Os dois inícios de ano da dupla Alonso e Massa na Ferrari viram o espanhol não conseguindo transformar em resultados suas classificações melhores. Tanto em 2010, quanto em 2011, Massa teve resultados melhores nas corridas, por vezes se aproveitando de erros, por outras por puro mérito. Mas justamente desde o GP da China de 2011 o vice-campeão de 2008 não consegue chegar à frente do companheiro em uma corrida, marca incrível para quem tem em seu currículo 11 vitórias na carreira.
Passar 13 voltas à frente, apenas por uma questão de estratégia diferente, e chegar apenas alguns segundos atrás, como na última prova, não pode servir como consolo. Afinal, se ficou claro nestes mais de 40 GPs ao lado de Alonso que Massa não tem bala na agulha para superar o espanhol com consistência, levar mais de meio segundo na classificação e somar menos de 5% dos pontos do companheiro após 4 etapas certamente também não está nos planos de alguém que não tem contrato para 2013.
2012 | Alonso | Massa |
Classificação | 4 | 0 |
Diferença média em classif. | -0.534 | |
Corrida (completadas) | 3 | 0 |
Abandonos | 0 | 1 (acidente) |
Voltas à frente | 202 | 13 |
2011 | ||
Classificação | 4 | 0 |
Diferença média em classif. | -0.335 | |
Corrida (abandonos) | 2 (0) | 2 (0) |
1 Comment
É evidente que Massa não é nem nunca foi um superpiloto como Alonso, mas a extraordinária queda de seu desempenho após a volta de seu terrível acidente permanece um mistério insondável, até porque chegou a liderar o campeonato logo após o seu retorno, inclusive conseguindo classificações à frente de Alonso em treinos. O “faster than you” prova que, pelo menos, Alonso teria muito trabalho para ultrapassá-lo. Será que tudo se resume e se resumiu sempre aos pneus, apenas e tão somente?