F1 Mais um troféu para Vettel e os recordes de pontuação da atualidade #CanadáFacts - Julianne Cerasoli Skip to content

Mais um troféu para Vettel e os recordes de pontuação da atualidade #CanadáFacts

Compensando 2011

Sebastian Vettel adicionou mais um circuito para seu hall de vitórias com a conquista no GP do Canadá. Agora, alemão só não venceu em casa – tanto, em Nurburgring, onde a corrida será realizada em 2013, quanto em Hockenheim, que deve voltar a ser o palco da prova ano que vem – na Hungria e nos Estados Unidos, onde correu por duas vezes. Assim, Vettel se igualou a Alain Prost, que venceu 18 GPs diferentes. O recorde é de Michael Schumacher, com 22.

De quebra, com a conquista no Canadá, o tricampeão está a três de empatar com Fernando Alonso, que tem pouco menos de 100 GPs a mais na carreira. Curiosamente, o espanhol não venceu em cinco países do atual calendário (Bélgica, Estados Unidos, Índia, Abu Dhabi e Brasil).

Porém, em todos esses lugares Alonso já foi ao pódio – assim como Vettel também tem troféus dos países em que não venceu. O espanhol conquistou o 90º no Canadá e está em terceiro na lista de todos os tempos, a 16 de Alain Prost e a longínquos 65 de Schumacher.

Voltando a Vettel, o alemão agora é o único a ter completado todas as 441 voltas da temporada, depois de ter dado uma volta em todos menos quatro pilotos, o que não acontecia desde o GP do Brasil de 2011.

O alemão só perdeu a posição quando fez o primeiro pit stop antes de Lewis Hamilton, que colocou a Mercedes em primeiro lugar pela décima corrida seguida. Com o terceiro lugar, o inglês conseguiu se livrar da fama de 8 ou 80 em Montreal: havia vencido em 2007, 2010 e 2012 e batido em 2008 e 2011. Em 2009, não houve GP do Canadá. Hamilton ainda manteve sua marca de nunca ter sido superado por um companheiro na classificação canadense, mesmo estando em desvantagem em relação a Nico Rosberg nas três provas anteriores.

Dois jovens chamaram a atenção no final de semana: Jean-Eric Vergne, que conquistou, com o sexto lugar, o melhor resultado da Toro Rosso desde o GP do Brasil de 2008, quando Vettel foi quarto; e Valtteri Bottas, que se classificou em terceiro.

Nos últimos 20 anos, quatro estreantes tiveram um resultado semelhante por uma equipe que não chegou ao pódio naquela temporada – e não parece que a Williams, em seu pior ano na história, terá um top 3 até o final do ano. Foram eles: Nico Hulkenberg (pole no Brasil, em 2010), Nico Rosberg (terceiro na Malásia, em 2006) e Heinz-Harald Frentzen (terceiro no Japão, em 1994).

Relativizando os recordes de pontos

Última prova da sequência de Schumi nos pontos foi primeira vitória de Kimi na F-1 - e primeiro dos 90 pódios de Alonso

Mesmo com um final de semana para esquecer, Kimi Raikkonen igualou o recorde de Schumacher de 24 provas nos pontos. A marca é impressionante, mas temos de lembrar que o regulamento de hoje facilita esse tipo de feito, pois nos tempos que o recorde do alemão foi estabelecido, só se pontuava até o sexto.

Uma comparação nos resultados mostra que os resultados de Schumacher, em uma época de domínio da Ferrari, são mais significativos e mostram uma impressionante confiabilidade do carro italiano em tempos sem restrições em motores e câmbios. Raikkonen teve sete resultados fora dos seis primeiros neste período de 24 GPs. Ou seja, contando a sequência de top 6, o máximo que Kimi conseguiu foram nove provas.

