É difícil começar na F1 nos dias de hoje. Não há testes, os carros são nervosos e já não têm tantas ajudas eletrônicas, o formato da classificação põe à prova os nervos de qualquer um e o cenário econômico é complicado, o que aumenta a pressão por resultados e cria problemas com patrocinadores. Os 6 estreantes de 2010 sofreram bastante no início, mas estão melhorando, especialmente os que têm carro para isso.
Vitaly Petrov
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Idade | 25 |
Categorias de base | 2006: 3º na F-3 Euroseries
3 anos e meio de GP2 2009: vice na GP2 |
Melhores colocações em 2010
– largada
– chegada |
7º (Hungria)
5º (Hungria) |
Posição média em 2010
– largada
– chegada |
13.4
11.67 |
Vindo de uma boa fase final do campeonato de GP2 do ano passado, depois de se meter em algumas confusões, Petrov manteve a escrita na F1. Sofrendo principalmente na classificação (ficou 2 vezes no Q1 com o mesmo carro que o companheiro colocava no Q3), teve muitos domingos comprometidos. Não completou suas 3 primeiras corridas. Andando mais do meio para a frente do pelotão, fez corridas corretas, como na Turquia e na Hungria, circuito que conhecia bem e, não coincidentemente, onde teve seu melhor resultado do ano. Mas se há uma condição em que o russo anda bem é com pista escorregadia. Fez uma largada excepcional na Austrália, se classificou em 11º na Malásia e terminou em 7º na China, sempre com asfalto molhado.
Nico Hulkenberg
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Idade | 23 |
Categorias de base | 2005: campeão da Formula BMW
2007: campeão da A1 GP (9 vitórias) 2007: 3º na F-3 Euroseries (atrás de Grosjean e Buemi) 2008: campeão da F-3 Euroseries 2009: campeão da GP2 |
Melhores colocações em 2010
– largada
– chegada |
5º (Malásia)
6º (Hungria) |
Posição média em 2010
– largada
– chegada |
11.9
12.67 |
Para muitos, uma decepção. Envolveu-se em muitas colisões em primeiras voltas e não deu o trabalho que era esperado para Barrichello. Mas tudo isso pode ser debitado na conta da falta de testes. Hulk tem currículo e tem mostrado uma curva ascendente muito forte. Os 6, 7 décimos que levava do brasileiro em classificações baixaram para 2 e depois caíram para a casa dos centésimos. Largando mais à frente a partir do GP da Europa, passou a se envolver em menos confusões e a mostrar um ritmo de corrida bom. Destaque para a classificação da Malásia, debaixo de um dilúvio, quando ficou à frente do companheiro, reconhecido especialista no molhado.
Kamui Kobayashi
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Idade | 23 |
Categorias de base | 2003: 2º na F-Toyota no Japão
2004: 4º na F-Renault na Itália 2005: campeão na F-Renault na Itália e da F-Renault Eurocup 2006: 8º na F-3 Euroseries (melhor estreante) 2007: 4º na F-3 Euroseries 2007: 16º na GP2 2008: campeão da GP2 Asia 2008: 16º na GP2 |
Melhores colocações em 2010
– largada
– chegada |
9º (Malásia)
6º (Inglaterra) |
Posição média em 2010
– largada
– chegada |
14.6
9.17 |
Kobayashi é daqueles pilotos de que todo mundo gosta: 8 ou 80. Não passou despercebido. Isso, se cruzar a linha de chegada. O japonês coleciona 3 quebras e 3 acidentes no ano e é batido aos sábados pelo companheiro De la Rosa, parado há 3 anos, com certa frequência. Em compensação, é o homem das largadas espetaculares, que cada vez mais resultam em escaladas na classificação, como na Hungria, quando ganhou 7 posições na 1ª volta, e não em acidentes. Kamui também costuma ousar nas estratégias, mas não precisará inventar moda com os pneus quando melhorar sua classificação.
Bruno Senna
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Idade | 26 |
Categorias de base | 2005: 10º na F-3 Inglesa
2006: 3º na F-3 Inglesa 2007: 8º na GP2 2008: 2º na GP2 |
Melhores colocações em 2010
– largada
– chegada |
21º (Espanha)
16º (China) |
Posição média em 2010
– largada
– chegada |
22.3
17.6 |
Trabalhando dentro das limitações do carro, fez o que se esperava dele: ficou constantemente à frente do companheiro. O problema, obviamente, é o carro: foram 5 abandonos por falha mecânica e um acidente – justamente quando fez sua melhor classificação e uma boa largada, na Espanha. Retardatário correto, teve uma disputa de posição um pouco desastrada com Glock em Valência.
Karun Chandhok
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Idade | 26 |
Categorias de base | 2006: campeão da F-Renault Ásia
3 anos de GP2, 18º em 2009 |
Melhores colocações em 2010
– largada
– chegada |
23º (Mônaco, Europa e Inglaterra)
14º (Austrália e Mônaco) |
Posição média em 2010
– largada
– chegada |
23.5
16.88 |
Só se classificou uma vez na frente do igualmente inexperiente Bruno Senna, de quem havia sido companheiro (e levado uma lavada) na GP2. Nas corridas, raramente aparece atrapalhando alguém e costuma levar o carro até o final. Tanto, que não teve nenhum abandono por falha mecânica mesmo na frágil Hispania. Também não força muito o carro e costumava, antes de ser substituído por Sakon Yamomoto, levar perto de 1s por volta do brasileiro nas corridas.
Lucas Di Grassi
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Idade | 26 |
Categorias de base | 2003: 2º na F-3 Sul-americana
2004: 8º na F-3 Inglesa 2005: 3º na F-3 Euroseries (atrás de Hamilton e Sutil) 2005: campeão em Macau 2007: 2º na GP2 (atrás de Glock) 2008: 3º na GP2, tendo entrado no meio da temporada 2009: 3º na GP2 (atrás de Hulkenberg e Petrov) |
Melhores colocações em 2010
– largada
– chegada |
21º (Mônaco, Europa e Hungria)
14º (Malásia) |
Posição média em 2010
– largada
– chegada |
22.3
17.67 |
Tem o sólido trabalho atrapalhado pela fragilidade da Virgin. Em 12 provas, teve 6 abandonos, todos por falhas mecânicas. Costuma compensar classificações pobres – só ficou à frente de Glock uma vez na temporada – com boas largadas. Por ser mais alto e pesado, costuma carregar um peso total maior no carro que o companheiro, o que dificulta a avaliação, mas tem ficado longe de confusões. Há quem acredite que exagerou na luta com Alonso em Mônaco, mas tem que aproveitar as oportunidades para mostrar serviço.
1 Comment
a falta de testes, deixa a já disputadíssima f1, ainda mais cruel para com os jovens talentos. desta forma, a chance de injustiças, é grande.