F1 Como está a situação dos motores após Cingapura - Julianne Cerasoli Skip to content

Como está a situação dos motores após Cingapura

Piloto Motores usados
01 Jenson Button 7
02 Lewis Hamilton 7
03 Michael Schumacher 7
04 Nico Rosberg 7
05 Sebastian Vettel 7
06 Mark Webber 7
07 Felipe Massa 9
08 Fernando Alonso 8
09 Rubens Barrichello 6
10 Nico Hülkenberg 7
11 Robert Kubica 6
12 Vitaly Pertrov 6
14 Adrian Sutil 7
15 Vitantonio Liuzzi 7
16 Sébastien Buemi 7
17 Jaime Alguersuari 7
18 Jarno Trulli 7
19 Heikki Kovalainen 7
20 Karun Chandhok 7
21 Bruno Senna 7
22 Pedro De La Rosa 9
23 Kamui Kobayashi 7
24 Timo Glock 7
25 Lucas Di Grassi 7

A Ferrari trocou o motor e o câmbio de Massa, aproveitando-se do fato do brasileiro já largar em último. Com isso, anulou a punição. O interessante é que o lacre do câmbio de Alonso também foi aberto depois do treino e algumas mudanças permitidas por regulamento foram feitas. Foi justamente por uma falha de câmbio que o espanhol ficou pelo caminho na sexta-feira e que Massa perdeu a classificação. Segundo a equipe, foram peças experimentais que não funcionaram corretamente.

O motor usado por Alonso em Cingapura, de nº 6, será aposentado com louvor ao final da temporada: com ele, o espanhol marcou 68 de 75 pontos possíveis (é o mesmo da Alemanha, onde venceu, e da Hungria, em que foi 2º). Agora, será utilizado nas sextas-feiras.

Já o propulsor com que Massa iniciou o treino classificatório será aposentado – aos sábados e domingos – ao menos até a última prova. Isso porque o regulamento prevê que as unidades trocadas após as classificações não podem ser usadas até Abu Dhabi.

Na classificação de Cingapura, Reginaldo Leme disse que a vida útil do motor é de cerca de 700km. Se assim fosse, seria impossível completar 19 finais de semana de corrida com 8 unidades, pois só a corrida em si tem 300km! Para se ter uma ideia, o motor usado por Alonso na sexta-feira em Cingapura – que geralmente é trocado para a classificação – já rodou mais de 2.500km. É um dos que completou 3 provas.

No mais, só Webber trocar de motor em Cingapura. Barrichello continuou com o mesmo que fez Spa e Monza.

7 Comments

  1. É uma situação interessante essa dos motores, mas no geral a Ferrari melhorou muito, além disso a RBR perdeu o favoritismo e a Mclaren se perdeu…

    Agora só Jesus na causa, a Mclaren vai precisar de um milagre URGENTE! Esta complicado de todos os lados, se antes eles tinham (no geral) médias boas, agora o que conta é o MOMENTO, e o momento agora se chama Fernando Alonso! O carro da Mclaren não esta no nível de RBR e Ferrari, Lewis passa por fase ruim e pra piorar Button tem menos pontos.

    Média pontos no geral:
    Webber-13,46 por prova
    Alonso-12,73 por prova
    Lewis-12,13 por prova
    Vettel-12,06 por prova
    Button-11,08 por prova

    Média nas últimas 3 provas:
    Alonso- 50 pontos, média 16,66
    Webber- 41 pontos, média 13,66
    Lewis- 25 pontos, média 8,33
    Vettel- 30 pontos, média 10
    Button- 30 pontos, média 10

    Como podem ver Alonso esta dentro do que disse, esta atingindo a meta dos pódios, mesmo não pontuando na BEL(terceiro lugar marca 15 pontos) só que esta fazendo muito melhor, dominou tudo nas duas últimas corridas. Repare como é complicado mesmo tendo 100 pontos em jogo, Webber nas últimas 3 corridas marcou 41 pontos e Alonso 50, ou seja, dos 75 possíveis, Alonso só reduziu 9! O problema para Webber é que Alonso além de ser melhor piloto esta fazendo barba/cabelo/bigode! Já não basta Webber só chegar ao pódio, tem que chegar a frente de Alonso! Webber tem boa vantagem de 11 pontos, mas tem bons motivos para se preocupar. Já Vettel é o que tem melhor chance de se aproximar dos ponteiros, tem um bom carro, mas vai ter que andar na frente de 2 adversários duríssimos(Alonso e Webber). Na Mclaren é desespero total, Lewis e Button tem que andar na frente de TODOS, e o pior, um pode tirar pontos do outro, aconteceu isso na RBR em Cingapura, Vettel tirou “indiretamente” pontos de Webber chegando a frente, Alonso agradece! Esse é o problema de ter dois pilotos com mesma performance dentro da equipe, ninguém vai facilitar. E o espanhol (se precisar) pode contar com a ajuda de Massa se estiver a frente(não precisa nem estar liderando), com certeza a Ferrari pensa nisso, o que importa agora é o título! Massa tanto pode tirar pontos dos rivais como pode dar pontos para Alonso. Pelo menos nas últimas 4 corridas não aconteceu isso, Alonso fez tudo por ele mesmo! Claro que pode acontecer abandonos de Webber e Alonso, mas eles no momento estão em alta (ia ser muita sacanagem quebrar) estão pilotando muito, além disso a Mclaren tem que melhorar muito para merecer o título!

  2. Nenhum de nós está acostumado a ver um campeonato com tantas alternativas. Há 2 corridas, muita gente dava como certa a disputa entre Webber e Hamilton, agora só veem Webber x Alonso. Mas o campeonato está bem mais aberto que isso.
    Por exemplo, se o resultado do GP do Japão for Vettel, Webber e Alonso, o que é muito provável, o campeonato fica: 220 (WEB); 206 (ALO); 206 (VET). Estaria o campeonato decidido? Acho que não.
    Além disso, a McLaren sabia que Cingapura era seu pior circuito até o final do ano, e vai levar um grande pacote ao Japão, então é prematuro excluí-los.

    • hehe! vc poderia me informar os numeros da mega sena!rsrsrsrsrsrrs vc acertou a classificação! vc lê pensamentos, hehe!

  3. Um Viva para o motor número 6!

    Espero que o Alonso consiga terminar este campeonato sem penalizações por causa de troca de motor. Estou na torcida para que esses motores durem o suficiente.

    Ju, concordo. O campeonato está mais aberto do que nunca. E espero que esse pacote do oriente da Mclaren não funcione (rs)!

    • O próprio engenheiro-chefe da McLaren, o Phil Prew, disse que essa questão dos motores não vão fazer diferença. Só imagino que o carro não seja tão potente na subida de Interlagos ou mesmo em Suzuka, mas são circuitos em que eles podem colocar mais pressão aerodinâmica e ainda andar bem. Fique tranquila.

  4. Muito boa sua percepção sobre a durabilidade dos motores. É claro que os propulsores de hoje duram muito mais de 700 km.

    Abraços
    Leandro Castro

  5. Não seria nada desastroso, se no GP do Brasil (espero estar lá e ver), o motor do ALONSO “pedir água”, hehe…

    Que maldade!


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