F1 Red Bull na frente, mas ter a Ferrari a pouco mais de um décimo certamente não estava nos planos - Julianne Cerasoli Skip to content

Red Bull na frente, mas ter a Ferrari a pouco mais de um décimo certamente não estava nos planos

As mesmas três caras do top 3 do ano passado em Silverstone

Por um lado, mesmo depois de toda a polêmica dos escapamentos, a Red Bull se manteve na frente. Mas é bem verdade que ter a Ferrari a pouco mais de um décimo de distância, ainda mais em um circuito de curvas de alta, praticamente feito para o RB7, com certeza não estava nos planos. E a McLaren, mais uma vez perdida com as novidades que trouxe para Silverstone – acabou indo para a classificação sem nenhuma delas – ficou definitivamente, ao menos aos sábados, para trás. Mas não tanto quanto a Renault que, como se esperava, foi a mais prejudicada pelas mudanças.

O começo de treino foi momevimentado pela chuva. Nessas condições, é melhor manter-se na pista com os pneus duros, fazendo o máximo de voltas possível. Quem não fez a lição de casa foi a Toro Rosso, que ficou para trás com seus dois pilotos, possibilitando que Heikki Kovalainen passasse para o Q2 pela Lotus. Ao menos Alguersuari conseuguiu ficar à frente do companheiro apenas pela segunda vez na temporada, continuando em sua tendência de reação no campeonato.

Alguns pilotos chegaram a andar de intermediários, mas a pista já estava para os slick quando começou o Q2. Colocando os macios logo de cara, pilotos de equipes médias começaram a pipocar no primeiro lugar. Curiosamente, vários criados no automobilismo britânico e que já correram várias vezes em Silverstone no “chove, não molha” e sabem os segredos de um circuito plano, em que a água não escoa, pularam na frente.

Os grandes apareceram para acabar com a festa e novamente Ferrari e Red Bull dominaram, com os “codjuvantes” de cada time à frente. Mudanças de regulamento e o trabalho do final de semana atrapalhado pela chuva ajudaram Kobayashi, Di Resta e Maldonado a tirar as Renault e Schumacher do Q3. Para quem esperava que os motores Mercedes aproveitassem a teórica vantagem que têm com as novas regras, tivemos um motor de cada para as caras menos usuais dentro dos 10 melhores.

No Q3, mais uma vez a chuva atrapalhou quem não aproveitou bem o início do treino. Os mais prejudicados foram Massa e Hamilton mas, curiosamente, o inglês ficou a quatro décimos de Button, enquanto o brasileiro foi seis décimos mais lento que Alonso. No entanto, como a vantagem de Red Bull e Ferrari para o restante foi grande, Felipe conseguiu ficar apenas uma posição atrás do companheiro, enquanto Lewis foi o 10º, enquanto Jenson se classificou em quinto!

Mesmo se não chover, a corrida de amanhã promete ser interessante. Afinal, tendo andado apenas por um treino livre no seco, ninguém sabe exatamente quantas voltas os pneus vão durar. Como bônus, podemos ter uma garoa ou outra, só para confundir os estrategistas.

2 Comments

  1. Pena que a chuva atrapalhou um pouco a classificação, pois ainda não é possível ter uma visão clara do nível de competitividade das equipes após a lambança da mudança de regras.

    A Ferrari parece ter encontrado seu rumo de desenvolvimento, após descobrirem o problema no túnel de vento. RBR parece ter sido realmente impactada. Silverstone deveria ser favorável à RBR, mas a Ferrari foi quem mais se aproximou.

    Espero que nenhum motor exploda na corrida (acidentalmente ou propositalmente), pois usarão como justificativa para solicitar mais exceções às regras.

    A disputa já estava interessante, não precisava dessa mancha jurídica.

  2. Pra falar a verdade, como a falta do difusor soprado diminuiu a diferença da RBR pra Ferrari, acho pouco provável a FIA voltar atrás na liberação desse dispositivo. Nessa altura, com a Ferrari teoricamente chegando, acho que deixarão as coisas como estão, ou seja, um pouco mais de disputa. Veremos amanhã.


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