F1 Quando acaba o contrato dos pilotos - Julianne Cerasoli Skip to content

Mercado de pilotos da F1: Quando acaba o contrato de cada piloto

O mercado de pilotos da Fórmula 1 está agitado com mais da metade do grid com contratos válidos até o final de 2024 e a ida de Lewis Hamilton para a Ferrari confirmada para 2025. Enquanto isso, Max Verstappen tem contrato com a Red Bull até 2028 e Charles Leclerc também está comprometido com a Scuderia por várias temporadas.

Pilotos com contrato até o final de 2024

Sergio Perez, Red Bull: O mexicano assinou por dois anos ainda em 2022 e se manteve na equipe mesmo com muitas especulações após um campeonato em que ele não conseguiu se entender tanto com o carro quanto Verstappen, especialmente a partir do Azerbaijão. 

Agora, ele se diz um “espectador” no mercado de pilotos e busca mais consistência nos resultados para convencer a Red Bull de que é o piloto certo para garantir o mundial de construtores.

Carlos Sainz, Ferrari: O plano do espanhol era começar 2024 já sabendo para quem pilotaria no ano seguinte, o que foi atrapalhado pela confirmação de que Lewis Hamilton ficará com seu lugar. Ele é bem cotado no mercado, valorizado pelo profissionalismo e pelo bom retorno que dá aos engenheiros, mas tem que fazer uma escolha difícil, com uma temporada até a mudança de regulamento de 2026, que deve chacoalhar o grid.

LEIA TAMBÉM: Como funciona a câmera que fica dentro do capacete do piloto

Fernando Alonso, Aston Martin: Ele fará 43 anos quando seu contrato atual terminar no final deste ano, e garante que está mais bem preparado fisicamente do que nunca. O que pesa, diz ele, são os dias fora de casa e a dificuldade de conciliar outras atividades. Mas nada que uma proposta em um projeto que ele julgue ser vencedor não resolva.  

Lance Stroll, Aston Martin: O canadense foge das perguntas sobre sua real situação contratual. Ele estará na F1 enquanto seu pai der as cartas na equipe e ponto final? Desde que ele entrou na F1, pela Williams em 2017, foi assim, com a renovação de seu contrato sendo anunciada anualmente. Atualmente, a Aston Martin tem mais sócios minoritários e um grande aporte da petrolífera Aramco, mas o controle ainda é de Lawrence Stroll.

Esteban Ocon, Alpine: O francês teve a estabilidade que sempre buscou em sua carreira quando assinou um contrato de três anos em 2021. Mas é justo dizer que a Alpine não cresceu tanto quanto ele gostaria, e ele pode tentar usar as ligações que ainda tem com a Mercedes para buscar uma vaga melhor em 2025.

Pierre Gasly, Alpine: O francês quer usar esse ano para melhorar suas performances agora que já se acostumou à nova equipe depois de anos dentro da “família” Red Bull. É um piloto que certamente estará de olho em oportunidades no mercado, mas que sabe que não há muitas vagas abertas acima da Alpine no grid.

Alex Albon, Williams: Existem incertezas em relação à real situação do contrato de Albon. O anúncio feito em 2022 foi de uma extensão “plurianual”. O mais provável é que o acordo seja de 2+1, ou seja, dois anos garantidos com a possibilidade de renovação automática por mais um. E o que determina essa renovação automática não é conhecido (geralmente é a pontuação ou posição no campeonato após a primeira metade). O tailandês cresceu muito nesta passagem pela Williams e o chefe James Vowles tenta convencê-lo a ficar a médio prazo. Mas seu nome está forte no mercado.

Logan Sargeant, Williams: Último piloto do grid a ter sua vaga para 2024 confirmada, Sargeant chegou ‘verde’ à F1 e viveu meses de especulação. Ele aposta em uma melhor preparação física e na experiência do ano de estreia pa.

Yuki Tsunoda, RB: O japonês pagou por ter subido muito rapidamente à Fórmula 1, e os engenheiros da ex-AlphaTauri explicam que ele demora para entender o que está fazendo para ser rápido, daí sua inconsistência. Mas eles acreditam em Yuki e, mais importante, a Honda acredita que ele pode ser desenvolvido para, quem sabe, entrar no projeto da Aston Martin-Honda em 2026.

