Button |
1 x 3 |
Hamilton |
Schumacher |
0 x 4 |
Rosberg |
Vettel |
4 x 0 |
Webber |
Massa |
0 x 4 |
Alonso |
Barrichello |
3 x 1 |
Maldonado |
Heidfeld |
1 x 3 |
Petrov |
Sutil |
1 x 3 |
Di Resta |
Buemi |
3 x 1 |
Alguersuari |
Kovalainen |
4 x 0 |
Trulli |
Liuzzi |
4 x 0 |
Karthikeyan |
Kobayashi |
2 x 2 |
Perez |
Glock |
2 x 2 |
d’Ambrosio |
Diferenças hoje
Hamilton x Button: 0s387
Rosberg x Schumacher: 1s072
Vettel x Webber: 0s405
Alonso x Massa*: –
Barrichello x Maldonado: 0s472
Petrov x Heidfeld: 0s363
Di Resta x Sutil: 0s118
Buemi x Alguersuari: 0s317
Kovalainen x Trulli: 0s893
Liuzzi x Karthikeyan: 0s872
Kobayashi x Perez: -*
d’Ambrosio x Glock: 0s386
*Kobayashi e Massa (no Q3) não marcaram tempo
Com o problema de Kobayashi logo no início do treino, as equipes não precisaram usar o pneu macio, tendo em vista que só precisavam superar Hispania, Virgin e Lotus – que havia sido 1s mais lenta que os rivais mais próximos na terceira sessão de treinos livres.
Ainda assim, a Ferrari foi para a pista uma segunda vez. Massa teve que gastar os pneus macios, e Alonso saiu com os duros. Uma saída útil somente se melhoraram algo no carro: com o 1min28s4 da primeira tentativa, Massa entraria no Q2.
Mais uma vez, d’Ambrosio ficou à frente de Glock, com a Hispania de Liuzzi entre os dois, enquanto Kovalainen fez 4 a 0 em Trulli. Ainda que o italiano não estivesse com a asa traseira operando, foram 0s9.
Saindo com os mesmos pneus macios do Q1, Massa perdeu 1s1 em relação a Alonso e teve que voltar para a pista. Estranhamente, a Mercedes fez a primeira saída com pneu duro e também fez uma tentativa a mais.
Barrichello, por 24 milésimos, não superou uma Renault e entrou no Q3. Mas não houve surpresas nesta parte final: só Red Bull, McLaren, Mercedes, Ferrari e o time francês ficaram na briga.
Na última parte, as Mercedes, Massa e Heidfeld optaram por poupar um jogo de pneus – ou não tinham dois sets de macios – e fizeram apenas uma tentativa.
Como as equipes esperam que o pneu duro seja mais efetivo do que nas provas anteriores, mesmo tendo a possibilidade de poupar um jogo no Q3, as McLaren usaram os três sets de macios. Alonso chegou a sair para uma segunda tentativa, mas abortou. E as Red Bull nem se deram ao trabalho de voltar para a pista para conquistar a primeira dobradinha do ano.
19 Comments
A classificação parece ter perdido a importância para as equipes, estão preferindo economizar pneus para a corrida. Até mesmo no meio da volta, se percebem que a parcial não foi boa, já abortam a volta. Desse jeito, a FIA terá que criar uma tabela para apresentar quantos jogos de pneus cada piloto tem para o domingo.
Massa mostrou novamente, sofrer mais com os pneus duros em comparação ao Alonso. Já teve que gastar um jogo de pneus macios logo no Q1, para não arriscar passar o vexame de ser eliminado no Q1.
Julianne,
O carro do Barrichelo parece estar um pouco mais competitivo. São os novos updates que deram certo ou foi o clima mais frio que ajudou? Pois ele tinha dito que o carro desandou após os pré-treinos de inverno, quando tiveram que mexer na aerodinâmica para melhorar a refrigeração.
