F1 O que muda na F1 em 2021: Regulamento Esportivo - Julianne Cerasoli Skip to content

O que muda na F1 em 2021: Regulamento Esportivo

O regulamento esportivo da Fórmula 1 é praticamente um organismo vivo: muitas mudanças vêm de aprendizados com coisas que não estavam previstas ou que não estavam tão claras, então é normal que, todo ano, ele tenha algumas novidades. E em 2021 não é diferente.

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Treinos livres mais curtos

A mudança principal é a diminuição da duração das duas sessões de treinos livres de sexta-feira de 1h30 para 1h. Uma mudança tímida perto da reformulação que foi discutida entre a F1 e as equipes, incluindo excluir totalmente a sexta-feira e fazer uma corrida com os últimos no campeonato saindo na frente para definir o grid, nem que fosse somente em circuitos mais travados. Ideias tidas como heterodoxas demais, mas que devem voltar à pauta eventualmente. Excluir a sexta-feira permitiria à Liberty ampliar o calendário, mas não necessariamente mais rentável, uma vez que os promotores teriam um dia a menos de evento. 

Foi adotado, portanto, um meio termo: a sexta-feira continua, mas com o horário de trabalho das equipes reduzido, o que significa também que o toque de recolher (período em que os membros das equipes não podem estar no paddock) ganha mais uma hora da sexta para o sábado.

Bruna Tomaselli é a representante brasileira na W Series

Mas isso faz alguma diferença prática? Como o número de jogos de pneus disponíveis segue o mesmo, acredita-se que as sessões vão aparentar estar mais movimentadas (basicamente, as equipes estarão fazendo o mesmo trabalho, mas tendo menos tempo para isso). Há menos possibilidade de se recuperar ou testar novas peças, como também para os pilotos reservas que tiverem a chance de fazer algum FP1, por exemplo. Dar menos tempo às equipes costuma ser algo positivo, já que elas coletam menos informações e têm menos controle – não raro, quando você tem uma sexta-feira com frio e um domingo com calor, por exemplo, dá para perceber isso claramente – mas, como sempre, a tendência é que eles se adaptem a isso.

Aproveitando para falar da programação, haverá mudanças nas corridas da base que são disputadas junto com a F1: F2 e F3 vão se alternar, e as oito etapas da W Series (categoria feminina com carros equivalentes à F3 Regional) serão em fins de semana de F1.

Novo limite de horário

A duração máxima de uma corrida passou de quatro para três horas. Isso vale para quando há uma bandeira vermelha, uma vez que o cronômetro para nesta situação. Com o cronômetro correndo (ou seja, sem bandeira vermelha), o limite segue sendo de 2h.

@FIAPool

‘Regra Russell’

Quando a Mercedes colocou os pneus de Valtteri Bottas no carro de George Russell no GP de Sakhir, ficou claro que a regra tinha que ser alterada, pois a previsão era de desclassificação. Os comissários usaram o bom senso, já que obviamente a equipe não teve ou visou qualquer vantagem, e interpretaram o lance da mesma maneira que a regra prevê quando os compostos são diferentes (colocar três macios e um médio, por exemplo). Agora a regra foi uniformizada: a pena para colocar compostos diferentes ou os pneus de outro piloto é de desclassificação caso a equipe não desfizer a troca em até três voltas.

Pneus ‘frios’

Há toda uma regulamentação nova sobre cobertores de pneus, que nem eram citados no procedimento de largada até 2020. Agora, os cobertores terão de ser desligados de qualquer fonte de energia cinco minutos antes da largada. Esse momento de 5 minutos antes da largada é quando os equipamentos dos times começam a ser retirados, então a adição dessa regra indica que algumas equipes (ou mesmo todas) estavam mantendo os cobertores funcionando por meio de alguma bateria portátil ou algo do tipo. Não é algo tão significativo como banir totalmente os cobertores (como foi proposto), mas vimos em provas como Portugal e Turquia, em 2020, como estar com os pneus bem preparados na largada faz diferença.

Regras da pandemia

Outras mudanças no regulamento esportivo apenas ratificam medidas que foram tomadas durante a pandemia, como a definição clara do que configura um evento fechado e evento aberto (sendo que a diferença básica é permitir convidados no paddock). Cada equipe pode ter, no máximo, 90 pessoas, sendo que até 60 podem estar associadas à operação dos carros. 

O mais importante é que a regra de todos os pilotos terem a mesma quantidade de pneus de cada composto continua valendo. Então sempre serão dois jogos de pneus duros, três de médio e oito de macios. A medida foi tomada para a Pirelli poder se preparar melhor para um calendário que pode sofrer alterações de última hora.

Regras anti-cópias

LAT Images

Por fim, houve algumas mudanças em decorrência da discussão gerada pela maneira como a Racing Point projetou seus dutos de freio ano passado. Então agora existe a definição de construtor: aquele que desenha suas próprias peças da lista de componentes definida no artigo 22.3 do regulamento técnico. E o restante das mudanças está, justamente, no regulamento técnico.

Outra mudança é no valor de judicializar o campeonato. Foi definido um valor para os apelos (antes só havia para protestos). O protesto custa 2 mil euros e o apelo a uma decisão da FIA custa 6 mil euros. Nada que vá impedir quem acredita estar certo, mas talvez tivesse evitado a chuva de apelos que acabaram não seguindo adiante justamente no caso da Racing Point.

6 Comments

  1. Amei, como sempre um texto impecável

  2. Ju, 6 mil dólares para uma equipe de F1 não é muito pouco para sequer faze-la pensar duas vezes antes de entrar com um recurso?

    • Por si só sim, mas os custos de uma corte de apelação não param por aí. Na verdade serve para a FIA conseguir uma graninha a mais.

  3. Amanhã vai ter lugar uma reunião da Comissão da F1 onde vão votar se a tão falada corrida sprint de sábado vai avançar.
    O que eu gostava de ver era uma maior liberdade na escolha de pneus e o fim do DRS.

    cumprimentos

    visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/


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