F1 Grandes corridas, grandes pit stops - Julianne Cerasoli Skip to content

Grandes corridas, grandes pit stops

Piloto Equipe Pits Perda total Média por parada
Schumacher Mercedes 3 1:01.698 20.566
Webber Red Bull 2 41.962 20.981
Vettel Red Bull 3 1:03.095 21.031
Alonso Ferrari 2 42.237 21.118
Di Resta Force India 2 42.684 21.482
Petrov Renault 2 43.374 21.687
Maldonado Williams 2 43.724 21.862
Massa Ferrari 3 1:05.608 21.869
Trulli Lotus 2 43.643 21.821
Sutil Force India 2 43.756 21.878
Hamilton McLaren 1 21.895 21.895
Rosberg Mercedes 2 44.261 22.130
D’Ambrosio Virgin 2 45.053 22.265
Kobayashi Sauber 2 45.430 22.715
Button McLaren 3 1:09.442 23.147
Ricciardo Hispania 1 23.780 23.780
Kovalainen Lotus 3 1:12.854 24.284
Perez Sauber 2 49.975 24.987
Senna Renault 2 51.051 25.525
Liuzzi Hispania 2 52.725 26.362
Barrichello Williams 3 1:31.049 30.349
Alguersuari Toro Rosso
Buemi Toro Rosso

O GP da Bélgica foi prova de que grandes resultados estão intimamente ligados a grandes performances no pit stop. Afinal, para uma Williams marcar pontos, ou Schumacher superar 19 carros, saindo de último para chegar em quinto, ou Sutil voltar a sua posição “normal” após uma má classificação, ou Trulli conseguir uma 14ª colocação com uma Lotus, é preciso que tudo esteja funcionando perfeitamente.

Uma boa largada, ritmo de prova, decisão no meio do tráfego, tática correta e trabalhos inspirados nos boxes são parte de um pacote que maximiza a corrida de qualquer um – e não é nenhum mistério, portanto, porque as equipes que lutam pelas vitórias geralmente dominam este tipo de estatística.

Aliás, a Red Bull fez outra prova perfeita nos boxes, depois de ter tido alguns problemas em julho. O curioso é a média ruim de Button, outro que fez uma grande corrida de recuperação. O inglês perdeu quase quatro segundos em relação a Massa, que estava na mesma estratégia, por ter trocado o bico na primeira entrada nos boxes. E mesmo assim chegou no pódio.

1 Comment

  1. Bom texto, Ju, como sempre. O tempo que Button perdeu trocando o bico foi recuperado pelo setup: sua asa dianteira estava melhor acertada para a pista seca, enquanto todos estavam preparados para a chuva.


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