Em meio a uma temporada marcada pelas surpresas em relação ao rendimento dos pneus – geralmente positivas em termos de desgaste – durante as corridas, o prospecto para o GP da Alemanha não poderia ser melhor. Afinal, devido à alternância com Nurburgring, a F-1 dos Pirelli e DRS nunca correu em Hockenheim.
Para complicar, a expectativa é de que a temperatura varie durante o final de semana, fazendo com que os dados recolhidos nos treinos livres percam importância.
Algo que ajuda as equipes é o fato dos compostos mais utilizados durante este ano – médio e macio, combinação presente pela sexta vez – serem os escolhidos. Assim, as equipes terão mais informações. Além disso, espera-se que carros como o Lotus, por exemplo, que tem problemas de aquecimento de pneus, sofram durante a classificação no traçado alemão, cuja sequência maior de curvas se concentra no último setor.
Muito dessas dificuldades tem a ver com a temperatura do asfalto, algo difícil de prever no momento, pois a região tem alternado dias com sol e calor com frio e chuva. Caso esteja quente, o pneu médio deve ser o preferido para uma corrida com duas paradas, padrão que tem se repetido nas últimas etapas. É possível, principalmente no caso de uma corrida no calor, que alguns pilotos optem por parar mais vezes e fazer stints mais agressivos, uma vez que a ultrapassagem não é problema em Hockenheim.
Em relação à performance das equipes, será um bom teste para saber se a superioridade mostrada pela Red Bull nas curvas de média de Valência é efetivamente tão grande. A própria performance da última prova, em um circuito de alta que deveria favorecer a Ferrari, em Silverstone, serviu como um segundo alerta aos rivais. Na classificação, a Mercedes pode surpreender, pois espera-se que a DRS possa ser usada por quase 60% da volta, uma das maiores taxas do calendário. Quem promete – novamente – um salto é a McLaren, que trará atualizações “visíveis” no carro.
Em 2010:
1º Fernando Alonso |
2º Felipe Massa |
3º Sebastian Vettel |
Vencedores:
Michael Schumacher | 4 |
Fernando Alonso | 2 |
Lewis Hamilton | 2 |
Mark Webber | 1 |
No comment yet, add your voice below!