F1 Um tapa na cara dos grandes - Julianne Cerasoli Skip to content

Um tapa na cara dos grandes

Motor Racing - Formula One World Championship - Bahrain Grand Prix - Race Day - Sakhir, Bahrain

Com menos da metade do orçamento de equipes como Red Bull, Ferrari e McLaren, a Force India vem conseguindo se manter em segundo lugar no mundial de construtores. Tudo bem que estamos apenas na terceira etapa do campeonato e o carro de Nico Hulkenberg e Sergio Perez não é o segundo mais rápido, de fato, mas ainda assim trata-se de um feito e tanto.

São várias as nuances que vêm fazendo da Force India a equipe mais consistente do meio do pelotão nos últimos anos. O time pode não ter tido os pódios da Sauber ou uma vitória, como a Williams, mas vem ficando entre a sexta e sétima colocações nos últimos quatro anos. Talvez seja esse sucesso relativo e constante que mantenha a equipe viva mesmo que empresas ligadas a seu dono, Vijay Mallya tenha sofrido fortes abalos desde 2011, incluindo problemas com a justiça indiana por débitos na casa de 1 bilhão de dólares.

Finanças obscuras à parte, é interessante como a equipe apostou em duplas de pilotos com boa relação custo/patrocínio/benefício, e viu o lucro disso.

Outro trunfo do time é o motor Mercedes, claro, e a eficiência de uma fábrica que aprendeu a se virar com orçamentos sempre abaixo dos 100 milhões de euros – este é o primeiro ano em que a quantia chegou aos nove dígitos, graças ao dinheiro trazido por Perez – 340 funcionários e uma fábrica bem menos paramentada que dos times grandes. O resultado são projetos conservadores, cuja função primordial é garantir confiabilidade, e toda e qualquer novidade é muito estudada antes de ser colocada em prática – simplesmente porque não se pode jogar dinheiro fora.

Isso, é claro, tem seu lado negativo e limita o nível de desenvolvimento ao longo da temporada. Por isso, é irreal neste momento pensar na Force India sequer no top 4 ao final do ano, mas todo e qualquer ganho de visibilidade, se possível com pódios, é bem-vindo.

Depois de conseguir reduzir em 10kg o peso do carro desde o início da temporada, o foco agora é ganhar em performance aerodinâmica e, no papel, as novidades que o time trará para as próximas duas etapas devem gerar 15 pontos em downforce. Talvez isso não fique tão claro na China, pois o carro se comporta melhor no calor, mas o certo é que, enquanto os grandes continuarem falhando, eles estarão por perto para aproveitar.

18 Comments

  1. Chegaram muito próximos de sua primeira vitória na F1 na Belgica em 2009 com Fisichella, mas havia um Kimi Raikkonen em seu caminho.

    Vamos ver como o VJM07 se comporta em Shangai com algumas curvas de alta. A briga vai ser boa com Red Bull, Ferrari, Williams e Mclaren.

    Dá pra cravar um Hulkenberg em quinto

    • Muito otimismo da sua parte Alex. Hulk seria um 8°, acho que perde a parada com o Perez de novo, e o 5° fica reservado ao “rilipollas asturiano” (A macarronada vermelha tem que reagir). Se as Williams no chegarem na frente de esta vez, vou sepultalas antes do que tinha previsto. Ahh!! e vc esqueceu das Lotus?? (I Believe). Ainda é cedo, porém vou de Groja 10°.

      • Groja 10º ? hahahahaha essa eu pago pra ver

        Coloquei o Hulk em 5º porque acho que ele vai reagir da sova que tomou do Perez no Bahrein e está tudo muito embolado do 3º para baixo.

        Abraço

  2. Sempre simpatizei com esta equipe, por achá-la muito bem administrada e combativa, estando, como citou, sempre ali, próximo aos ponteiros. Mas este ano, graças ao motor Mercedes e a uma dupla de pilotos bem melhores que as do passado, o time parece ter dado um salto de qualidade.

    Porem, concordo contigo, ainda é cedo para colocá-los como segunda força, até porque, fora a equipe Mercedes, ninguém na F1 se acertou por completo com o equipamento que tem.

    Contudo, sigo torcendo por eles.

    • Corrigindo: “… e a uma dupla de pilotos bem MELHOR que…”

  3. Segunda força é claramente a Red Bull, mas é lindo o que a FI vem fazendo. E este ano priorizou o talento em sua dupla de pilotos (sim, há a grana do Perez, mas ele é um ótimo piloto), vai aprontar muito ainda na temporada.

