiro não escrever, vai ver a maré vem pro meu lado… rsrs
E a Ferrari já não é surpresa, não?
com uma maré daquela melhor não correr o risco rsrsrs
To gostando de ver o Massa.
Ju,essas entrevistas do Alonso elogiando o Massa me parece mais politicagem do que verdade o que você acha sobre isso ?
Respondo com uma pergunta: imagine se ele falasse o contrário?
Seria a cara dele rsr
O Jaques Villeneauve, que andou chutando o pau da barraca em Montreal, que, por sinal, é seu lar… falou com todas as letras que a Lotus não tinha ganho ainda por causa de seus dois pilotos, que estavam abaixo das expectativas (pelo menos a dele). Quem será premiado com o composto da sorte, aquele único jogo de pneus que possui um janela panorâmica de aproveitamento, ao invés de apenas uma diminuta escotilha antes do esfarelamento aos nacos? A teoria conspiratória em tela tem duas vertentes, uma que é o acaso que decide quem receberá o jogo premiado, a outra fala da vigarice total, que haveria escolha de marketing. Matemáticos já afirmaram que 7 sorteios com 7 ganhadores diferentes em um universo de 14 carros possíveis (que é o que nos resta ao retirarmos os 10 carros das 5 equipes do campeonato dos menos ruins, sem chance alguma, cuja maior dificuldade e desafio e dar todas as voltas da competição) é o limite para o plausível da não repetição de resultados. Portanto, se houver um oitavo ganhador diferente, estamos diante da fortíssima possibilidade do pior cenário… bom, para quem comprar a TC, claro… que, ao menos, é muito mais divertida do que as tentativas de explicação ou entendimento da coisa. Por outro lado,Sauber, Lotus e Willians foram as grandes beneficiadas com os regulamentos deste ano, que cortaram o difusor soprado, a asa dianteira flexível e esse pneu lotérico, a Sauber teve sua chance na chuva, a Lotus tem sido consistente e a Willians, bom, a vitória dessa foi até suspeita, de tão bem encaixada no aniversário de Sir Willians e, finalmente, justificar para a petroleira venezuelana os milhões recebidos no ano eleitoral deles com o presidente moribundo ”amigo pessoal” do piloto. Conclusão: Isso tudo é para salvar o esporte, seus fãs e a imprensa especializada, é mais um modelo de negócio que luta para não acabar.
Teoria da conspiração: MODE ON!
O mundo sempre é assim, quem gosta enaltece, quem não gosta reclama… Eu gosto, portanto enalteço… Acho meio fake até pq os pneus tão dando tônica demais, mas ainda assim tá muito bom a disputa… Pena que nosso Massa não tá melhor, mas eu vejo fórmula 1 pelo espetáculo, não só por um piloto nacional…
Ju, vc citou a pouca velocidade de reta da RBR, então, nesse momento, vc acha que a Ferrari conseguiu evoluir o suficiente, conseguindo alguma velocidade a mais?
Sim, eles melhoraram, ao mesmo tempo em que a abordagem de McLaren e Mercedes parece ter mudado em relação ao acerto, o que equalizou um pouco mais a relação. Porém, ainda não estão no nível dos rivais.