Não acho que seja uma questão de perder a importância, mas eles têm que avaliar até onde é real chegar e o quanto querem comprometer a corrida. Tenho achado até mais interessante porque, além das implicações estratégicas em si – não entendi, por exemplo, a Ferrari colocar pneus macios no Felipe no Q1 sendo que eles só precisavam superar a Lotus! – os pilotos estão ainda sob mais pressão para acertar logo de primeira em todas as partes do treino.
Sobre a questão Massa x Alonso, temos que ver os dois lados da moeda: as classificações do espanhol têm sido irretocáveis, enquanto Massa cometeu erros, pelo que me lembro, ao menos em três oportunidades. Ficar à frente do Button era algo que eles certamente não esperavam.
Não tenho os dados em mãos, mas creio que a temperatura estava semelhante à China, nos 25ºC de pista. Parece que as novidades ajudaram e o Maldonado – que, inclusive, treinou sem Kers, disse que o circuito ajuda o carro da Williams. Então acho que temos que esperar Barcelona.
Julianne,
A McLaren não trouxe novidades para o carro? Hamilton foi ultrapassado por Rosberg e Button foi ultrapassado pelas duas Mercedes. Ou será que economizaram pneus? Não parece, pois do Q1 ao Q3 os tempos sempre diminuíram.
E as Renault, um tanto discretas, porém Petrov sempre foi mais rápido que o Heidfeld, teoricamente o piloto nº 1 da equipe.
Kobayashi largando do fundão… Vai fazer a tática do Webber na China e ultrapassar muita gente.
Trulli, até agora não entendi o que ele tanto reclama da dirigibilidade do carro. Só no carro dele? Tomou quase 1 seg do Kova.
Exato. Eles desenvolveram o muito o carro nas primeiras etapas e só devem ter novidades na Espanha.
Petrov tem um ótimo histórico na Turquia. Inclusive, ano passado, foi seu 1º Q3 e andou nos pontos até o finalzinho.
Sim, certamente vale a pena prestar atenção no que ele vai fazer lá de trás.
Trulli estava sem a asa traseira funcionando e, ao que parece, isso faz bastante diferença na Turquia. Agora, se são quase 9 décimos…
Aproveitando o assunto sobre a velocidade da pole, muita coisa melhorou, se olharmos quando se treinava com o combustível da corrida. Uma das melhores invenções, penso ter sido a divisão em três partes. A disputa da pole é um momento psicológica mágico, onde os pilotos buscam insanamente o limite, é mt bonito a disputa pelos décimos. Chegar a aberração do passado, onde existia os pneus de uma volta apenas, acho forçação, mas se separassem compostos apenas para a pole, seria mt mais prazeroso, pois o limite seria buscado. Quem sabe! Tudo bem que cortar gastos é interessante, mas será que alguns jogos a mais onerariam tanto assim a categoria? Penso que KERS e ATM fogem do padrão econômico.
Wagner,
Parece que a pressão por não errar ficou maior ainda, pois ninguém mais faz uma segunda tentativa com o mesmo jogo de pneus. A tensão parece da época do Senna saindo para a pole, faltando poucos segundos para o fim da classificação. Errou, dançou…
Entendo sua linha de pensamento, Wagner, mas acho fascinante as complicações que as regras atuais trazem para a classificação. Acho que o ponto negativo de toda essa luta com os pneus o fato de ser ainda mais difícil hoje tentar alguma coisa diferente se você não tem um carro bom – e é lógico que a obrigatoriedade de largar com o pneu com que se classifica pouco acrescentou e importa cada vez menos, uma vez que quase todos os sets são usados.
Sobre os gastos, as equipes divulgaram ontem que estão gastando cerca de 50% menos em relação ao final de 2008, e que o momento econômico está melhorando. Em outras palavras: daqui a pouco vão liberar.
Julianne,
Previsão do tempo? Possibilidade de chuva?
