Desde que comecei a escolher os personagens de cada GP, os eleitos acabaram sendo aqueles que ao menos chegaram ao pódio. A eleição, creio que nunca expliquei, não é para o melhor piloto, mas sim para a melhor história do final de semana, alguém cuja trajetória, fazendo as matérias durante determinada etapa, me chame a atenção.
E nesse GP, ele nem precisou aparecer na corrida. Aliás, nem precisava ter dado as caras no domingo. A pole que Michael Schumacher marcou, mas não levou, fez até com que uma corrida que teve os quatro primeiros separados por 1s3 – e isso com 75 voltas ininterruptas – perdesse um pouco a graça.
O heptacampeão recebera uma pesada chuva de críticas principalmente na Alemanha depois de seu acidente com Bruno Senna e a consequente punição que lhe roubaria a pole em Mônaco. Um erro grosseiro acompanhado de uma empáfia que, se já não era popular nas épocas cheias de títulos, agora passa perto do ridículo.
Schumi, contudo, não se deixou abalar: sabe que estava entre os três primeiros nas outras duas vezes em que abandonou, por problemas técnicos, e que os dois pontos até agora no campeonato são circunstanciais. Sabe, também, que vem evoluindo – tão lenta quanto constantemente – desde sua volta em 2010.
“Minha infelicidade é limitada. Sinto-me bem porque sei que tenho um carro com o qual eu posso contar. Sei que meu momento vai chegar. Tivemos azar até agora, mas não dá para ser azarado sempre”
A confiança na quarta-feira antes do GP de Mônaco era tanta que, perguntado sobre o efeito da punição em seu fim de semana, Schumacher cravou a melhor frase desta cobertura:
“A situação é clara para mim. Serei sexto na classificação e ganharei a corrida”
Os jornalistas presentes riram. Ele só podia estar brincando. Primeiro, porque pouquíssimos apostavam em uma Mercedes forte em Mônaco. Segundo, se alguém andaria bem no Principado, seria Rosberg. Afinal, Schumacher está velho e sem reflexos, não é verdade?
Não para ele que, como previra, cravou o melhor tempo em um dos circuitos em que, reconhecidamente, o piloto faz mais diferença. Nas entrevistas, sabendo da nuvem carregada que lhe cerca nos últimos tempos, fez questão de aproveitar o momento.
“Por ser quem eu sou, creio que algumas pessoas me criticam mais. Obviamente, provei várias vezes que podem confiar em mim e hoje confirmei isso novamente. Estou muito feliz por todos nós, porque, ainda que seja apenas o primeiro passo no final de semana, dá para curti-lo”
Ainda bem que Schumi curtiu o momento. O domingo seria daqueles. Espremido por Grosjean, que levara um chega pra lá de Alonso, o alemão perdeu posições na largada. Depois, foi um dos que ficou preso atrás de Raikkonen, o “Trulli” do dia em Mônaco.
“É claro que é decepcionante mais uma corrida com problemas. Larguei de uma boa posição e acreditando na possibilidade de chegar no pódio. Não ter conseguido por tudo que aconteceu, na largada e o problema técnico, é decepcionante. A classificação de ontem pode ter sido um sinal positivo, mas no final é a corrida que conta.”
Ninguém melhor de que um heptacampeão para saber que as corridas é que contam. Sua próxima chance será no Canadá, palco de nada menos que sete vitórias do alemão. Será que agora vai?
20 Comments
JU,acredito que o Schumacher antes de se aposentar era muito superior aos adversário no quesito pilotagem pura,acredito que ele deve ter perdido uns 2 décimos desde que se aposentou,mais se tratando dele é o suficiente para enfrentar essa galera nova,se ele estivesse com uns 10 anos a menos não daria chance,acredito em vitórias dele esse ano pois sua performance é muito boa o seu grande problema nessa temporada é o azar mais como diz o velho alemão “essa fase de azar não dura para sempre”,mas para ele ter chance nesse campeonato essa maré de azar tem que acabar já no próximo GP e ele melhor do que ninguém já deve ter percebido que se quiser lutar pela vitória vai ser que repetir a pole que fez em monaco em outras corridas,seria interresante ver a performance do alemão largando em primeiro,e uma pole em monaco exige um enorme reflexo e grande habilidade qualidades comprovada com essa pole do alemão.
