F1 Quando acaba o contrato dos pilotos - Julianne Cerasoli Skip to content

Mercado de pilotos da F1: Quando acaba o contrato de cada piloto

Apenas duas equipes, McLaren e Aston Martin, seguiram com as mesmas duplas de pilotos entre 2024 e 2025. Mas será que vem um período de estabilidade por aí? O sobe e desce de equipes por conta do novo regulamento de 2026 e a busca dos grandes pilotos por grandes carros indica que não.

Aliás, pelo cenário atual, dá para dizer que 2026 pode ser o novo 2024, com muita movimentação na dança das cadeiras da F1.

Nico Hulkenberg, Haas: O alemão de 36 anos até brincou que teve seu contrato renovado, mas o normal em anos de mercado tão aberto é que vagas como a da Haas demorem mais para serem definidas. É justo dizer que a experiência de Mazepin e Mick Schumacher fez Gene Haas passar a torcer o nariz para pilotos pouco experientes, então não seria algo de outro mundo pensar em uma renovação. Até porque Hulkenberg correspondeu na pista.

Pilotos com contrato até o final de 2025

George Russell, Mercedes: O acordo de Russell ia até o final de 2024 e foi estendido por mais um ano ainda em 2023. O inglês está se preparando para tornar-se o líder da Mercedes agora que Hamilton está de saída, mas sabe que o time tem grandes esperanças no jovem Kimi Antonelli, que ainda está na F2. 

Andrea Kimi Antonelli, Mercedes: O contrato do italiano para correr na equipe de F1 da Mercedes é de um ano, mas ele também tem um vínculo com a marca alemã que vai além disso, a fim de evitar que rivais cresçam o olho para cima de um piloto que é visto como um grande talento do futuro.

LEIA TAMBÉM: Como funciona a câmera que fica dentro do capacete do piloto

Liam Lawson, Red Bull: O neozelandês tem a chance de andar em um carro de ponta logo em sua primeira temporada completa, depois de substituir Daniel Ricciardo no final de 2023 e 2024. Mas, bem ao estilo Red Bull, seu contrato é de apenas um ano.

Isack Hadjar, Racing Bulls: O francês , vice-campeão da F2 em 2024, faz sua estreia na Fórmula 1 em 2025 com a pressão de um contrato que vai até o final da temporada, com a Red Bull tendo a opção de renovar ou não, prendendo-o ao programa.

Jack Doohan, Alpine: Há quem diga que o contrato do australiano, na verdade, não vai até o final de 2025. O acordo foi fechado em julho para evitar que Doohan fosse automaticamente liberado de seu acordo com a Alpine, mas seria de apenas cinco ou seis GPs, dependendo de seu rendimento.

Pilotos com contrato até o final de 2026

Lewis Hamilton, Ferrari: Não sabemos se essa é exatamente a extensão do contrato de Lewis Hamilton com a Ferrari. O anúncio feito no início de 2024 é de que o inglês ficará em Maranello por mais de uma temporada, começando em 2025. Ele atualmente está na Mercedes, equipe com a qual assinou uma renovação de 1 + 1 em 2023. Então ele vai cumprir o primeiro ano dessa extensão e exerceu a opção de sair em 2025, ficando livre para assinar com o time italiano.

Fernando Alonso, Aston Martin: Ele fará 43 anos quando seu contrato atual terminar no final deste ano, e garante que está mais bem preparado fisicamente do que nunca. O que pesa, diz ele, são os dias fora de casa e a dificuldade de conciliar outras atividades. Mas nada que uma proposta em um projeto que ele julgue ser vencedor não resolva.  

Lance Stroll, Aston Martin: O canadense foge das perguntas sobre sua real situação contratual. Ele estará na F1 enquanto seu pai der as cartas na equipe e ponto final? Desde que ele entrou na F1, pela Williams em 2017, foi assim, com a renovação de seu contrato sendo anunciada anualmente. Atualmente, a Aston Martin tem mais sócios minoritários e um grande aporte da petrolífera Aramco, mas o controle ainda é de Lawrence Stroll.