Vendo os comentários dos pilotos, um monte de gente reclamou que o carro estava diferente do período da manhã, só porque mudou a temperatura.
A chance de chuva muito pequena.
A impressão é de que ninguém domina 100% os Pirelli ainda, os carros estão bem sensíveis a mudanças.
Acho engraçado como as teorias conspiratórias da Ferrari vão e vêm. Fico imaginando se os problemas hidráulicos sofridos por Alonso, fossem no carro de Massa, o mundo acabaria. Assistindo o Sport TV, vieram com a conversa que Alonso estava estudando a telemetria de Massa; no site oficial, falaram que Smedley estaria acertando o carro de Massa separadamente! Ora, tudo isso para esconder os 4 a 0! Mais distorção impossível.
O pessoal do SporTV ficou realmente vendendo essa idéia sobre o Massa, discurso patriotista.
Não tem nada de errado, um piloto olhar a telemetria do outro e ver onde pode melhorar. Ter o recurso e não usar, não é sinal de superioridade… é de orgulho bobo.
Durante aquele treino, comentei sobre essas “informações” com gente bem mais bem informada que o ilustre comentarista e ouvi risadas como resposta. Não tem nada daquilo. Sobre o acerto, Massa melhorou quando foi no caminho de Alonso, ao menos é isso que foi divulgado. Olhar a telemetria é normal. Concordo com o Ricardo, seria burrice não olhar.
E, convenhamos, Massa andou na frente na China. E ponto. É ótimo para a confiança dele, ele precisava disso, mas não é nenhuma revolução. Ao menos por enquanto.
Julianne,
O chassis do Vettel é o mesmo da batida da 6ª Feira ou trocaram? A equipe fez um bom trabalho, pois a pole foi com folga.
A Kinky Kyle se refere ao modelo do carro deste ano ou apenas ao chassis que ele está utilizando? Pois se ele bater com força e destruir o chassis, podemos dizer que ele brigou feio com ela? A equipe pode processá-lo com base na Lei Maria da Penha ( rsrsrsrs )?
Eles divulgaram que não mudariam o chassi. No passado, quando ele trocou de carro, trocou de nome também.
Estava discutindo com o Ico qual o problema da Kyle com a chuva. Eu acho que é chapinha. Mas também não precisava destroçar a coitada! Maria da Penha nele, claro…
Então se olharmos a Williams do Maldonado, é “mulher de malandro”…
O que ela já tem de cicatriz…
Ele pega prisão perpétua, fácil fácil!
O mais engraçado desse discurso nacionalista, é que sem perceber, os narradores/comentaristas oficiais, jogam contra o brasileiro, afinal, sabemos que Alonso está entre os melhores pilotos da atualidade, mas a F1 não se resume apenas ao espanhol. Nesse caso, a fixação do alvo no companheiro de equipe, dramatiza ainda mais a situação quando vemos um 4 x 0. O enfoque ficaria mais justo, se colocassem Massa disputando contra 23 pilotos, seria mais realista e menos pesado. Ora, deixar Vettel, Hamilton, Rosberg, Button e cia. de fora, não me parece racional. Além do que, essa historinha de coitado, não cola, pois sabemos que a categoria é uma briga de foice no escuro,e os fracos psicologicamente, não chegam na categoria. Resumindo, restringir o foco, torna Massa ainda menos heróico!
Julianne,
No blog do Flávio Gomes, saiu a informação que o Reginaldo Lemes teria dito que a Williams teria no ano que vem o motor Renault.
Procede a novidade, ou boato?
Vou procurar saber. Se esquecer, me cobre!
A informação parece um tanto sem sentido.
Pois teriam que fazer uma grande mudança para adaptar o carro para o motor Renault e já em 2013 mudam de novo as regras para os motores turbo 4 cilindros.
Pra quem tem pouco dinheiro… É melhor aprimorar esse carro mesmo e ver se o conceito da traseira miniaturizada funciona.