A história de Hamilton na Mercedes começou a fazer sentido quando Bernie Ecclestone disse que Schumacher se aposentaria novamente ao final do ano, assunto não muito adequado para se tocar justamente durante o final de semana do GP da Bélgica, quando o alemão completava 300 GPs.
Mas de delicadeza Bernie não entende muita coisa. Entende, sim, negócios.
A Mercedes vinha insatisfeita pelo tratamento diferenciado – e inferior – que recebera em relação a Ferrari, Red Bull e McLaren durante as definições das bases para o Pacto da Concórdia. A chefia da montadora também não tinha muitos motivos para se animar com a gastança sem resultados da equipe nestes três anos, por mais enxuto que seja o orçamento e parecia montado o cenário do fim.
Alguns boxes ao lado, um piloto decepcionado, distanciando-se a cada ano de se tornar um multicampeão. Lewis Hamilton nunca escondeu que esperava ter mais do que apenas um título no currículo depois de cinco temporadas e parecia incomodado com a silenciosa crescente de Button dentro do time. Como todo candidato a gênio, precisa se sentir apoiado. Além disso, ao escolher a XIX Entertainment para lhe empresariar, deu seu recado: a partir deste momento, não seriam apenas os títulos e vitórias que entrariam na mesa de negociação, e sim a marca Lewis Hamilton, piloto e wannabe rapper. Afinal, trata-se da mesma empresa que levou David Beckham do Real Madrid aos Estados Unidos.
Neste cenário, a McLaren é “apenas” uma equipe vitoriosa na F-1 – e, na cabeça de Hamilton, nem tão vitoriosa como lhe haviam prometido. A Mercedes é uma marca mundial, que pode lhe dar projeção fora do mundo automobilístico. E Bernie encontrou a solução para seu impasse.
No campo esportivo – quase esquecíamos dele – hoje é uma mudança que não faz muito sentido, a não ser pelos novos ares que podem se tornar turbulentos caso as vitórias não venham logo e não haja perspectiva futura. A aposta seria para 2014, quando a F-1 passa por uma revolução nos motores que promete diminuir a dependência aerodinâmica dos carros – e a aerodinâmica tem sido o calcanhar-de-Aquiles da Mercedes nestes três anos. Ser piloto da equipe de fábrica da Mercedes em uma época em que os propulsores prometem falar alto, em princípio, parece uma boa.
Mas a equipe de F-1 da Mercedes teria estrutura para se tornar grande? O legado deixado pela Brawn foi um belo rombo, não apenas financeiro, mas nas ferramentas para fazer um carro vencedor. O carro com que Button foi campeão foi concebido com orçamento praticamente ilimitado da Honda e não é algo que deve se repetir tão cedo, dado o clima financeiro internacional. Mesmo com uma grande mudança de regras, são as equipes mais eficientemente estruturadas que devem se sobressair e a Mercedes vem se mostrando menos eficiente até que a Sauber nesse campeonato.
O próprio Hamilton também não parece ser a melhor escolha do mundo para uma equipe que queira se desenvolver. O inglês claramente tem velocidade e talento até para fazer um carro parecer melhor do que é, mas nunca demonstrou potencial para liderar um time.
Para Ecclestone, já deu certo. Para a XIX Entertainment, está tudo encaminhado. Na pista, porém, tanto a Mercedes, quanto Hamilton terão de se reinventar para sonhar com vitórias e títulos.
19 Comments
Rosberg era um piloto muito, muito bom na Willians, mas depois que entrou na Mercedes não fez mais nada de tão excepcional… Teve a vitória este ano, mas num cenário mais que favorável ao carro dele. Isso pra mim significa que o Rosberg é um excepcional, mas não sabe fazer uma equipe crescer… Tal qual Schumacher, também, talvez pela idade, já que ele ajudou num belo desenvolvimento da Benetton lá no inicio dos anos 90. Agora o Lewis eu tbm não acho que terá paciência de esperar a equipe crescer ou ajudar a isso… Cenas do próximo capítulo…
Já o Perez… Fez seu trabalho e pimba, garantiu uma ótima vaga… Se for meia boca ano que vem, ngm vai reclamar, pq ele “aprenderá” com o Button… Resta saber se, a partir de agora, se estiver na frente do Hamilton ou Button, vai aliviar ou não… Curiosidade mode on.
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Perfeita análise.