Caro BETO, se ??? SE ???? Eu li isto mesmo???? SEEEEE o Schumacher fosse 10 anos mais novo, ele já foi, esqueceu??? Ganhou 7 títulos e mostrou que foi grande. SEEEE ele fosse alguma coisa hoje seria jantado pelo ALONSO que ganhou dele duas vezes em 2005 e 2006, aliás, em 2006, fizeram de tudo para o Schumacher ser campeão, proibindo os amortecedores de massa da Renault, mas o talento de Alonso foi o suficiente para jantar e aposentar o Schumacher.
Para mim, só manchou sua reputação e seus números, MAS ainda bem que ele não liga para números e sim corridas.
Espero que ele se aposente novamente no fim do ano. É chato, muito chato ver gente babando ovo pelo dick vigarista.
E finalizando… é MAS SE TRATANDO, e não MAIS se tratando.
Caro Elizandro,em 2005 Schumacher não tinha carro para brigar pelo titulo,em 2006 terminou o campeonato com a mesma quantidade de vitórias do Alonso 7 vitória para cada,Alonso iniciou o campeonato com o carro visivelmente melhor se você olhar os videos no inicio da temporada verá que o Carro do Alonso era melhor principalmente nas retas, Schumacher ultrapassava ele na curva e ele dava o troco na reta,como resultado desse inicio com um carro melhor alonso teve melhores resultados no inicio do campeonato que em grande parte decidiu o titulo a seu favor,a partir da segunda parte do campeonato com a proibição dos amortecedores de massa ambos tiveram carro no mesmo nível e brigaram de igual para igual pelo titulo assim como Alonso Schumacher teve falta de sorte em algumas corridas relacionadas a confiabilidade do carro e o alemão teve chance de ser campeão se não fosse pela quebra do motor no grande premio do japão,tanto Alonso como Schumacher pilotaram muito nessa temporada e o resultado final Alonso Campeão por 13 pontos de vantagem em relação ao Schumacher praticamente 1 vitória de diferença.
O Alemão conquistou a admiração de muitos fãs pela habilidade demostrada durante a carreira.
A respeito de “gente babando ovo pelo dick vigarista” isso acontece não só por ele mais pelo Senna e até com o “Alonso” também,afinal eles foram geniais,Alonso á uma realidade de um piloto fora de série me lembra um pouco o Alain Prost.
Torço para o Alemão não se aposentar esse anos,é bom ver uma lenda como o Schumacher nas pistas ainda,pode não ter a mesma estrutura que teve na Ferrari mais tem talento o suficiente para estar correndo,é bom ver pilotos arrojados como Hamilton e Schumacher no gride.
É bom lembrar, como o próprio Schumacher não esqueceu, ainda bem, que além dele ter 7 títulos e 91 vitórias (e essas coisas não são apenas o carro que podem proporcionar), que ele está vivo. Bem vivo nesta competição. E com tantos vencedores diferentes a diferença sendo pequena, basta o Grosjean não acertá-lo mais (acho que esta já é a segunda vez) e que a Mercedes dê-lhe um carro que não quebra. No mais, é o mesmo Schumacher. Lógico quem sem aquele disparate de diferença entre a Ferrari e o resto, mas as habilidades são as mesmas. Quem ganha com isso? Quem assiste, conhece e acompanha a F1.
