O GP de Abu Dhabi ficou marcado por anos por não ser o melhor dos palcos para a Fórmula 1. As luzes do hotel Yas pareciam se movimentar mais do que a corrida. E, depois de ter apenas cumprido tabela de 2017 a 2020, acontecendo já com o título decidido, agora Abu Dhabi carrega também em sua curta história uma das maiores polêmicas da história da categoria.
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Tanto, que é até fácil esquecer que a pista mudou em 2021, para dar mais chances de ultrapassagem. E tem dado resultado. O GP de Abu Dhabi de 2022 teve 79 ultrapassagens, o segundo maior número do ano, e a corrida de 2023 teve 70, também bem acima da média. Em 2024, foram mais de 30.

Qual é o melhor acerto para Yas Marina
As curvas em sequência da parte final da volta fazem com que Yas Marina seja um circuito rear-limited. Ou seja, é preciso cuidar no acerto para que o carro coloque temperatura nos pneus dianteiros, mas sem cozinhar os traseiros, que vão sofrer mais devido à necessidade de tração principalmente no último setor.
Nos outros dois setores, o que conta mais é a velocidade de reta. Mas a necessidade de controlar o carro nas últimas curvas faz com que a carga de pressão aerodinâmica usada seja média. Na verdade, tudo é médio em Abu Dhabi: necessidade de tração, pressão nos freios, desgaste dos pneus por forças laterais ou longitudinais. Não é um circuito que se destaque por alguma característica específica.
10 Curiosidades sobre Abu Dhabi
Como em outras corridas ao entardecer, o importante é prever como estará a pista em momentos chave. Quem disputa a pole, por exemplo, precisa equilibrar o aquecimento do pneu (entre o começo e o fim da volta) noite adentro, já que a classificação começa já depois que o sol se põe. Já o GP começa com o asfalto ainda mais quente, então é preciso cuidado para não cozinhar o pneu no primeiro stint.

Ultrapassagens no GP de Abu Dhabi
A pista de Abu Dhabi passou por várias mudanças antes de receber a prova de 2021. Os perfis de algumas curvas foram alterados, aumentando sua velocidade, livrando-se das mais fechadas e também das cambagens invertidas. Tudo, pensando em dar mais chance de ultrapassagem e deixar a volta mais fluida.
O segundo objetivo foi atingido. Os pilotos acharam que a pista ficou bem melhor e mais técnica. Mas isso só se refletiu no número de manobras quando os carros também mudaram. Foram 36 ultrapassagens em 2021, 33 em 2020, 24 em em 2019. O número saltou para 79 em 2022 e 70 no ano seguinte, mostrando a nova cara da prova.
As ultrapassagens continuam sendo feitas nos mesmos lugares, no final das duas zonas de DRS. Se há uma diferença, é a maior facilidade de passar já na primeira reta, agora que a curva que a antecede é mais aberta.
Qual é a melhor estratégia para o GP de Abu Dhabi

Essa mudança no traçado também acaba tendo reflexo na estratégia da corrida. Antes, o foco era proteger a posição de pista, pois era muito difícil ultrapassar. Além disso, o asfalto é bem liso, e as temperaturas vão caindo rapidamente nas primeira parte da prova, com a largada ao entardecer. Então a tática clássica de Abu Dhabi era segurar o ritmo no começo para evitar superaquecimento e parar na primeira janela que o piloto tiver.
Era. Sabendo que é possível ultrapassar, os pilotos têm adotado um ritmo mais forte desde o início, sabendo que vão fazer duas paradas. Mesmo que isso signifique fazer algumas ultrapassagens pelo meio do caminho. Em 2024, contudo, os pilotos pareciam ter mais dificuldade em ultrapassar, e voltamos a ter estratégias de uma parada com médio-duro reinando.
É bom lembrar que os pneus podem enganar em Abu Dhabi. Essa combinação de asfalto pouco abrasivo e queda de temperatura ao longo da prova pode dar ao piloto a sensação de que o pneu foi embora. Mas na verdade ele só está passando por uma fase de graining. E vai voltar ao normal.
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De qualquer forma, o pneu duro aguenta muito bem. Então é possível tentar aproveitar um SC e ir até o final da prova. Em 2020, por exemplo, quase todos pararam na volta 10 e foram até o final com certa tranquilidade.
Como foi o GP de Abu Dhabi em 2024
A equipe McLaren venceu o campeonato de construtores de Fórmula 1 com a vitória de Lando Norris no GP de Abu Dhabi. Charles Leclerc e Lewis Hamilton fizeram corridas de recuperação para terminar em terceiro e quarto, respectivamente.
As esperanças de título da Ferrari desapareceram devido a um problema de bateria no carro de Leclerc, resultando em uma penalidade no grid. Leclerc se recuperou do 19º para o terceiro lugar com uma corrida forte.
Norris administrou bem a corrida e garantiu sua quarta vitória na F1, seguido por Sainz e Leclerc. Hamilton, largando em 16º, também mostrou um ritmo forte e terminou em quarto.
Verstappen fechou o ano com apenas um sexto lugar (após toque com Piastri na largada) e comemorando a despedida de um carro com o qual foi campeão, mas não se entendeu por boa parte da temporada.
Two angles, two very different opinions… 🗣️
— Formula 1 (@F1) December 9, 2024
On board with Oscar and Max for their incident at the race start 💥#F1 #AbuDhabiGP pic.twitter.com/SLughqanGe
Magnussen e Bottas tiveram despedidas decepcionantes, enquanto o sétimo lugar de Gasly ajudou Haas a garantir o sexto lugar no campeonato de construtores.
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Só esqueceu de mencionar que a ultrapassagem do Hamilton na primeira curva foi cortando uma Chicane e a direção de prova não mandou devolver posição. Enfim, um retrato de toda temporada de diretores de prova batendo cabeça.
No demais, adorei seu POST e amo seus vídeos. Parabéns pelo excelente trabalho