Hehe, Ju, andei pensando no “número” um, e como todos gostam desse imponente número de marketing, no achômetro, penso que Hamilton pode dar adeus ao título desse ano, afinal vc acha que a Mclaren entregará de bandeja o “número um” para a Mercedes? Acho que não. Não digo que sabotarão o carro do inglês, mas imagino que as coisas não serão feitas com tanto afinco quanto deveriam, algo como fizeram com Alonso em 2007…O tempo dirá, afinal Hamilton é agora persona non grata na Mclaren, sendo assim, não acredito que Button o ajudará…PS: a briga com o filho rebelde já começou, com Button colocando o companheiro de fora do favoritismo pelo título desse ano, coisas de F-1!
Quem saiu ganhando: Perez e Button, quem saiu ganhando muito mais: Alonso e Vettel! Quem perdeu muuuuito: Hamilton e Rosberg!
Button vira líder na Mclaren em 2013, com certeza esta rindo a toa. Perez é só alegria, trocou uma mediana Sauber pela poderosa Mclaren. Ainda por cima, o time admitiu vínculo longo com o mexicano. Imagina Perez perseguindo uma Ferrari lembrando que foi ignorado por Montezemollo…
Hamilton vai ficar de CABELO BRANCO(foto abaixo), com esse inconstante carro da Mercedes. Já Rosberg que destino cruel(observa Perez ganhando um presentão), e amargar mais um duro ano na Mercedes. Superar Schumacher-returns não adiantou absolutamente nada na carreira!
Assim Hamilton vai ficar na mediana Mercedes ao final de 2013:
http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2012/07/191_35-ARTCHICOCITY27.jpg
Alonso e Vettel estão dando piruetas no ar, nos próximos anos ambos tem uma fera a menos pra disputar títulos. Dúvido Lewis erguer essa Mercedes a curto prazo, ele não tem perfil pra “transformar” equipes como Lauda, Prost, Piquet, Schumacher, Alonso e Vettel(reparem que todos tiveram grandes projetistas, mas também muita paciência pra ajudar os times, sem reclamar). O inglês que tem temperamento duvidoso nunca fez isso ao lado de um grande projetista, agora no áuge ao volante vai ter a chance com R.Brawn.
Já vimos Lewis em time de ponta com ótimos carros(disputou títulos em 2007/08/10/12), agora vamos ver do que ele é capaz partindo de um time com resultados mediano! Quero ver o inglês ajudar a organizar o time e também a desenvolver esse problemático carro Mercedes, ainda mais agora que os testes estão limitadíssimos. O piloto a pelo menos três anos fica dependendo ao extremo do projetista com seus “pacotes” de atualização. Pra piorar, a Mercedes ainda não tem a estrutura das rivais mais fortes: Ferrari, RBR e Mclaren. Hamilton ganhando uma fortuna de salário na Mercedes, o que Rosberg deve estar pensando? Deve estar p…da vida, no mínimo era ele quem deveria liderar o time com a saída de Schumacher.
Agora vamos ver do que é feito Lewis Hamilton(sentar e pilotar ele sabe), mas ajudar a “levantar” um time em condição inferior e chegar ao título nunca vimos. Na poderosa Mclaren ele ficou seis anos e só conseguiu um título(em cima de Massa que nunca foi campeão). Se R.Brawn não tirar coelho da cartola como fez em 2009, Hamilton com dois anos vai reclamar horrores do carro, ainda mais vendo Alonso e Vettel dividindo títulos.
Pra mim, o Luizinho pegou um belo abacaxi para descascar! Perez em 2012 fez o NOME na Formula 1, quando o novato é fora-de-série equipe de ponta logo vai atrás!!! Quem chance Bruno Senna jogou fora em 2012(já tinha jogado em 2011, podia estar no lugar de Grosjean nessa ótima Lotus). Esse carro Williams é tão bom quanto a Sauber, o problema é que o sobrinho esta longe de ser talentoso. Maldonado foi outro que jogou uma boa chance fora depois de vencer com pole na Espanha, os pilotos da Williams sequer são lembrados por times de ponta. O destino é ficar na F1 até a grana acabar…
Esse mexicano vai fazer o “diabo” com essa Mclaren…
Vettel erguendo uma equipe, qual? quando ele chegou em 2009 o carro já estava pronto e se não fosse a Brawn eles teriam ganho fácil fácil.. 2010 e 2011 foi sequencia do mesmo equipamento se ele fosse essa grande maravilha de erguer equipe já tinham mandado o Webber embora.
