A McLaren certamente terá de rever muita coisa ao final desta temporada. E, isso, mesmo que consiga virar contra a Ferrari e terminar pelo terceiro ano seguido com o vice de construtores, título que não conquista há mais de 10 anos. Um panorama complexo explica o cenário atual da equipe, que teve por duas vezes na temporada – no início e entre Hungria e Cingapura – o melhor carro: erros de acerto, estratégias engessadas, pit stops inconsistentes e vários apagões no desenvolvimento fazem com que arrumar a casa para o ano que vem não seja missão das mais simples.
É diferente, por exemplo, da realidade da Ferrari, que vem passando por uma profunda reestruturação nos últimos três anos, sob a batuta do ex-McLaren Pat Fry. Tanto, que a atuação da equipe durante os finais de semana está no nível de excelência atingido pela Red Bull nos últimos três anos. O problema, agora, é concentrado nos equipamentos para mensurar novas peças, algo que também parece afetar a Lotus.
No Mundial de Pilotos, Vettel aparece como uma flecha, usando com maestria sua capacidade de facilitar sua vida aos sábados, enquanto Raikkonen continua impressionando com sua consistência. Outro que cresceu muito é Massa, provavelmente fazendo até mais do que a Ferrari esperaria neste final de semana. Hulkenberg também aparece bem na hora certa: a exemplo do que ocorreu em seu ano de estreia, em 2010, cresceu junto da Force India na metade final do campeonato.
7 Comments
####################################################Hamilton mostrou ontem o quanto é “tough” no duelo que manteve com Raikkonen, com um carro já capenga. Devolveu a ultrapassagem sem DRS, em uma curva. E ainda conseguiu segurar Ricciardo quando seu carro já estava em seus estertores. Acho que veremos mais do gênero quando estiver na Mercedes. Lamentável se tivermos uma F 1 ano que vem sem pimenta, isto é, sem Koba-Mito.
Julianne, você acha que Hamilton pode levar gente da McLaren com ele para a Mercedes? Ou já ouviu rumores sobre o assunto? Tipo assim Paddy Lowe, que trabalhou com Newey na própria McLaren e na Williams? Talvez o Ron Dennis tenha que botar de novo as mãos na massa para a sua equipe voltar ao que era.####################################################
Julianne,
Vou acatar a sua sugestão e criar outro e-mail.
Hamilton mostrou ontem o quanto é “tough” no duelo que manteve com Raikkonen, com um carro já capenga. Devolveu a ultrapassagem sem DRS, em uma curva. E ainda conseguiu segurar Ricciardo quando seu carro já estava em seus estertores. Acho que veremos mais do gênero quando estiver na Mercedes. Lamentável se tivermos uma F 1 ano que vem sem pimenta, isto é, sem Koba-Mito.
Julianne, você acha que Hamilton pode levar gente da McLaren com ele para a Mercedes? Ou já ouviu rumores sobre o assunto? Tipo assim Paddy Lowe, que trabalhou com Newey na própria McLaren e na Williams? Talvez o Ron Dennis tenha que botar de novo as mãos na massa para a sua equipe voltar ao que era.
Não ouvi nada nesse sentido. Na verdade, acredito que o problema da Mercedes seja mais de estrutura do que de pessoal. Quanto ao Lowe, ele ganhou muito poder na McLaren com as recentes saídas de engenheiros importantes, duvido que se vá.
Julianne,
Obrigado pela resposta. Então se o problema é de estrutura, podemos esperar uma turbinada nela, agora que contrataram Hamilton e parece que, mais do que nunca, estão dispostos a se tornarem vencedores. Mas eu ainda acho que gente como Aldo Costa tem um perfil conservador demais.
O Massa cresceu tanto que tá fazendo até mais que o Alonso esperava. E realmente a Ferrari melhorou significativamente em termos de excelência no quesito humano. Não é mais aquela celeuma no pitstop, nem rolam as estratégias estapafúrdias que ocorriam poucos anos atrás.
Mas eles não tem um Adrian Newey, e o jeito pra chegar ao título é torcendo por quebras da Red Bull. Na metade do ano parecia certo o título do Alonso, já agora o Vettel dispontou e vai ser legal ver um cara conquistar o tricampeonato com 3 títulos seguidos. Nem Fangio nem Schumacher nem ninguém chegou ao tri assim. Ganhar os 3 primeiros títulos de cara vai ser uma bela de uma exclusividade…
Ju, na base do chutômetro, me parece que o duplo DRS da RBR, influencia mt na classificação pelo DRS liberado, mas na corrida, como largam na frente, não faz sentido, além é claro de usarem esporadicamente, sendo assim, esse ganho de velocidade após Cingapura pode ter vindo de onde(kkkkk, pergunta fácil)? Na Coréia Vettel era aproximandamente 0,5 décimos por volta sobre Alonso, e vendo os replays das asas dianteiras da RBR, pareciam “gelatina”…Poderia ser esse o pulo do Touro?
Esse problema da McLaren é constante. Parece filme repetido.