F1 GP do Azerbaijão horário e tudo sobre - Julianne Cerasoli Skip to content

Guia do GP do Azerbaijão

Baku foi o palco de três corridas mais normais em 2016, 2019 e 2022 e outras três em que aconteceu um pouco de tudo em 2017, 2018 e 2021. Mas o padrão é alto. Mesmo quando o GP do Azerbaijão é menos animado, o número de ultrapassagens fica acima da média da temporada (o que só não aconteceu ano passado). E, em 2017 e 2018, foi a prova com o maior número de trocas de posição do campeonato.

Aqui os horários do GP do Azerbaijão

Tudo isso é resultado de um circuito com muros próximos, mas com muitas retas e chances de ultrapassagens, uma mistura única para uma pista de rua. Como um acidente (ou um estouro de pneu) é muito provável e pode mudar tudo, como aconteceu em 2021, é daquelas corridas que podem até ter partes mornas, mas em que tudo pode mudar numa questão de segundos.

Streckenkarte

Qual é o melhor acerto para a pista de Baku

Trata-se de uma pista de rua até um pouco estranha, já que os carros usam relativamente pouca carga aerodinâmica. Isso, devido ao longuíssimo trecho de aceleração plena da curva 16 à curva 1. A velocidade média da volta mais rápida, por exemplo, ficava perto de 210km/h com os carros de 2021, bem mais do que os menos de 180km/h de média de Singapura e 165 de Mônaco.

Menos pressão aerodinâmica também significa maior movimento nas freadas. Então, é preciso encontrar o equilíbrio certo para o carro não deslizar demais no segundo setor. Isso gera perda de tempo e também mais desgaste dos pneus. Falando em freios, eles são muito exigidos, e controlar sua temperatura é um desafio, principalmente na freada forte da curva 1, após os freios esfriarem muito na longa reta.

Por conta disso, os melhores carros usaram asas maiores em Baku em 2021. Com os novos carros, as opções foram mais variadas, mas a Red Bull venceu usando menos asa.

Além disso, trata-se de uma pista em que o sistema de recuperação de energia das unidades de potência é colocado à prova. Ninguém quer deixar de ter potência (ou seja, ter o chamado de-rating) no meio do retão, mas o trecho de aceleração plena é longo.

Durante a classificação especialmente, vale a pena ficar de olho na curva 15, uma das mais técnicas do calendário devido à mudança de direção em subida e depois em descida.

Ultrapassagens no GP do Azerbaijão

Uma característica interessante da pista de Baku é que geralmente metade das ultrapassagens são feitas sem o uso do DRS.

São suas as zonas de ativação no circuito (uma perto da outra, no começo da volta), e o segredo é esperar passar pelo ponto de detecção, que fica no meio da reta, para superar o carro que vai à frente. Quem passar antes disso acaba dando o DRS para o rival de bandeja.

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Já vimos manobras em outros pontos, como nas primeiras curvas, mas é sempre bastante arriscado. Você basicamente só tem espaço para passar se o rival evitar o toque.

Qual é a melhor estratégia para o GP do Azerbaijão

Mesmo sendo uma pista de rua, Baku parece mais, aos olhos dos estrategistas, à Áustria, pela dificuldade menor de se ultrapassar. Então a questão da posição de pista, tão fundamental em Mônaco ou Singapura, é menos presente no GP do Azerbaijão.

Some-se a isso uma perda de cerca de 20s no pitstop, abaixo da média da temporada, e você tem a receita para uma prova aberta do ponto de vista estratégico.

Outro fator importante é o Safety Car, cuja probabilidade é de mais de 50%. Dependendo de quando ele aparecer, é outro fator que abre a possibilidade de estratégias diferentes.

Por outro lado, o asfalto de Baku não é dos mais abrasivos, ainda que, como vimos na corrida de 2021, é bom não esperar toda a borracha se desgastar para ir aos boxes. Com uma zona de aceleração longa, o pneu não dá aviso de que vai estourar. Além disso, como o GP costuma ter muitos toques, sempre há o risco de passar por cima de algum detrito. E um pneu com menos borracha fica mais exposto a furos.

Mesmo assim, a tentação de fazer um undercut bem adiantado para tentar tirar o piloto do trânsito ou para aproveitar um SC existe porque os estrategistas sabem que o pneu vai durar. Além da falta de abrasividade do asfalto, o próprio desenho do circuito acaba protegendo os pneus de superaquecimento. Então se o piloto conseguir proteger bem a borracha no setor 2, ele tem a reta inteira para fazê-la voltar à temperatura ideal e uma coisa acaba equilibrando a outra.

Como foi o GP do Azerbaijão em 2024

O GP do Azerbaijão de 2024 foi uma corrida tensa e técnica, em que os três primeiros ficaram separados por menos de 2 segundos durante 15 voltas. Oscar Piastri, da McLaren, começou em segundo e pressionou o pole position Charles Leclerc, mas perdeu o ritmo devido ao desgaste dos pneus. 

Mais atrás, a Red Bull e a Mercedes pararam Max Verstappen e George Russell logo na volta 12, desencadeando um efeito dominó. 

Lando Norris, largando em 15º por conta de bandeiras amarelas na classificação, desempenhou um papel fundamental na vitória de Piastri ao segurar Sergio Perez. Perez estava a 2s de Piastri antes da parada, em terceiro lugar, então era para o undercut da Red Bull ter funcionado. Ele perdeu tanto tempo com Norris que Piastri parou e voltou a sua frente.

Logo após as paradas, Piastri foi decidido para cima de Leclerc e o passou, em uma manobra que os dados dos engenheiros não mostravam ser possível, na freada da primeira curva. Pelos números, freando onde freou, Piastri não conseguiria parar o carro, mas conseguiu.

Leclerc, no entanto, não desistiu, e pressionou Piastri em uma corrida tensa até o final. Sainz e Perez colidiram, encerrando a corrida sob um Safety Car Virtual e garantindo a vitória de Piastri. Norris terminou à frente de Verstappen, que teve uma corrida difícil devido a problemas no equilíbrio do carro. Franco Colapinto impressionou com um oitavo lugar, enquanto Lewis Hamilton e Ollie Bearman completaram o top 10.

3 Comments

  1. Interessante a reportagem mas não tem data!!!!! Quando será a corrida ?????

    • Ela sempre escreve essa reportagem pra corrida da semana. No caso 06/06/21 será a prova.

    • Ano que vem será a corrida. Em junho de 2023


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