Talvez a frase mais famosa no automobilismo seja “para terminar em primeiro, primeiro você tem que terminar”. A Red Bull tem o melhor carro, Vettel guia muito, mas o piloto com mais voltas na liderança no mundial é apenas o 7º no campeonato, com 12 pontos. Foram duas quebras em duas provas.
Mesmo assim, ninguém tira os olhos dele. O carro que herdou tanto a velocidade, quanto a fragilidade do antecessor, tem uma qualidade imprescindível: mantém a altura em relação ao solo na classificação – com o tanque vazio – e na corrida – com mais 160kg de peso. Para os outros mortais, a solução para o assoalho não bater no chão com o tanque cheio é levantá-lo para a classificação, já que não são permitidas mudanças entre sábado e domingo. Isso prejudica a luta pela pole.
A Red Bull tem um sistema que levanta o carro quando seu peso aumenta, um tipo de suspensão ativa, mas provavelmente mecânica, imagina-se que com catracas, e dentro das regras. Há quem diga que a Ferrari tem uma solução semelhante, mas menos eficiente. Quem quiser dar o pulo do gato terá que descobrir qual é essa mágica.
Publicado em 29.03
1 Comment
tudo bem que newey é gênio, mas não poder fazer ajustes no carro é uma aberração!