Há tempos Alonso vem insistindo que tem dois rivais pelo campeonato e, no momento, comemora: diz que Vettel é um problema menor porque o carro a ser batido é o McLaren de Hamilton. Seria um blefe? Esporte não é “se”, mas, tirando o problema de confiabilidade isolado de Valência, o alemão já estaria liderando este campeonato. O atual bicampeão vem seguindo justamente a cartilha de Alonso e conquistando pontos importante nesta fase em que, de fato, a Red Bull perdeu terreno. E deve ser, sim, motivo de preocupação na Ferrari.
Outro que vem sendo deixado de lado pelo líder da tabela é aquele que mais vem crescendo nas últimas provas. Lembro que me perguntaram no meio de junho no Credencial se considerava Raikkonen candidato ao título. Disse que não, afinal, até Valência, as boas performances do Iceman estavam ironicamente ligadas ao calor. De lá para cá, a Lotus se tornou um carro consistente sob qualquer temperatura e terreno e já não dá mais para ignorar o único entre os sete primeiros que não venceu. Mais uma vez, consistência é o nome do jogo.
11 Comments
Julianne, vc leu os dados da telemetria que Hamilton publicou no Twitter?
Há alguma maneira de lê-los e interpretá-los?
Se vc não leu eu posso te passar.
Abs
Não saberia ler aqueles dados, até por não ter com o que comparar. Sei que, além da telemetria em si, o que mais “animou” a concorrência foram os números do ride height. Talvez seja uma boa perguntar ao Lívio Oricchio.
Vou perguntar ao oráculo Lívio.
Oi Julianne,
A pontuação do Kimi foi somada incorreta para Spa. A curva do gráfico dele deveria estar coladinho no Webber.
Abraços
Eles estão colados. O que talvez esteja confuso são os tons de azul, porque veja que os pilotos da Red Bull se cruzam e a linha do Webber se junta à do Raikkonen.
Olha aqui: http://www.totalrace.com.br/blog/juliannecerasoli/files/2012/09/pilotos-geral.jpg
Desculpe, olhei no dos 8 primeiros. Considere este, por favor.
Aproveitando o gancho, fico imaginando se o erro de Hamilton foi intencional ou não, afinal sabemos que se existe um lugar onde o blefe é serventia da casa, é na F1…
Se fosse blefe a McLaren não o teria mandado deletar o post.
Concordo
Achei isso. É uma análise da telemetria, mas infelizmente não daqueles dados que são a parte mais importante.
http://malcolmstrachan.wordpress.com/2012/09/04/hamiltons-data/