Depois da profusão de dutos de ar, cópias da McLaren que estão longe de dar o mesmo resultado que os dos prateados, a nova moda é reproduzir os escapamentos da Red Bull. Ao invés dos gases saírem no local tradicional, são direcionados para a parte de baixo do carro, juntando-se ao ar que passa pelo difusor. Em inglês, ficou conhecido como blown diffuser, algo como difusor soprado, justamente porque é a união da liberação desses gases quentes do escapamento, que atrapalham a aerodinâmica, com o caminho deliberado pelo difusor.
É considerado um dos grandes segredos da Red Bull, e sua implementação é tão complexa que só agora vemos as primeiras cópias. Em Valência, Ferrari, Mercedes e Renault apareceram com a novidade. Em Silverstone, será a vez da McLaren e da Williams.
O time de Rubinho vai testá-la na sexta e não sabe se a utilizará na corrida. Teme enfrentar os mesmos problemas da Mercedes: excesso de calor na suspensão e perda de eficiência na parte traseira do carro.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Ui6EDypjZKQ]
Na caso da Ferrari, a remodelagem é ainda maior e será conduzida em fases. Isso quer dizer que ainda não vimos seu blown diffuser final. Primeiramente, redesenharam, além do escapamento e do difusor em si, o câmbio e a suspensão. Em Valência, apenas Massa tinha todas as modificações, pois Alonso não podia mudar o câmbio por regulamento*.
As curvas de alta de Silverstone são um ótimo palco para ver quem fez seu dever de casa direito. As equipes acreditam que o escapamento reposicionado dê cerca de 0.5s. A Red Bull desconversa. Para Christian Horner, chefe da equipe, os adversários estão olhando no lugar errado para copiar. “São só 2 ou 3 décimos”, jura.
*cada piloto só pode trocar o câmbio a cada 5 provas, caso contrário perde 5 posições no grid. Valência foi a 5ª corrida do câmbio de Alonso, portanto ele terá os updates na Inglaterra.
3 Comments
EU SEI O SEGREDO DA RED BULL.
GOSTARIA MUITO DE PODER ENTRAR EM CONTATO COM ALGUEM DA EQUIPE DE ENGENHEIROS,DA FERRARI
belo vídeo.devido a impossibilidade de se criar, os inventores saem na frente, ao passo que quem copia, luta para diminuir a diferença. estas cópias,aproximam, mas devido a falta de profundidade do projeto, nascem cópias defeituosas.