F1 O que aconteceu após as mudanças de regras de 2005 na F1 - Julianne Cerasoli Skip to content

O que aconteceu após as mudanças de regras de 2005 na F1

As regras de 2005 na F1 fizeram a Renault e a McLaren crescerem

Entender qual o ponto de partida mais central para fazer o carro mais rápido possível com o conjunto de regras à disposição. Julgar quando abandonar o projeto anterior para focar na novidade. Procurar brechas e achar soluções que os outros demorarão meses para descobrir. É isso que todas as equipes estão buscando às vésperas de colocar os carros na pista após mais uma extensa alteração de regulamento técnico na Fórmula 1. Era essa, também a prioridade nas mudanças de regras de 2005 na F1.

Nas últimas três mudanças que chacoalharam o grid, a Renault saiu em vantagem em 2005, a Brawn surpreendeu mas foi a Red Bull que realmente ‘mudou de vida’ em 2009 e a Mercedes fez os demais comer poeira em 2014. O que estes times enxergaram e onde os demais falharam?

Nesta série de 3 posts, vamos entrar no túnel do tempo e aquecer os motores pelo que está por vir.

Quais foram as mudanças de regras de 2005 na F1

  • Utilização de apenas um jogo de pneus para a classificação e a corrida
  • Motores com duração de dois GPs (o dobro em relação a 2014)
  • Asa traseira posicionada 150mm adiante em relação ao centro do carro e o difusor ficou mais baixo.
  • Os bicos ficaram 50mm mais altos também fizeram parte do pacote que reduziu em 25% o downforce.

A temporada de 2005 marcou o fim da era de domínio de Schumacher e Ferrari de uma maneira abrupta, como poucas vezes se viu: após vencer 15 das 18 provas de 2004, a Scuderia só conquistou uma vitória em 2005. E foi justamente em Indianápolis, quando correu sozinha com as Jordan e Minardi.

Porém, a grande explicação para a queda do time italiano não esteve nas mudanças aerodinâmicas, e sim na obrigatoriedade dos pilotos usarem o mesmo jogo de pneus durante toda a classificação e corrida, algo que minou a supremacia da Bridgestone. Em tempos de guerra de fabricantes de pneus, diferenças como esta eram decisivas. E a queda de um time tão poderoso na temporada anterior é prova de como a borracha é fundamental para o desempenho de um carro de F1.

Por que as regras não funcionaram totalmente

Na parte aerodinâmica, as novas dimensões visavam permitir que um carro seguisse o que fosse à frente mais facilmente. Porém, como o downforce geral foi reduzido com as novas normas, as equipes se utilizaram de apêndices aerodinâmicos em outras regiões para voltar ao números anteriores. E isso dificultou ainda mais as ultrapassagens.

Mas essa recuperação rápida dos times aconteceu em uma época na qual os testes de pista eram praticamente ilimitados, e o uso de túnel de vento não tinha nenhuma restrição. Era possível usar escalas de tamanho real e vários equipamentos ao mesmo tempo. Ou seja, os carros de 2005 foram desenhados e desenvolvidos em um ritmo muito mais rápido do que os atuais.

Curiosamente, uma das soluções que ajudaram na recuperação do downforce foram os amortecedores de massa. Esse foi o pulo do gato descoberto pela Renault e que foi considerado ilegal em meados da temporada seguinte. O mesmo conceito foi revisitado pela Mercedes em 2014 no que foi chamado de suspensão FRIC (e novamente proibido logo depois), mas que continua sendo usado a pleno vapor pelos alemães e pela Red Bull, ressurgindo com o nome de HPC (Hydraulic Pitch Control).

7 Comments

  1. Seria legal incluir também o impacto nos tempos de volta

  2. Que bela foto desse post!
    Tomara que a McLaren venha realmente de laranja esse ano, pois há um excesso de preto e prata nesse grid, por isso que a Manor fará muita falta!
    ” (e novamente proibido logo depois), mas que continua sendo usado a pleno vapor pelos alemães e pela Red Bull”
    Como assim continuam usando algo que já foi proibido? Só pq mudou de nome?
    Abraços pros meninos e beijos pras meninas!

    • Quando existe uma proibição, ela é feita por meio de um texto específico. Porém, a compreensão de como determinada tecnologia funciona faz com que as equipes encontrem maneiras de driblar o regulamento, como ocorreu diversas vezes com o chamado escapamento soprado até a FIA finalmente colocar o escapamento bem longe do difusor em 2014.

  3. Na minha opinião a mudança no regulamento de 2002 pra 2003 foi mais impactante do que esse de 2005, mas foi uma mudança muito mais no andamento das corridas do que no carro em si,

  4. Acho que esse ano teremos a volta da Mclaren ao pelotao da frente, segundo publicaçoes do brmotorsport eles usaram boa parte da segunda metade da temporada passada testando soluções para esta temporada. Isso procede JU ?

    • Todas as equipes com orçamento de médio para cima trabalharam muito em função do novo regulamento na segunda parte da temporada e este é apontado como um dos motivos para o domínio da Mercedes ter sido tão grande.
      Corrigindo a filosofia do motor, a Honda deve dar um passo importante. E não é por acaso que Alonso cobrou o pessoal da aerodinâmica, que não tem acertado a mão há algum tempo.

  5. Essa Renault… que pintura!
    Se eu fosse dono de equipe esse layout seria padronizado.


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