O GP da Alemanha foi um ótimo teste para a capacidade de adaptação dos estrategistas, com quase 20 graus a menos de temperatura de pista em relação a quando foram feitas as simulações de corrida na sexta e no sábado. Isso fez com que o pneu supermacio se degradasse mais devagar do que o previsto, abrindo a possibilidade de se fazer duas paradas, algo difícil de imaginar no caldeirão dos treinos livres.
Mas a diferença entre as táticas de duas e três paradas não era grande e, dependendo do carro e da condição de prova, trocar mais vezes o pneu foi benéfico, assim como alterar a ordem, colocando o supermacio em mais de um stint, uma vez que o pneu macio era cerca de 1s por volta mais lento.
Quem se beneficiou de uma escolha diferente no começo foi Lewis Hamilton, quinto colocado já na 14ª volta. O inglês aproveitou o desgaste dos pneus de quem estava com supermacios e avançou bastante na parte final de seu stint. Era muito importante para ele se livrar do máximo de carros possível no começo para andar com pista livre e desgastar menos os pneus no restante da prova.
Porém, uma combinação entre a antecipação da segunda parada devido à aposta de que o Safety Car fosse à pista quando o carro de Sutil ficou parado na saída da curva e o toque em Button, que danificou sua asa dianteira, provocando instabilidade e, consequentemente, maior desgaste de pneus, acabaram deixando Hamilton em uma situação difícil para ir à caça de Valtteri Bottas no final. Contra um carro com velocidade final semelhante e um piloto que pode gerenciar seu ritmo para cuidar dos pneus o tempo todo, nem todo o poderio da Mercedes foi suficiente.
A corrida de Hamilton acabou tendo um efeito negativo na estratégia de alguns rivais. O inglês foi o único dos ponteiros a largar com os pneus macios, com os quais fez 26 voltas. Isso encorajou outras equipes, como a McLaren, a apostar na estratégia de duas paradas, pois ficou claro que o composto estava durando mais do que o previsto. Porém, andando no meio do pelotão, Button sofreu ao fazer 36 voltas no final.
Alonso foi outro que perdeu terreno ao tentar fazer duas paradas. O espanhol estava marcando Vettel de perto, chegando a conseguir ultrapassá-lo por meio do undercut. Mas quando o alemão fez sua terceira parada, a Ferrari seguiu na pista e demorou demais para desistir do plano de duas paradas.
Vettel estava a 1s de Alonso na volta 45, quando fez sua parada. Nesse momento, era muito provável que o espanhol já teria perdido a posição por meio do undercut, pois a diferença era muito pequena. Por isso, a Ferrari não respondeu imediatamente, imaginando que o espanhol poderia parar com menos voltas para o final e, com pneus frescos, recuperar a posição na pista. Porém, eles esperaram 10 voltas para fazer o pit stop e, quando Alonso voltou, tinha 11s de desvantagem para Vettel e ainda por cima tinha Ricciardo pela frente.
Se, na ponta, Rosberg venceu tão fácil que fez apenas a sexta volta mais rápida da prova, o bicho pegou na disputa dentro do top 10, como tem sido a tônica da temporada. E mais uma vez uma degradação de pneus “sob medida” abriu oportunidades e foi o pano de fundo para várias das grandes disputas que tivemos na Alemanha.
3 Comments
Julianne Cerasoli que bom que posso abrir os comentários para dizer o seguinte :
Li uma frase ( já faz um tempo ) do Paulo Nogueira , editor do blog “Diário do Centro do Mundo” que me lembrou demais do seu blog .
” Um site não é nem mais nem menos do que os leitores que atrai e que nele expressam suas opiniões” , que define exatamente minha opinião sobre este espaço seu aqui . Você merece os leitores que tem .
Muito obrigado a você pelo blog e a TODOS que aqui comentam pelo nível dos comentários e pela civilidade de tratamento , obrigado MESMO .
Obs : Em relação ao acidente de Massa acho que foi coisa de corrida , MAS se tivesse que punir alguém seria Massa . Tá bom dele parar de falar/reclamar , pelo menos por um tempo .
Opa, também sou leitor assíduo do DCM! Inclusive me lembro de ter inserido links do Total Race em comentários no Diário do Centro do Mundo, e vice versa.
Legal encontrar “conhecidos” de outros ambientes por aqui.
E o Paulo Nogueira tem razão, a área de comentários é um ótimo espelho das características (qualidades ou defeitos) de um site.
ju eu fiquei com a sensação que a red bull iria fazer outra parada com vettel, se Alonso tivesse parada umas 4 ou 5 voltas depois da parada de vettel ,como a Ferrari demorou as 10 voltas a red bull achou que num precisava mas pq daria pra vettel manter a posição.