Em tempos de internet e fartas informações, as falsas manipulações e rótulos não funcionam como há 20, 30 anos atrás. A mensagem que era passada pela emissora oficial, onde os concorrentes dos brasileiros eram: mal caráter, trapaceiros, sortudos, mentirosos,…, não cola mais. Devemos nos ater ao “dentro” da pista, a pilotagem pura. Shumacher já errou (já ganhou com carros bons e ruins), mas Senna, Piquet, Fittippaldi, também o fizeram! Nem por isso, devemos fechar os olhos a pilotagem do alemão. Me lembro quando fizeram Prost de anti herói por brigar com Senna, por Alonso brigar com Massa, por Raikkonen brigar com Massa e, atualmente, por Maldonado disputar com Senna, enfim, em tempos de informação sobrando, tentar iludir o espectador é um tiro no pé. Gostando ou não de Prost, Mansell, Alonso, Shumacher, Raikkonen, Maldonado, uma coisa é fato: talento não se discute, se aprecia, independente da nacionalidade! Deus não é brasileiro, Ele é universal!
Pois eu citaria o Sergio Perez, que fez uma corridaça. Um monte de ultrapassagens em Mônaco não é pra qualquer um. Foi um pecado o azar que a Sauber teve no sábado com o mexicano (será que foi falha mecânica aquela topada com o muro? na imagem tava dando impressão de desalinhamento nas rodas dianteiras, e não foi a cambagem que dava essa impressão) e no domingo com o Koba. Eles tinham carro pra ir muito bem ontem.
E aí, Ju e pessoal? alguma notícia sobre o porque da batida do mexicano no sábado? Foi só impressão minha?
(e justo quando ele tava com o capacete do Chapolin Colorado…)
A última declaração que vi a respeito é ainda do sábado. Eles acreditavam que havia algo errado com o carro, mas fariam uma inspeção para confirmar o que tinha acontecido. Perez disse que o carro começou a sair de frente de uma hora para a outra e ele não conseguiu fazer a chicane. Disse também que não estava forçando naquela volta.
O mexicano acabou fazendo a melhor volta da prova por uma bela margem (1s5). Claro que os pneus influem, mas mesmo o ritmo dele no início, em condições iguais, estava no nível dos líderes. Largando em último e com um drive through conseguiu chegar em 11º, algo particularmente impressionante tendo em vista, por exemplo, o que Button fez na prova. Uma pena que, pelo segundo ano, não tenhamos visto o que ele poderia ter feito com um fim de semana limpo.
Pois é, imaginei que possa ter sido falha de equipamento, aquela batida foi bem estranha.
Ainda estou na torcida por uma primeira vitória da Sauber. E a chance é neste primeiro terço de temporada, pois depois disso as grandes vão ter um desenvolvimento maior dos carros, aí vão deixar Sauber, “Lotus” e Williams para trás, como você e Ico têm comentado no Credencial.
Se eu não me engano, no 3º treino livre, o carro do Perez foi atingido pelo Maldonado exatamente na roda dianteira esquerda. O venezuelano fechou o Perez e o carro da Williams deu um pulo por cima da roda. Tanto que o Maldonado foi punido e largou lá no fundão. Talvez houve algum dano no carro, que os mecânicos da Sauber não conseguiram identificar antes do treino de classificação.
Boa lembrança, Ricardo. Não pude acompanhar o treino livre, não vi essa batida, mas é uma possibilidade a batida ter sido o porquê da falha na classificação.
Realmente, fiquei com a impressão que a roda dianteira esquerda estava levemente virada para a esquerda, no sentido do guard rail, ao passo que a dianteira direita fazia normalmente a tangência para a direita. Algum toque anterior pode ter avariado a direção!
O que deixou ainda mais duvida foi o ritmo do queixudo na prova… foi o piloto das grandes que mais andou com o macio e incrivelmente tinha um bom ritmo nas ultimas voltas do pneu, tanto que passou kimi e tirou 1.8s do hamilton nas 4 voltas que esteve na pista… Depois voltou com pista livre e sua diferença para o massa era de 22.6 segundos e chegou a 15.9 quando começou a ter problemas com o carro. Era novamente o mais rapido dos ponteiros.
Mas, acho que foi circunstancial… Sempre que os pneus supermacios são usados tanto ele quanto o massa andam bem.