Daniel Ricciardo, RB: O australiano voltou ao grid no meio do ano passado, no lugar de Nyck de Vries, e teve seu contrato renovado mesmo com pouco tempo para mostrar serviço devido a uma fratura na mão. A Red Bull vê o valor técnico e também o valor comercial de Ricciardo, colocando-o como um candidato para o time principal. Mesmo se não houve uma vaga na Red Bull, se andar bem nesta temporada, Ricciardo também passa a ser uma alternativa interessante para outros times.

LEIA TAMBÉM: Como é o treino físico de um piloto de F1

Zhou Guanyu, Sauber: O chinês finalmente vai correr em casa, com a volta do GP da China, e começa sua terceira temporada na F1 já dizendo que seu objetivo é se segurar no grid. Zhou não é mau piloto, mas ainda não mostrou o suficiente a ponto de se candidatar como uma opção forte para a Audi, que já vai estar pensando em formar sua dupla em 2026, antes de dar nome ao time em 2026.

Valtteri Bottas, Sauber: O finlandês assinou por três temporadas quando saiu da Mercedes para construir o projeto da então Alfa Romeo e algumas coisas mudaram no meio do caminho. O time fechou com a Audi e agora ele deve sondar internamente para entender se faz parte dos planos a médio prazo ou encontrar outra alternativa para permanecer no grid.

Nico Hulkenberg, Haas: O alemão de 36 anos até brincou que teve seu contrato renovado, mas o normal em anos de mercado tão aberto é que vagas como a da Haas demorem mais para serem definidas. É justo dizer que a experiência de Mazepin e Mick Schumacher fez Gene Haas passar a torcer o nariz para pilotos pouco experientes, então não seria algo de outro mundo pensar em uma renovação. Até porque Hulkenberg correspondeu na pista.

Kevin Magnussen, Haas: A situação é parecida com Magnussen, piloto que Gene pessoalmente indicou para a vaga de Mazepin. Pelo menos em 2023, ele teve um bom campeonato, com toques de azar no meio do caminho, mas foi menos consistente que Hulkenberg.

Pilotos com contrato até o final de 2025

George Russell, Mercedes: O acordo de Russell ia até o final de 2024 e foi estendido por mais um ano ainda em 2023. O inglês está se preparando para tornar-se o líder da Mercedes agora que Hamilton está de saída, mas sabe que o time tem grandes esperanças no jovem Kimi Antonelli, que ainda está na F2. 

Pilotos com contrato até o final de 2026

Lewis Hamilton, Ferrari: Não sabemos se essa é exatamente a extensão do contrato de Lewis Hamilton com a Ferrari. O anúncio feito no início de 2024 é de que o inglês ficará em Maranello por mais de uma temporada, começando em 2025. Ele atualmente está na Mercedes, equipe com a qual assinou uma renovação de 1 + 1 em 2023. Então ele vai cumprir o primeiro ano dessa extensão e exerceu a opção de sair em 2025, ficando livre para assinar com o time italiano.

Oscar Piastri, McLaren: O australiano virou alvo de briga judicial entre McLaren e Alpine antes mesmo de sua primeira corrida e teve seu contrato renovado antes mesmo do final de seu primeiro ano. Aos 22 anos, ele já é um piloto muito observado pelos rivais do time laranja e não é de se duvidar que alguém tente tirá-lo de Woking antes do final de 2026.

Pilotos com contrato até o final de 2027

Lando Norris, McLaren: O inglês assinou a extensão de seu contrato pouco antes do início da temporada 2024, fechando a porta a uma possível transferência para a Red Bull. Seu contrato anterior ia até o final de 2025, e a extensão foi plurianual. Então, ele fica na McLaren até pelo menos o final de 2027 se o atual acordo for respeitado. 

Charles Leclerc, Ferrari: O monegasco é outro piloto que não divulgou a exata duração de seu contrato, renovado no começo de 2024. Ele seria até 2027 com a possibilidade de renovação até 2029. Esse tipo de contrato bastante longo mostra que Leclerc é a aposta a longo prazo da Ferrari, ao mesmo tempo em que eles contrataram a estrela Hamilton, então será uma dinâmica interessante de se acompanhar.

Pilotos com contrato até o final de 2028

Max Verstappen, Red Bull: Esse contrato bastante longo foi assinado ainda no início de 2022, antes do acordo vigente do holandês expirar. Então na verdade foi uma renovação de três anos, começando a valer em 2024, com a opção de mais dois. Essa foi uma demonstração de confiança de Verstappen, bem cedo, no ousado projeto da Red Bull de fazer seu próprio motor a partir de 2026.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise
Redes Sociais
As últimas
Navegue no Site

Adicione o texto do seu título aqui