F1 Lutas entre companheiros: gangorra na Red Bull - Julianne Cerasoli Skip to content

Lutas entre companheiros: gangorra na Red Bull

Uma das grandes surpresas deste início de temporada na verdade é mais uma questão de costume. Depois de dois anos equilibrados dentro da Red Bull, com vantagem para Vettel, o alemão simplesmente trucidou Webber na temporada passada. Confiança com o título, apoio da equipe? Pode ser, mas as primeiras corridas deste ano indicaram que a diferença teve muito da excelente adaptação do piloto ao sistema de escapamento soprado do RB7 e sua capacidade de usar isso com perfeição em uma volta lançada. E já sabemos como os Pirelli abençoam quem larga na ponta.

O ano de 2012 começou com Webber fazendo 3 a 0 no companheiro. E sabemos que isso também não é a regra. Enquanto isso, Vettel sofria com os pneus mais macios, chegando até a classificar com os médios. Finalmente com o carro do jeito que queria após Newey fazer uma pequena modificação no direcionamento dos gases do escapamento, fez a pole, a 0s215 do companheiro. Se isto novamente será ou não a regra depende tanto do desempenho da Red Bull daqui em diante, quanto da performance de Webber em classificações. Afinal, andar no meio do pelotão com um dos carros tradicionalmente mais lentos de reta não é moleza. Para nenhum dos dois.

2012 Vettel Webber
Classificação 1 3
Diferença média em classif. +0s076  
Corrida (completadas) 2 2
Abandonos 0 0
Voltas à frente 180 47
2011    
Classificação 4 0
Diferença média em classif. -0.593  
Corrida (abandonos) 4 (0) 0 (0)

2 Comments

  1. Ainda mais quando nesse meio pelotão de HOJE tem feras pra tudo que é lado. . .

  2. Julianne,
    Sei que está fora do assunto deste post, mas achei impressionante o que disse o Engenheiro Ricardo Penteado em sua entrevista ao Totalrace sobre a questão dos testes e acertos dos carros. Diria que os pilotos hoje apenas “administram”, com a sua pilotagem, o que os engenheiros de antemão já sabem: a maior parte das informações vem mesmo dos computadores. Como desconfiava há bastante tempo, os pilotos já não são tão fundamentais no desenvolvimento e acerto dos carros. Excelente e esclarecedora a entrevista.


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