F1 Duas quebras em (mais de) dois anos x duas quebras em dois GPs - Julianne Cerasoli Skip to content

Duas quebras em (mais de) dois anos x duas quebras em dois GPs

O piloto consistente não é aquele showman aparecido. É aquele que cresce na dificuldade do rival, é o que sempre se dá bem quando as coisas não funcionam para seus pares. É o rabudo, dizem, mas na verdade ele sempre está por perto. Às vezes as oportunidades surgem, outras, não.

E a temporada 2012 está recheada deles. Tanto, que seus três exemplos máximos ocupam as primeiras posições do Mundial. A consistência de Raikkonen, Vettel e Alonso – e, consequentemente, os pontos arrecadados quando os demais, especialmente a dupla da McLaren, deram brecha – explica como pilotos com carros que nunca foram, com a exceção de três ou quatro GPs, os mais rápidos são os mais bem posicionados na tabela.

Mas a pilotagem por si só conta parte da história quando o assunto é F-1. E vimos dois capítulos dessa história nas últimas duas corridas. A confiabilidade tem deixado a McLaren na mão e, depois do mistério sem solução da quebra do sistema de alimentação de combustível de Button em Monza, agora resta ao time de Woking analisar a falha repentina, que em questão de cerca de 3 voltas acabou com o câmbio do carro de Hamilton em Cingapura.

A Red Bull de Vettel também vive seus dramas, esperando a Renault e a fornecedora Magneti Marelli identificar e resolver o problema de alternador que tirou o alemão de duas provas. A Lotus de Raikkonen também tem a mesma pendência, mesmo que este não seja o principal entrave após duas corridas com desempenho bastante aquém do que o time vinha obtendo e, para piorar, em dois circuitos bem diferentes entre si.

A preocupação com a confiabilidade não é algo comum na F-1 moderna, mas tem sido um diferencial importante na campanha de Alonso neste mundial. Afinal, muito da diferença de 29 pontos que o espanhol tem hoje para Vettel não vem de uma grande diferença em termos de pilotagem em si, mas sim das quebras que a Ferrari deixou de sofrer.

Apesar de não terem feito os carros mais rápidos do mundo nos últimos anos, os números recentes de confiabilidade do time italiano são impressionantes: o último abandono por quebra ocorreu no GP da Espanha de 2011, quando Felipe Massa encostou com problemas de câmbio. Ou seja, são 28 GPs sem falhas terminais. Mais que isso: nas últimas 52 provas, desde o GP do Bahrein, na abertura da temporada 2010, a Ferrari teve apenas duas quebras – sendo a segunda no motor de Alonso nas voltas finais do GP da Malásia de 2010.

Abandonos por falhas mecânicas

Ferrari Red Bull McLaren
2010 1 (Alonso) 2 (Vettel) 2 (1 Ham/1 But)
2011 1 (Massa) 2 (1 Ham/1 But)
2012 2 (Vettel) 3 (1 Ham/2 But)

No mesmo período, a Red Bull teve o dobro de quebras e em diversas ocasiões seus pilotos cuidaram de problemas durante a prova e perderam pontos importantes, como no Bahrein/2010. No ano seguinte, Webber foi o rei das falhas de Kers.

Mas, certamente, o maior alerta é na McLaren, com sete quebras nos últimos três anos, sendo três de câmbio, uma hidráulica, uma de motor, diferencial e pressão de combustível. Pode não parecer muita coisa num universo de mais de 50 provas, mas, como vimos novamente hoje, é o suficiente para decidir campeonatos.

7 Comments

  1. Juliana, de onde você tirou essa sigla “F-1”? Nem o site da Formula 1 usa esse hífen. 😉

    • Julianne! 😀

  2. Ju, acredito que no caso da Mclaren em 2012, foram 4 abandonos mecânicos não? Afinal Hamilton teve problemas hidráulicos na Alemanha:-) Ps: dizem que Alonso é sortudo, mas imagina se com essa consistência toda, possuísse o melhor carro do grid? Resposta: o título 2012 já estaria decidido! Me arrisco à dizer que Alonso é o maior piloto da F-1 após a morte de Senna. O espanhol sobra no quesito racionalismo.

    • Wagner, aquele abandono do Hamilton foi oficialmente pelos danos causados pelo furo de pneu logo no início. Extraoficialmente, para que pudessem trocar o câmbio antes do limite de 4 GPs, uma vez que o inglês não tinha mais chances na corrida.

  3. Adorei suas comparações. Mas não estão as falhas do Webber referente ao kers quadro ilustrativo?

    • Elas não estão porque não causaram abandonos, apenas queda de rendimento/perda de posições. Obrigado!

  4. Alonso está com uma mão e meia na taça deste ano. Vettel e Hamilton vão tirar pontos um dos outros até o final do campeonato. O espanhol só precisa manter a regularidade, buscar sempre um pódio, quando possível. E isso a gente sabe que ele é mestre em fazer.


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