F1 Estreando na F1 na raça - Julianne Cerasoli Skip to content

Estreando na F1 na raça

É difícil começar na F1 nos dias de hoje. Não há testes, os carros são nervosos e já não têm tantas ajudas eletrônicas, o formato da classificação põe à prova os nervos de qualquer um e o cenário econômico é complicado, o que aumenta a pressão por resultados e cria problemas com patrocinadores. Os 6 estreantes de 2010 sofreram bastante no início, mas estão melhorando, especialmente os que têm carro para isso.

Vitaly Petrov

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Idade 25
Categorias de base 2006: 3º na F-3 Euroseries

3 anos e meio de GP2

2009: vice na GP2

Melhores colocações em 2010

– largada

– chegada

7º (Hungria)

5º (Hungria)

Posição média em 2010

– largada

– chegada

13.4

11.67

Vindo de uma boa fase final do campeonato de GP2 do ano passado, depois de se meter em algumas confusões, Petrov manteve a escrita na F1. Sofrendo principalmente na classificação (ficou 2 vezes no Q1 com o mesmo carro que o companheiro colocava no Q3), teve muitos domingos comprometidos. Não completou suas 3 primeiras corridas. Andando mais do meio para a frente do pelotão, fez corridas corretas, como na Turquia e na Hungria, circuito que conhecia bem e, não coincidentemente, onde teve seu melhor resultado do ano. Mas se há uma condição em que o russo anda bem é com pista escorregadia. Fez uma largada excepcional na Austrália, se classificou em 11º na Malásia e terminou em 7º na China, sempre com asfalto molhado.

Nico Hulkenberg

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Idade 23
Categorias de base 2005: campeão da Formula BMW

2007: campeão da A1 GP (9 vitórias)

2007: 3º na F-3 Euroseries (atrás de Grosjean e Buemi)

2008: campeão da F-3 Euroseries

2009: campeão da GP2

Melhores colocações em 2010

– largada

– chegada

5º (Malásia)

6º (Hungria)

Posição média em 2010

– largada

– chegada

11.9

12.67

Para muitos, uma decepção. Envolveu-se em muitas colisões em primeiras voltas e não deu o trabalho que era esperado para Barrichello. Mas tudo isso pode ser debitado na conta da falta de testes. Hulk tem currículo e tem mostrado uma curva ascendente muito forte. Os 6, 7 décimos que levava do brasileiro em classificações baixaram para 2 e depois caíram para a casa dos centésimos. Largando mais à frente a partir do GP da Europa, passou a se envolver em menos confusões e a mostrar um ritmo de corrida bom. Destaque para a classificação da Malásia, debaixo de um dilúvio, quando ficou à frente do companheiro, reconhecido especialista no molhado.

Kamui Kobayashi

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Idade 23
Categorias de base 2003: 2º na F-Toyota no Japão

2004: 4º na F-Renault na Itália

2005: campeão na F-Renault na Itália e da F-Renault Eurocup

2006: 8º na F-3 Euroseries (melhor estreante)

2007: 4º na F-3 Euroseries

2007: 16º na GP2

2008: campeão da GP2 Asia

2008: 16º na GP2

Melhores colocações em 2010

– largada

– chegada

9º (Malásia)

6º (Inglaterra)

Posição média em 2010

– largada

– chegada

14.6

9.17

Kobayashi é daqueles pilotos de que todo mundo gosta: 8 ou 80. Não passou despercebido. Isso, se cruzar a linha de chegada. O japonês coleciona 3 quebras e 3 acidentes no ano e é batido aos sábados pelo companheiro De la Rosa, parado há 3 anos, com certa frequência. Em compensação, é o homem das largadas espetaculares, que cada vez mais resultam em escaladas na classificação, como na Hungria, quando ganhou 7 posições na 1ª volta, e não em acidentes. Kamui também costuma ousar nas estratégias, mas não precisará inventar moda com os pneus quando melhorar sua classificação.

Bruno Senna

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Idade 26
Categorias de base 2005: 10º na F-3 Inglesa

2006: 3º na F-3 Inglesa

2007: 8º na GP2

2008: 2º na GP2

Melhores colocações em 2010

– largada

– chegada

21º (Espanha)

16º (China)

Posição média em 2010

– largada

– chegada

22.3

17.6

Trabalhando dentro das limitações do carro, fez o que se esperava dele: ficou constantemente à frente do companheiro. O problema, obviamente, é o carro: foram 5 abandonos por falha mecânica e um acidente – justamente quando fez sua melhor classificação e uma boa largada, na Espanha. Retardatário correto, teve uma disputa de posição um pouco desastrada com Glock em Valência.

Karun Chandhok

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Idade 26
Categorias de base 2006: campeão da F-Renault Ásia

3 anos de GP2, 18º em 2009

Melhores colocações em 2010

– largada

– chegada

23º (Mônaco, Europa e Inglaterra)

14º (Austrália e Mônaco)

Posição média em 2010

– largada

– chegada

23.5

16.88

Só se classificou uma vez na frente do igualmente inexperiente Bruno Senna, de quem havia sido companheiro (e levado uma lavada) na GP2. Nas corridas, raramente aparece atrapalhando alguém e costuma levar o carro até o final. Tanto, que não teve nenhum abandono por falha mecânica mesmo na frágil Hispania. Também não força muito o carro e costumava, antes de ser substituído por Sakon Yamomoto, levar perto de 1s por volta do brasileiro nas corridas.

Lucas Di Grassi

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Idade 26
Categorias de base 2003: 2º na F-3 Sul-americana

2004: 8º na F-3 Inglesa

2005: 3º na F-3 Euroseries (atrás de Hamilton e Sutil)

2005: campeão em Macau

2007: 2º na GP2 (atrás de Glock)

2008: 3º na GP2, tendo entrado no meio da temporada

2009: 3º na GP2 (atrás de Hulkenberg e Petrov)

Melhores colocações em 2010

– largada

– chegada

21º (Mônaco, Europa e Hungria)

14º (Malásia)

Posição média em 2010

– largada

– chegada

22.3

17.67

Tem o sólido trabalho atrapalhado pela fragilidade da Virgin. Em 12 provas, teve 6 abandonos, todos por falhas mecânicas. Costuma compensar classificações pobres – só ficou à frente de Glock uma vez na temporada – com boas largadas. Por ser mais alto e pesado, costuma carregar um peso total maior no carro que o companheiro, o que dificulta a avaliação, mas tem ficado longe de confusões. Há quem acredite que exagerou na luta com Alonso em Mônaco, mas tem que aproveitar as oportunidades para mostrar serviço.

1 Comment

  1. a falta de testes, deixa a já disputadíssima f1, ainda mais cruel para com os jovens talentos. desta forma, a chance de injustiças, é grande.


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