E a corrida foi arruinada na largada,pela linha que ele tomou acho que poderia ter se posicionado em 4 afrente de alonso e grosjean, aí seria uma corrida bem interessante.
Tiago, vendo seu comentário, me lembrei da largada. Alonso largou em quinto, do lado limpo da pista, assim como Hamilton. O espanhol largou melhor que Hamilton -ficando encaixotado- ao passo que Grosjean (lado sujo), largando pior, jogou o carro para cima da Ferrari, daí, abriu espaço para a manobra de Shumacher, que se posicionou por fora, nesse caso, Grojean vendo que perderia espacho para a Mercedes, emparelhou com Shumacher, deixando Alonso ocupar a linha do traçado e, quando voltou, já era tarde, tocando a Ferrari e quebrando a suspensão. Essa manobra de jogar o carro para cima de um piloto, marcando apenas um carro, geralmente não é bem sucedida.
Na verdade ele ficou foi como uma barata tonta. Primeiro tentou espremer o alonso e quando viu que não dava mais, veio espremer o schumacher e fez caca tbm. Aliás. Foi engraçado de ler em alguns lugares que o grosjean foi tocado pelo schumacher. E sobre lado Limpo ou sujo, o schumacher, o rosberg , eles largaram do lado sujo e largaram bem. É claro que conta , mas o grosjean largou muito mal mesmo.
Oi Julianne,
Um detalhe curioso. Schumacher podia igualar a marca de Ayrton Senna em Mônaco, uma possibilidade real, pois largaria da pole.
Mas…. olha que ironia: uma batida em Senna, Bruno, sobrinho de Ayrton, na Espanha, custou-lhe a punição que arruinou sua, talvez, última chance no principado. Se largasse da pole acredito que Schumacher venceria.
Um abraço!
Como você havia previsto antes da prova, se eu me lembro bem!
Julianne, bom dia!
Off topic e pergunta para o post transmissões:
O que motivou a mudança na transmissão da RGB? Iniciaram mais cedo a transmissão. A Mariana Becker participou mais nesta corrida do que o ano de 2011 inteiro. E levaram a equipe completa ao invés de ficarem no estúdio.
Hipóteses:
1º) Tio Bernie deu um puxão de orelha na RGB pela má qualidade da cobertura e ameaçou repassar os direitos de transmissão para outro canal.
2º) Aumento da concorrência gerada pela Indy, pois afinal, lá tem 4 pilotos brasileiros e na F1 corremos o risco de não ter nenhum piloto no ano que vem.
3º) Aumento da concorrência na transmissão, com a entrada da Fox Sport no Brasil, enquanto a RGB já perdeu até a transmissão das Olimpíadas para a Record.
4º) A Mariana Becker casou com algum diretor da RGB ( rsrsrssr! ) e com isso ganhou mais espaço na transmissão.
Abs.
Nem vou comentar a quarta opção, Ricardo! Quem ganhou espaço foi o in loco, não a Mariana. Quando Gil estiver na corrida, será ele quem ganhará espaço, naturalmente. Não tenho informações sobre o motivo, mas não duvidaria da primeira opção. O esquema continuará até o final do ano e e vejo como bastante positivo.
“Tiago Carvalho
maio 28th, 2012 – 19:18
O que deixou ainda mais duvida foi o ritmo do queixudo na prova… foi o piloto das grandes que mais andou com o macio e incrivelmente tinha um bom ritmo nas ultimas voltas do pneu, tanto que passou kimi e tirou 1.8s do hamilton nas 4 voltas que esteve na pista… Depois voltou com pista livre e sua diferença para o massa era de 22.6 segundos e chegou a 15.9 quando começou a ter problemas com o carro. Era novamente o mais rapido dos ponteiros.
Mas, acho que foi circunstancial… Sempre que os pneus supermacios são usados tanto ele quanto o massa andam bem.”
Mas não foi a primeira vez que o supermacios foram usados?
Neste ano sim, Celso. Mas acredito que o Tiago se referia ao ano passado.