Alonso disputou o título de 2010 com um carro pronto também pode ter o dedo dele em 2011 e 2012.. mas que convenhamos nenhum desses merece orgulho nenhum
Alonso: Renault 05 e 06
Vettel venceu com uma Toro Rosso…
Hamilton venceu com uma McLaren…
I rest my case…
Alonso de 05 e 06 concordo.
Quem assinava os projetos da Toro Rosso era o Newey e venceu apenas uma corrida.. teve outros resultados bons mas não a ponto de “erguer” uma equipe..
A sim.. o Kovalainem também venceu com uma McLaren
O Marcelo (cascavel) tem razao. Pois o Hamilton logo na sua estreia ele foi vice-campeao com a diferença de apenas 01 ponto, por causa da quebra no GP da China, se nao fosse isso ele teria ganho o campeonato na sua estreia, detalhe q. era pra ele ser 2° piloto, pois o 1° era o Alonso, mas ele nao aceitou ser “capacho” do espanhol.
O Newey (assim como Alonso) gosta de centralizar tudo e ser o maestro. Depois de desenvolver o carro e com a aposentadoria do Coulthard. Ele precisa de um cara com sangue de campeao, coisa q. o Weber nao tem, entao nada melhor do um garoto com sede e vontade de ganhar, q. é o Vettel.
O Hamilton é um excelente piloto, assim como o Alonso e Vettel.
Eu acho engraçado como somente no Brasil o Hamilton é visto, por algumas pessoas, como um péssimo piloto. Gostaria de enterder a razao…será a Globo ???…2008??…Galvao Bueno ??….kkkk
Abrçs
Concordo com o post. O Hamilton tem velocidade pura, mas não tem características de liderança para um time que, convenhamos, ainda é médio em relação aos resultados.
Minha aposta é que ele vai se impacientar, e se após 2014 e 2015 os resultados não vierem, ele cai fora. Um carro tem que ser minimamente competitivo, não adianta só ser um ótimo piloto. A situação do Alonso/Ferrari desse ano é o limite que podemos ter num conjunto piloto excelente+carro mais ou menos.
Mas o mais legal mesmo vai ser ver o Perez, preterido pela Ferrari, rendendo mais que o Massa…
Sei lá… O carro da Ferrari não é tudo isso de ruim… O problema é que o comparativo do Alonso é o Massa… Não sei se seria tão desigual se fosse Alonso X Vettel ou Hamilton. Então eu ainda acho a Ferrari a segunda força por enquanto, perdendo pra Mclaren… E pras RedBulls em certas ocasiões, somente.
Américo, se a gente usar os segundos pilotos como comparação de carro, dá pra considerar a Ferrari pior que a Red Bull, na minha opinião. O Massa, por mais que esteja numa fase ruim, fez muito menos pontos que o Weber esse ano. Então na minha lógica (posso estar sendo meio reducionista, claro) a Ferrari tem sido, na média, um carro pior que a Red Bull neste ano.
Chupa Schumacher, o título de maior número de largadas da F1 vc não tirará do Barrica!!
Dessa vez, Barrica 1° e Schumacher 2°….hahahaahahha, nem sei se o alemão passou o Patrese mas o que vale é a brincadeira! HAHAHAHA
Passou e muito… huashuashuas… Barrica em 1º… Vixxx, logo alguém muda isso… huashuashuashuas
O Ruim é o alemao com menos corrida q. ter ganho 07 vzs e o Barrica ser Bi….vice-campeao…kkkk
excelente coluna! parabéns!
Algo me diz que o Schumi esta a caminho de Maranello!!
A Ferrari não é de demorar tanto assim para anunciar renovação de contrato e o Schumi não é tão indeciso assim,como ele é esperto sabe que a Mercedes tão cedo vai ter um carro para brigar consistentemente por vitórias,ele deve formar agora o Dream team da Ferrari junto com Alonso.
Porra, a briga ia ser muito violenta… Acho que um piloto que apanhou do Rosberg e que quando ganhou deste não foi por tanto assim não iria querer ter Alonso como companheiro… Sei lá, minha lógica é essa, huahsuahsuas
Ha um aspecto que ainda nao foi analizado: os problemas do Hamilton fora das pistas. Se meteu em diversas confusoes, mandou twit da telemetria, estava com o Sutil no dia da briga dele com o Lux, etc. Me parece que a Mercedes esta correndo um risco grande demais. Ha alguma indicacao de que o Hamilton vai melhorar o seu comportamento com esta mudanca?