Principalmente depois do GP da Turquia, que teve seu recorde de número de ultrapassagens aumentado na edição de 2011 em mais de quatro vezes, estava claro que este seria um ano sem precedentes no quesito na história da F-1. E, de fato, o resto da temporada não deixou dúvidas: foram 1152 manobras no total, sendo que o recorde anterior – só há registros confiáveis das últimas 30 temporadas – era de 666, de 1984.
O pacote DRS + Kers, com participação inestimável dos Pirelli, cumpriu sua função. No entanto, o domínio não apenas de Sebastian Vettel, como também uma certa monotonia nas seis primeiras posições, ocupadas salvo algum tropeço por Red Bull, McLaren e Ferrari, mostram que o problema, que de fato existia, do baixo número de ultrapassagens não era a explicação para a vantagem dos melhores carros. Em um campeonato também de construtores, como o da F-1, isso está intrínseco nos valores do esporte.
Ao invés de corridas com resultados malucos, as ultrapassagens aumentaram a gama de estratégias, da mesma maneira que deixaram de premiar corridas defensivas. Mesmo assim, performances como a de Massa na Austrália, Vettel em Mônaco e Schumacher em Monza deram um gostinho de como uma boa retranca pode acabar com a corrida de alguém.
Provas | Ultrapassagens | Dupla DRS | Chuva | Compostos |
Austrália | 29 | Macio/Duro | ||
Malásia | 63 | Macio/Duro | ||
China | 85 | Macio/Duro | ||
Turquia | 126 | Macio/Duro | ||
Espanha | 90 | Macio/Duro | ||
Mônaco | 28 | Supermacio/Macio | ||
Canadá | 125 | x | x | Supermacio/Macio |
Europa | 42 | x | Macio/Médio | |
Grã-Bretanha | 28 | x | Macio/Duro | |
Alemanha | 52 | Macio/Médio | ||
Hungria | 54 | x | Supermacio/Macio | |
Bélgica | 91 | Macio/Médio | ||
Itália | 43 | x | Macio/Médio | |
Cingapura | 54 | Supermacio/Macio | ||
Japão | 75 | Macio/Médio | ||
Coreia | 45 | x | Supermacio/Macio | |
Índia | 27 | x | Macio/Duro | |
Abu Dhabi | 64 | x | Macio/Médio | |
Brasil | 30 | Macio/Médio |
O curioso dos dados é que, das cinco provas com menor número de ultrapassagens, apenas uma foi projetada pelo homem tido como o destruidor de corridas, Hermann Tilke, na Índia. Mônaco e Silverstone ficam empatadas em segundo lugar, com Melbourne e Interlagos logo atrás.
E há uma explicação para o insucesso de Buddh, reconhecida pela Pirelli: com medo de um desastre por não ter dados suficientes sobre o asfalto, a marca italiana foi extremamente conservadora na escolha dos compostos – macio e duro – o que, ao mesmo tempo em que contribuiu decisivamente para um GP insosso, escancarou a contribuição da degradação acelerada dos pneus de 2011 à emoção das provas.
De uma forma ou de outra, parece que a combinação DRS/Kers/Pirelli favorece os Tilkódromos – tanto, que funcionou até demais no melhor deles, o de Istambul. Nestas pistas, que haviam sido desenhadas para criar oportunidades de troca de posição, mas que não vinham, em sua maioria, cumprindo o prometido, esse pacote deu o empurrãozinho que faltava. É lógico que se trata de circuitos mais novos, o que mascara os números absolutos, mas os saltos foram consideráveis.
Ao mesmo tempo, em alguns circuitos em que tradicionalmente as manobras eram difíceis, as novidades não causaram o mesmo impacto. Sobretudo em Silverstone e Interlagos, que praticamente mantiveram o número de ultrapassagens em relação ao ano passado.
Apesar de Mônaco figurar entre os três piores, o GP de 2011 foi o mais movimentado desde 1993. O sexto colocado nessa lista é o GP da Itália, mas a edição deste ano também foi a que teve mais trocas de posição desde 1986. Aliás, das 19 provas da temporada, 14 bateram seu recorde histórico – apenas Melbourne, Mônaco, Silverstone, Monza e Brasil viveram mais emoções no passado.
Ultrapassagem por carro
Carrro |
Ganha |
Perdida |
Saldo |
Red Bull |
96 |
25 |
+71 |
McLaren |
141 |
43 |
+98 |
Ferrari |
102 |
60 |
+42 |
Mercedes GP |
121 |
93 |
+28 |
Renault |
105 |
116 |
-11 |
Williams |
118 |
109 |
+9 |
Force India |
114 |
93 |
+21 |
Sauber |
139 |
128 |
+11 |
Toro Rosso |
138 |
103 |
+35 |
Lotus |
41 |
146 |
-105 |
HRT |
17 |
102 |
-85 |
Virgin |
20 |
134 |
-114 |
Ultrapassagem por posição ganha
Posição |
Ultrapassagens |
1º |
15 |
2º |
20 |
3º |
42 |
4º |
41 |
5º |
43 |
6º |
57 |
7º |
60 |
8º |
53 |
9º |
69 |
10º |
73 |
11º |
74 |
12º |
70 |
13º |
69 |
14º |
61 |
15º |
74 |
16º |
67 |
17º |
66 |
18º |
55 |
19º |
55 |
20º |
43 |
21º |
25 |
22º |
16 |
23º |
4 |
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