A F-1 retorna a Nurburgring depois de dois anos, resultado do revezamento que a Alemanha tem feito em suas pistas. Relativamente parecida com Silverstone, em que a aerodinâmica novamente é importante nas curvas de raio longo – ainda que de velocidade menor que no traçado britânico – trata-se de um bom indicativo do quanto as mudanças na relação de forças entre as equipes observadas na última etapa são resultado direto da bangunça nas regras.
Agora, com mais estabilidade, veremos se a McLaren realmente ficou para trás, o quanto a Ferrari evoluiu de verdade e onde a Red Bull se coloca nisso tudo. No meio do pelotão, a Williams e a Renault são duas que ficaram devendo em Silverstone e terão outra oportunidade de mostrar serviço.
Outra questão que deve preocupar os engenheiros neste final de semana é o clima imprevisível de Nurburgring. Cravada em uma área florestal, a região tem clima no melhor estilo Spa e não é incomum que caia um temporal e, voltas depois, os pilotos já começarem a apostar nos slicks. Quem não se lembra da loucura de 2007?
Falando naquele ano, os protagonistas de brigas na pista e fora dela são dois dos que possuem melhor retrospecto em Nurburgring: Alonso tem duas vitórias e só chegou atrás dos seis primeiros quando teve carros abaixo da média (2001 e 2009), enquanto Massa não saiu do pódio desde que chegou à Ferrari. Ninguém supera, é claro, o dono da casa, Schumacher, com cinco vitórias e oito pódios.
Vettel só correu uma vez em Nurburgring – e foi logo segundo, atrás de Webber, na primeira vitória do australiano na categoria. Outro que também subiu ao lugar mais alto do pódio no circuito foi Barrichello (veja o retrospecto de todos os pilotos abaixo).
Acerto do carro
A predominância no circuito é de curvas de baixa a média velocidade. Mesmo assim, o nível de pressão aerodinâmica é similar ao de Silverstone. Ainda que os carros com maior downforce se destaquem no circuito, o primeiro setor é bastante técnico e recheado de curvas de baixa, o que faz com que a aderência mecânica prevaleça.
Outro fator é que a descarga de energia nos freios (que regarrega o Kers) é média, no nível de Barcelona. As curvas 1 e 13 são relativamente onduladas. O ajuste dos freios é fundamental para a chicane antes da última curva, enquanto a maior preocupação na hora de acertar as suspensões é com as mudanças de direção.
Em relação aos pneus, serão usados os macios e os médios, assim como em Valência. No entanto, como Nurburgring tende a gastar mais borracha, os mais duros devem funcionar melhor e os mais macios, durar menos que na prova espanhola.
Mas o grande desafio para as equipes será lidar com o clima. Nestas situações, o normal é que se trabalhe com um acerto básico para o seco e fazer as adaptações necessárias se – ou quando, o que é o mais provável –chover.
Nº de voltas | 60 |
Ativação da DRS | Detecção na freada da curva 10 e ativação após a curva 11 |
Pé em baixo | 58% |
Consumo de câmbio | médio |
Consumo de freios | médio |
Consumo de motor | médio |
Nível de downforce | alto |
Uso de combustível | 2.43kg por 5km |
Tempo de perda no pit | 20s6 |
2009 | |
Pole position | Mark Webber, 1:32.230 |
Resultado da corrida | 1º Mark Webber
2º Sebastian Vettel 3º Felipe Massa |
Volta mais rápida | 1:29.468 (Michael Schumacher, Ferrari, 2004) |
Retrospecto em Nurburgring (GPs da Europa e da Alemanha)
Piloto | 1º | 2º | 3º | 4º-6º | 7º-10º | 11º+ | DNF |
Sebastian Vettel | 1 | ||||||
Mark Webber | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | ||
Lewis Hamilton | 1 | 1 | |||||
Jenson Button | 1 | 2 | 3 | 1 | 2 | ||
Fernando Alonso | 2 | 1 | 2 | 1 | 1 | ||
Felipe Massa | 1 | 3 | 1 | 1 | 1 | ||
Michael Schumacher | 5 | 3 | 2 | 1 | |||
Nico Rosberg | 1 | 1 | 1 | ||||
Nick Heidfeld | 1 | 1 | 5 | ||||
Vitaly Petrov | |||||||
Rubens Barrichello | 1 | 3 | 6 | 2 | 1 | ||
Pastor Maldonado | |||||||
Adrian Sutil | 1 | 1 | |||||
Paul di Resta | |||||||
Kamui Kobayashi | |||||||
Sergio Perez | |||||||
Sebastien Buemi | 1 | ||||||
Jaime Alguersuari | |||||||
Heikki Kovalainen | 2 | ||||||
Jarno Trulli | 1 | 1 | 3 | 2 | 4 | ||
Narain Karthikeyan | 1 | ||||||
Vitantonio Liuzzi | 1 | 2 | |||||
Timo Glock | 1 | ||||||
Jerome D’Ambrosio |
3 Comments
Um adendo que na corrida de 2007 a radio BBC contou com o maior narrador de F1 de todos os tempos, Murray Walker, para narrar essa corrida.
A melhor corrida do meu acervo digital (audio da radio inserido no video da sport1), só por ouvir o famoso “watch the lights……. go!!!!!”
Não sabia que ele tinha narrado essa prova, Felipe! Uma lenda, certamente. Acredito que você tenha visto então a recente entrevista que o Ico fez com ele: http://www.totalrace.com.br/site/entrevista/2011/07/confira-entrevista-com-uma-enciclopedia-viva-da-f-1-murray-walker-1
Foi hilário aquelas escapadas, depois de terem liberado a largada com pista seca no instante que caiu o pau da água.
E o líder acabou sendo o Markus Winkelhock, filho do Martin, piloto dos anos 80. Bizarro!