Posição Raikkonen Schumacher
2 14
6 6
3 1
0 2
3 0
3 1
2 0
1 0
2 0
10º 2 0

A sequência de Schumacher começou no GP da Hungria de 2001 e terminou no GP da Malásia de 2003 – logo após do regulamento distribuir pontos aos oito primeiros. Na prova seguinte, no Brasil, o alemão bateu. Nessa mesma época, mas começando em 1999, a Ferrari estabeleceu o maior número de provas seguidas nos pontos (55), outro recorde que foi batido graças ao novo sistema de pontuação. A sequência de 64 provas da McLaren no top 10 caiu no GP do Canadá depois de mais de três anos, desde a prova de abertura do campeonato de 2010. Quem também vem numa maré negativa é a Sauber, que abandonou com ambos os carros pela primeira vez desde o GP da Itália de 2011.

A Ferrari tem chances de retomar a ponta na sequência de provas pontuando, pois atualmente tem 55, sendo a primeira delas o GP da Alemanha de 2010. A marca pode ser batida em Abu Dhabi.

Com relativamente mais provas no calendário e a maior confiabilidade, outro tipo de recorde batido mais facilmente hoje é o de voltas completadas. No Canadá, Jenson Button chegou às 12.445 voltas, superando David Coulthard para se tornar o terceiro da lista, que é liderada por Michael Schumacher (16.825) e Rubens Barrichello (16.631). Também em Montreal, Felipe Massa se tornou o 11º na história a passar das 10.000 voltas. Além dele e do inglês, estão na lista Fernando Alonso (11.311) e Mark Webber (10.327) entre os pilotos em atividade.

11 Comments

  1. Acho que não dá para comparar muito friamente essa estatística da sequência de pontos em GPs. Como tu mesmo falaste, quando Schumacher conquistou este feito, tinha o melhor carro do grid. Enquanto, hoje, o Raikkonen chega a fazer milagres como em Mônaco para garantir pontos para a Lotus.

  2. A sequência do Schumacher foi conseguida depois que a Ferrari lhe deu o melhor carro e confiabilidade total. Muito fácil. Basta comparar a porcentagem de quebras e falhas mecânicas do Schumacher de 2001 a 2003 contra qualquer outro piloto.

    • Rodrigo Dias

      E

      Calixto Erico

      A não ser que todos os pilotos guiassem nos mesmos trilhos (mesma temporada, mesmo carro, mesma idade, mesma pontuação e etc.), todas as estatísticas dependem de “condições”.

      Olhando por está ótica, podemos desmerecer cada uma delas.
      (porém, a meu ver, nenhuma estatística deve ser desmerecida, afinal, é uma estatística)

  3. Ju,

    Levando-se em consideração os top 10, o Schumacher teria mais provas na sequencia dentre os 10 primeiros colocados? Vc escreveu que a sequencia dele acabou no Brasil, numa batida. E antes da Hungria 2001?

    Abs!

      • hahaha

        Ou seja, mesmo com a alteração da regra de pontuação, não deixa de ser impressionante a regularidade do finlandês. Além de uma boa dose de sorte, sem problemas mecânicos, sem se meter em confusões e mesmo sem o melhor carro do grid, numa época muito mais equilibrada entre os construtores e pilotos.

        Grosjean que o diga.

        Abraço!

  4. O mais incrível desta Lotus é a resistência do carro. É quase um trator .

  5. Pedido de matéria: Uma materiazinha sobre o desenvolvimento das equipes e pilotos na pausa de inverno (europeu) viria bem a calhar, hein Ju? Leitor chato é fod# né? huashuashuas…

    E desculpe, esqueci que com você não tem materiazinha.

    • Na pausa de agosto? As equipes ficam fechadas por boa parte do tempo, pelo menos é esse o acordo. O desenvolvimento de agosto está sendo pensado agora, na verdade.

      • Sim, sim… Mas uma matéria de como foi a primeira parte do ano, os erros e acertos, destaques…. sua visão da primeira parte da temporada, entende…

        • Ah, claro! Farei isso durante a pausa.


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