Oscar Piastri, McLaren: O australiano virou alvo de briga judicial entre McLaren e Alpine antes mesmo de sua primeira corrida e teve seu contrato renovado antes mesmo do final de seu primeiro ano. Aos 22 anos, ele já é um piloto muito observado pelos rivais do time laranja e não é de se duvidar que alguém tente tirá-lo de Woking antes do final de 2026.

Yuki Tsunoda, Racing Bulls: O japonês pagou por ter subido muito rapidamente à Fórmula 1, e os engenheiros da ex-AlphaTauri explicam que ele demora para entender o que está fazendo para ser rápido, daí sua inconsistência. Mas ele apresentou uma evolução tão grande em 2024 que a Red Bull correu para renovar seu contrato que, pelo que indicou o japonês em entrevistas, vai até o final de 2026.

Pierre Gasly, Alpine: O francês, que inicia seu terceiro ano com a Alpine em 2025, anunciou a extensão de seu contrato com a equipe em junho de 2024, confirmando que ficará em Enstone até pelo menos o final da temporada 2026, ou seja, estará por lá quando o time fizer a transição do motor Renault para o Mercedes.

Esteban Ocon, Haas: O francês assinou por dois anos com o time norte-americano depois de se ver sem espaço na Alpine. Esse é um momento interessante na Haas, com maior estabilidade financeira e uma parceria com a Toyota.

Oliver Bearman, Haas: O estreante britânico mais jovem da história da F1 tem vínculo com a Ferrari e assinou para ser titular da Haas até o final de 2026. Ele faz sua primeira temporada completa depois de disputar três corridas em 2024 como reserva.

LEIA TAMBÉM: Como é o treino físico de um piloto de F1

Carlos Sainz, Williams: Sem lugar na Ferrari depois da chegada de Hamilton, Sainz teve que dar um passo atrás e assinar com a Williams, que em troca lhe deu a flexibilidade de permitir sua saída caso um time grande queira seus serviços. Caso contrário, ele fica na Willliams pelo menos até o final de 2026.

Alex Albon, Williams: O tailandês assinou a extensão de seu contrato com a Williams em maio e fica pelo menos até o final de 2026, tendo pela primeira vez um companheiro de equipe à altura no time inglês.

Nico Hulkenberg, Sauber/Audi: O alemão assinou com a Sauber para fazer parte do projeto da Audi a partir de 2026, em um contrato que foi anunciado como “multianual” e que vai pelo menos até o final de 2026.

Gabriel Bortoleto, Sauber/Audi: O piloto que leva o Brasil de volta ao grid para uma temporada completa pela primeira vez desde 2017 também, a exemplo de Hulkenberg, assinou um contrato para ser piloto Audi, por “múltiplos anos”, e ficará na equipe pelo menos até o final de 2026.

Pilotos com contrato até o final de 2027

Lando Norris, McLaren: O inglês assinou a extensão de seu contrato pouco antes do início da temporada 2024, fechando a porta a uma possível transferência para a Red Bull. Seu contrato anterior ia até o final de 2025, e a extensão foi plurianual. Então, ele fica na McLaren até pelo menos o final de 2027 se o atual acordo for respeitado. 

Charles Leclerc, Ferrari: O monegasco é outro piloto que não divulgou a exata duração de seu contrato, renovado no começo de 2024. Ele seria até 2027 com a possibilidade de renovação até 2029. Esse tipo de contrato bastante longo mostra que Leclerc é a aposta a longo prazo da Ferrari, ao mesmo tempo em que eles contrataram a estrela Hamilton, então será uma dinâmica interessante de se acompanhar.

Pilotos com contrato até o final de 2028

Max Verstappen, Red Bull: Esse contrato bastante longo foi assinado ainda no início de 2022, antes do acordo vigente do holandês expirar. Então na verdade foi uma renovação de três anos, começando a valer em 2024, com a opção de mais dois. Essa foi uma demonstração de confiança de Verstappen, bem cedo, no ousado projeto da Red Bull de fazer seu próprio motor a partir de 2026. No entanto, está claro que o holandês está de olho no cenário. Ele conversou com a Mercedes em 2024 e é alvo claro da Aston Martin para, no mínimo, 2027.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicione o texto do seu título aqui