F1 Jogo de erros - Julianne Cerasoli Skip to content

Jogo de erros

2,w=650,c=0.bild

O evento em si está bem perto da perto da perfeição, das instalações ao entretenimento oferecido ao público. Porém, dentro da pista, o que ficou deste GP da Áustria foi a sequência de erros de pilotos e equipes. Uns, mais comuns, como a falha no pit stop da Ferrari de Sebastian Vettel. Outros, quase bizarros, como a forma inexplicável como Kimi Raikkonen perdeu a traseira de seu carro.

Mas não parou por aí. Lewis Hamilton deu a impressão de que estava fazendo de tudo para Nico Rosberg vencer. Ele mesmo reconheceu que costuma cometer mais erros do que o normal em Spielberg – e apontou a pouca aderência do asfalto como grande motivo para isso. Mas não explica a afobação na saída dos pits.

Hamilton não estava em um bom final de semana e não vem fazendo muita questão de esconder o descontentamento com a equipe em determinados momentos neste campeonato. Este domingo foi um desses dias: mesmo reconhecendo que Rosberg teve um ritmo melhor, o inglês questionou a opção da equipe de não pará-lo logo na volta seguinte ao pit stop do alemão, e voltou a reclamar de uma modificação feita em sua embreagem antes do GP da Espanha. Desde então, julga que não vem tendo boas largadas e, curiosamente, viu Rosberg ganhar três das quatro etapas disputadas.

Erros também marcaram o final de semana de Raikkonen. Sua versão de que não forçou em sua volta rápida porque não sabia que seria a última não colou, pois Vettel estava na mesma situação e passou com facilidade. Mas sua situação podia piorar: sem ele conseguiu explicar como perdeu o carro em plena quarta marcha na reta – isso, na etapa seguinte após rodar também sozinho no Canadá.

Alheio aos erros, Felipe Massa fez um final de semana irretocável e se colocou na posição para aproveitar a falha ferrarista. O aguardado pacote de mudanças funcionou e resolveu questões importantes do carro da Williams – falarei mais sobre isso ao longo da semana. A diferença para a Ferrari ainda existe, mas o caminho é positivo. E piloto e equipe esbanjam confiança.

Do lado de Felipe Nasr, um misto de surpresa por um rendimento melhor do que o esperado e decepção pelo retorno dos problemas de freios vistos no Canadá durante a prova. Porém, do lado do piloto, ficou a sensação de, mais uma vez, agora em uma classificação complicada por conta da pista escorregadia, ter dado conta do recado.

22 Comments

  1. Kimi essa dele hoje foi e esta dificil de entender so sozinho dinovo será algo no mapeamento do motor?

  2. Acho que o Kimi acabou de sacramentar seu último ano na Ferrari e na F1. A Ferrari também parece mais distante da Mercedes em corrida. Parece que o up grade no motor não melhorou muita coisa.
    Fora isso boa corrida de Hulkemberg e de Verstapen. É uma quase rodada do Maldonado na reta.
    Sobre as punições, acho que são rigorosas. RedBull e McLaren tem motores sem confiabilidade. Já rendem menos que os outros. E além de perder posições no grid, ainda tem que cumprir punições na corrida. Assim tira toda vontade de competir. Deveria perder posições ou largar dos boxes.

  3. “Sua versão de que não forçou em sua volta rápida porque não sabia que seria a última não colou (…)”
    Pois é, para mim isto também não fez sentido. Se um piloto vai para a pista para dar 3 voltas cronometradas, por que deixar para forçar mais na última, quando os pneus já estarão mais desgastados? O ideal não é tentar garantir o tempo de classificação logo na primeira volta, e sacar as outras do bolso apenas como alternativa caso não se consiga isto?
    A desculpa que ele deu fez parecer, ao menos para mim, que estava apenas “passeando” pela pista, esperando abrir a 3ª volta para começar a acelerar.

  4. Ju, tendo em vista a gravidade do acidente de Kimi e Alonso, a corrida pra mim ficou em segundo plano…poderiamos ter um fim de semana trágico hoje, mas um milagre aconteceu! Acidente muito parecido com o de Spa 2o12. A corrida foi tão chata que parei de assistir na volt 45.

  5. Sou só eu, ou dá a impressão de que se o Alonso estivesse na Ferrari desse ano ele estaria fazendo muito mais que o Vettel? Ou seja, estaria disputando o título com as Mercedes?

    • Sim, só vc.

    • Não é só você não. Tem um monte de gente que não sabe nada de F-1 e também acha isso, principalmente na Espanha.
      Wagnão, na boa cara. A Mercedes está tão superior, que é a mesma coisa que colocar o Alonso de Mille e o Nico de Porsche. O Alonso é fera. Mas dá????

    • Pelo jeito só você mesmo!

  6. Impossível alguém disputar o titulo com as Mercedes. Nem Senna, nem Schumacher o fariam. Alonso muito menos. Assim como no ano passado o carro é muito superior aos das demais equipes.

  7. Fiquei pensando aqui comigo: Vettel chegou a 18 segundos de Rosberg. Se retirarmos o tempo perdido nos boxes, uns 9 segundos, chegaria a 9 segundos do vencedor. Com a punição dada a Hamilton, ele teria sido informado para forçar o ritmo e chegar a menos de 5 segundos do inglês. Já Hamilton seria informado a forçar para chegar a mais de 5 segundos de Vettel, diminuindo a diferença para Rosberg.

    Será que Rosberg aceitaria deixar Hamilton passar para garantir a dobradinha da equipe, ou seguraria Hamilton para não correr o risco de perder a corrida e permitiria a aproximação sobre os dois?

    • Rosberg também segurou quando soube da punição. O ritmo dele foi melhor do que de Hamilton por todo o final de semana

      • E comparando o ritmo dos pilotos da Williams, Ju? O ritmo do Massa foi superior realmente na corrida, ou o Bottas se prejudicou por conta da classificação mais atrás?
        grato desde já

        • O Massa foi superior neste final de semana sim, mas na corrida a diferença foi amplificada por problemas que o Bottas teve nos freios

      • Sim, isso ficou óbvio. Mas talvez os problemas com vibrações que Rosberg enfrentou no fim da prova se manifestariam mais cedo.

      • Isso mesmo , Jú ! 2 voltas do fim o Hamilton tirou quase 4 seg , Nico estava controlando !

  8. O dominio da mercedes so e comparável a Maclaren 88 e Williams 92 ou ferrari 2002 e 2004. Bem a redbull nos 4 anos de reinado foi tao superior, sempre sendo acoçada por uma Mercedes, maclaten ou ferrari.

    • Saiu errado, quis dizer que nem a redbull foi tão superior quanto esta sendo a Mercedes. Vettel que maximizava o potêncial do carro.

  9. Julianne, sera que com mais um fim de semana ruim, kimi sacramentou sua aposentadoria?

    • A culpa foi da equipe !!

      • Me pareceu um erro de um piloto ja em fim de carreira, que não tem mais a pericia apurada necessária para um piloto de nivel elevado.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicione o texto do seu título aqui