A turma de estreantes de 2011 tem mostrado uma característica interessante: são extremamente rápidos na complicada sessão de classificação da F-1, que não dá muitas brechas para erros. Isso vai contra toda a tendência desde que a categoria passou a ter testes limitados, em 2008.
Todos os pilotos que estão em carros medianos – Perez, Di Resta e Maldonado – estão batendo seus companheiros de equipe na briga por posições de largada até aqui e conseguiram, pelo menos por duas vezes, chegar à última parte da classificação.
Talento, uma melhoria na preparação feita pelas equipes ou reflexo das classificações “economiza-te pra que te quero” da Pirelli? Talvez um pouco de tudo. Os três demonstram uma segurança na pista desde a Austrália que não vimos na primeira metade do ano de estreia da “turma” de 2010, que contava com Hulkenberg e Petrov nos times do meio do pelotão.
Mais atrás, o objetivo é mais conseguir quilometragem e não tomar lavada do companheiro. E Jerome D’Ambrosio e Daniel Ricciardo (ainda que após apenas três corridas) têm conseguido fazer isso. O belga da Virgin, inclusive, é uma boa surpresa, tendo em vista seu currículo pouco expressivo.
Mas é claro que estreante é estreante. Vimos principalmente os três primeiros, até porque disputam posição na “terra de ninguém”, se envolverem em algumas confusões e frequentarem a sala dos comissários para dar explicações. Curiosamente, quem menos apareceu por isso foi justamente aquele que mais “aprontou” até chegar à F-1, Maldonado. No entanto, o venezuelano tem uma clara deficiência em ritmo de corrida e costuma lutar mais com as nanicas do que com Sauber, Toro Rosso e afins.
Di Resta pareceu se incomodar com a evolução do companheiro Sutil nas últimas provas, e andou tentando algumas manobras à lá Hamilton. Alguns drive through depois, fez um grande trabalho em uma complicada prova na Hungria e deixa uma boa impressão nessa primeira metade de campeonato.
Já Perez começou arrasando, com uma corridaça na primeira prova. Envolveu-se em algumas confusões, se recuperou, mas ainda diz que não está 100% depois da forte batida na classificação do treino de Mônaco. Segundo o mexicano, sua consistência ainda não é a normal. Veremos, portanto, o que pode fazer nessa segunda metade, mas a verdade é que, embora o japonês seja o homem dos pontos, o piloto da Sauber não está deixando a desejar frente a um osso duro de roer.
Sergio Perez
Idade | 21 anos |
Categorias de base | 2005 e 2006: Formula BMW (14º e 6º)
2007: A1GP (10º) 2007 e 2008: F-3 Inglesa (1º e 3º) 2009 e 2010: GP2 (12º e 2º) |
Melhores colocações em 2011
– largada
– chegada |
10º
7º |
Posição média em 2011
– largada
– chegada |
13,4
12 |
Paul Di Resta
Idade | 25 anos |
Categorias de base | 2003 e 2004: F-Renault UK (7º e 3º)
2005 e 2006: F-3 Euroseries (10º e 1º) 2007 a 2010: DTM (5º, 2º, 3º, 1º) |
Melhores colocações em 2011
– largada
– chegada |
6º
7º |
Posição média em 2011
– largada
– chegada |
11,8
12,2 |
Pastor Maldonado
Idade | 26 anos |
Categorias de base | 2003: F-Renault Italiana (7º)
2004: F-Renault Italiana (1º) e Europeia (8º) 2006: Renault World Series (3º) 2007 a 2010: GP2 (11º, 5º, 6º. 1º) |
Melhores colocações em 2011
– largada
– chegada |
7º
14º |
Posição média em 2011
– largada
– chegada |
13,1
16,25 |
Jerome D’Ambrosio
Idade | 25 anos |
Categorias de base | 2003 a 2006: diversos campeonatos de F-Renault, sendo campeão na bélgica e terceiro na Itália.
2007: campeão da International Formula Master 2008 a 2010: GP2 (11º, 9º, 12º) |
Melhores colocações em 2011
– largada
– chegada |
21º
14º |
Posição média em 2011
– largada
– chegada |
22,3
17,9 |
Daniel Ricciardo
Idade | 22 anos |
Categorias de base | 2006: F-BMW Asia (3º)
2007 e 2008: várias séries de F-Renault (campeão da WEC) 2009: F-3 Inglesa (1º) 2010: Renautl World Series (2º) |
Melhores colocações em 2011
– largada
– chegada |
22º
18º |
Posição média em 2011
– largada
– chegada |
22,6
18,6 |
1 Comment
Parabéns pela riqueza de detalhes nos seus posts, Julianne.