Após três corridas, os gráficos de pontuação dão uma ideia melhor do cenário que se desenha do que os malucos resultados das corridas. Algumas linhas consistentes começam a aparecer, como de Hamilton no Mundial de Pilotos e McLaren, Red Bull e Lotus (ainda que com pontuação mais baixa no momento) no de Construtores.
A tendência é que, ao longo da temporada, mesmo que com corridas apertadas, equipes com maior poderio técnico e pilotos com melhor conjunto se sobressaiam. Por isso este tipo de gráfico dará uma boa leitura da temporada ao longo do ano.
Separei as tabelas unindo os pilotos e equipes com pontuações mais próximas para facilitar a visualização. Clique nelas para ampliá-las.
5 Comments
Ju, vc já usou a calculadora de estratégia do James Allen?http://www.jamesallenonf1.com/race-strategy-calculator/
Não tinha visto, parece bem legal! Valeu pela dica
Ju,
O Webber chegou em quarto lugar nas 3 etapas, então acho que a curva dele deveria ser mais constante como a do Hamilton (essa curva dá a impressão que ele não fez pontos na Malásia).
Os gráficos estão muito legais, espaçosos (em alguns sites eles ficam achatados e congestos demais),
abç
Agora está ok, obrigada
A Mclaren vai conseguindo abrir vantagem da RBR, mas pelo carro que tem deveria estar com uma folga muito maior. Incrível é a Ferrari estar em terceira e literalmente sendo carregada nas costas pelo Alonso! Agora se a evolução da Mercedes for real e não apenas devido à característica da pista da China, essa terceira posição já era…
Ju,
Como sugestão, se no futuro você conseguir ajustar a cor do gráfico para coincidir com a cor predominante da equipe vai ficar mais intuitivo o entendimento. Se foi feito no excel, basta apontar para a linha e clicar com o botão direito e formatar a linha.
Abs.