F1 GP de Abu Dhabi horários e tudo sobre - Julianne Cerasoli Skip to content

Guia do GP de Abu Dhabi

O GP de Abu Dhabi ficou marcado por anos por não ser o melhor dos palcos para a Fórmula 1. As luzes do hotel Yas pareciam se movimentar mais do que a corrida. E, depois de ter apenas cumprido tabela de 2017 a 2020, acontecendo já com o título decidido, agora Abu Dhabi carrega também em sua curta história uma das maiores polêmicas da história da categoria.

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Tanto, que é até fácil esquecer que a pista mudou em 2021, para dar mais chances de ultrapassagem. E tem dado resultado. O GP de Abu Dhabi de 2022 teve 79 ultrapassagens, o segundo maior número do ano, e a corrida de 2023 teve 70, também bem acima da média.

Qual é o melhor acerto para Yas Marina

As curvas em sequência da parte final da volta fazem com que Yas Marina seja um circuito rear-limited. Ou seja, é preciso cuidar no acerto para que o carro coloque temperatura nos pneus dianteiros, mas sem cozinhar os traseiros, que vão sofrer mais devido à necessidade de tração principalmente no último setor.

Nos outros dois setores, o que conta mais é a velocidade de reta. Mas a necessidade de controlar o carro nas últimas curvas faz com que a carga de pressão aerodinâmica usada seja média. Na verdade, tudo é médio em Abu Dhabi: necessidade de tração, pressão nos freios, desgaste dos pneus por forças laterais ou longitudinais. Não é um circuito que se destaque por alguma característica específica.

10 Curiosidades sobre Abu Dhabi

Como em outras corridas ao entardecer, o importante é prever como estará a pista em momentos chave. Quem disputa a pole, por exemplo, precisa equilibrar o aquecimento do pneu (entre o começo e o fim da volta) noite adentro, já que a classificação começa já depois que o sol se põe. Já o GP começa com o asfalto ainda mais quente, então é preciso cuidado para não cozinhar o pneu no primeiro stint.

Lando Norris, McLaren MCL35M, leads Charles Leclerc, Ferrari SF21 head on

Ultrapassagens no GP de Abu Dhabi

A pista de Abu Dhabi passou por várias mudanças antes de receber a prova de 2021. Os perfis de algumas curvas foram alterados, aumentando sua velocidade, livrando-se das mais fechadas e também das cambagens invertidas. Tudo, pensando em dar mais chance de ultrapassagem e deixar a volta mais fluida. 

O segundo objetivo foi atingido. Os pilotos acharam que a pista ficou bem melhor e mais técnica. Mas isso só se refletiu no número de manobras quando os carros também mudaram. Foram 36 ultrapassagens em 2021, 33 em 2020, 24 em em 2019. O número saltou para 79 em 2022 e 70 no ano seguinte, mostrando a nova cara da prova.

As ultrapassagens continuam sendo feitas nos mesmos lugares, no final das duas zonas de DRS. Se há uma diferença, é a maior facilidade de passar já na primeira reta, agora que a curva que a antecede é mais aberta.

Qual é a melhor estratégia para o GP de Abu Dhabi

gp de abu dhabi características

Essa mudança no traçado também acaba tendo reflexo na estratégia da corrida. Antes, o foco era proteger a posição de pista, pois era muito difícil ultrapassar. Além disso, o asfalto é bem liso, e as temperaturas vão caindo rapidamente nas primeira parte da prova, com a largada ao entardecer. Então a tática clássica de Abu Dhabi era segurar o ritmo no começo para evitar superaquecimento e parar na primeira janela que o piloto tiver.

Era. Sabendo que é possível ultrapassar, os pilotos têm adotado um ritmo mais forte desde o início, sabendo que vão fazer duas paradas. Mesmo que isso signifique fazer algumas ultrapassagens pelo meio do caminho.

Mas os pneus podem enganar em Abu Dhabi. Essa combinação de asfalto pouco abrasivo e queda de temperatura ao longo da prova pode dar ao piloto a sensação de que o pneu foi embora. Mas na verdade ele só está passando por uma fase de graining. E vai voltar ao normal.

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De qualquer forma, o pneu duro aguenta muito bem. Então é possível tentar aproveitar um SC e ir até o final da prova. Em 2020, por exemplo, quase todos pararam na volta 10 e foram até o final com certa tranquilidade.

Como foi o GP de Abu Dhabi em 2023

O GP de Abu Dhabi foi uma síntese da temporada: movimentado, mas só do segundo colocado para trás. Max Verstappen venceu pela 19ª vez na temporada, protegendo mais os pneus do que qualquer outro, fazendo só uma parada. Mais atrás, a prova ficou marcada pela disputa apertada pelo vice-campeonato de construtores entre Mercedes e Ferrari, indefinida até a última volta.

Isso fez com que o ritmo da prova no início fosse mais acelerado, já que muitos pilotos sabiam que fariam duas paradas. Leclerc conseguiu bater Russell em sua briga particular. Mas Carlos Sainz estava largando apenas em 16º após uma classificação ruim, e não conseguiu chegar tão à frente de Hamilton (outro que também foi mal na classificação, mas saiu de 11º). O espanhol tentou uma tática de esperar um SC na parte final da prova, mas ele não veio.

1 Comment

  1. Só esqueceu de mencionar que a ultrapassagem do Hamilton na primeira curva foi cortando uma Chicane e a direção de prova não mandou devolver posição. Enfim, um retrato de toda temporada de diretores de prova batendo cabeça.

    No demais, adorei seu POST e amo seus vídeos. Parabéns pelo excelente trabalho


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