    • Prezado Eric
      O Perez levou mais do que patrocinador. Na realidade chegou da mão de um acordo com a McLaren, que incluiu repasse tecnológico e condonação de divida. O Niko chegou por falta de opções, ou seja, não foi devido a grande planejamento, foi o que foi rolando no final de 2013.
      O certo é que a caranga da Force India parece muito melhor planejada que outras, e acredito sim que pode ser quarta, e até terceira forza no final do ano. Todo vai depender de que mantenham o trabalho e que o projeto tenha onde evoluir, também de que o impetuoso Perez não sofra apagões, e que ao final de contas o Hulkemberg demostre pelo menos o 80 % do que a maioria acredita dele.
      Sería sim, muito bom para o circo que a Force I. se afiance de vez.

  4. No caso específico da corrida do Bahrein, devemos considerar alguns fatores importantes, que ajudaram no pódio de Perez:

    Tivesse o safety car se retirado uma ou duas voltas antes, este terceiro lugar seguramente seria do Sorriso.

    As duas McLaren abriram o bico antes do fim da prova.

    O carro do Vettel esteve doente em todo o final de semana bahrenita, e piorou com a escapada no TL3.

    O mesmo safety car arruinou o resultado final das duas Williams.

    Até aqui, legal para a Force Índia. Mas vamos ver como estarão as coisas até a última corrida na Europa antes das férias de verão, no GP da Hungria.

    • Carro doente!? Gostei…rs. E qual era a moléstia, Dr. Elton? rs

      • Cara, pra ser sincero, eu não sei se tinha alguma zica RB10#1 ou se o Daniel destruiu naquele fim de semana. Sério, acho que o Sorriso detonou memo, ele tem sido muito regular, nas três provas até aqui. Gostando de ver ele…

        • Eu também Elton. Ricciardo tem feito um bom trabalho, agarrando a oportunidade dada com muito afinco. Trata-se de um ótimo piloto e com grande futuro, creio.

          Já quanto ao carro de Vettel, penso realmente haver um problema, o qual não sei dizer qual é. Daí minha pergunta.

          No mais, chega ser estranho crer em algo diferente disso. Imaginar por exemplo, uma lavada, pois, por mais promissor que Daniel possa nos parecer, Vettel não é um qualquer. Longe disso.

          Então, só pode ser isso.

          • Sr S, é interessante essa situação de Vettel/Ricciardo.

            Ouvi dizer que o software de controle das unidades, é que tem determinado o baixo rendimento do #1 da Red Bull, em relação ao #3. O mesmíssimo programa foi implementado nos dois carros, refinado e atualizado com frequência diária, e no entanto, comprovadamente, não funciona a contento como no carro do Sorriso. O que me leva a crer que pode ser algo na forma como Vettel conduz sua toada, ou não, vai saber. É fato que desde o primeiro treino da pré temporada até a conclusão da última corrida, Vettel enfrentou mais contra tempos que seu colega aussie. O que não diminui nem desmerece as performances sólidas que o Ricciardo vem apresentando.

            Vettel tem minha admiração irrestrita, e acho que o Alemão está um milênio na frente dos demais, embora eu torça para o Lewis, não vejo ninguém fazendo frente ao barão de Heppenheim no conjunto de virtudes que define um gênio. Acho também que daqui em diante, Seb vai ser mais constante na frente do grid, atrás das Mercedes claro.

            Remi Taffin da Renault, disse no início desta semana que os Lethargy F1 da fabriqueta que o emprega, estarão muito próximos da sua performance e potência total. Eu não acredito nele, francesinho mentiroso que só, tudo ou quase tudo que ele disse desde o início de temporada desastroso da Red Bull não se concretizou, aliás, precisou a Red Bull e a Toro Rosso despachar sua equipe de T.I. para arredondar o funcionamento dessa unidade de força raquítica dos franceses. Espero estar errado, queria ver os dois RB10 duelando pau a pau com as W05. Fica a torcida.

            Abs.

  5. É, o fato é que não se pode apostar na FI como a segunda ou terceira força, mas eles aparentemente fizeram um carro equilibrado e estão conseguindo capitalizar em cima das dificuldades que McLaren, Ferrari e RedBull vêm tendo nesse início.

    Era o que eu achava que a Williams ia fazer mas pelo visto o FW36 não nasceu tão bem, ou a equipe não evoluiu o suficiente desde a pré temporada.

    • Pois ehh De Palmeira. Que se pode esperar do mesmo pessoal que tinha produzido as outras dragas da Williams?? Lembra que o novo grupo da casa só vai ser responsavel pelo modelo 2015, e apenas vão tentar resolver com este FW36 que ainda tem o agravante de ter mudado da UP Renault para a Mercedes no final do ano (de algum jeito isso deve mudar muito a estrutura). Eles chegaram melhor na pretemporada porque ja vinham trabalhando desde o ano passado (abandonaram o FW35 em Julho).
      A McLaren está noutro ano sabático, A Ferrari vai patinar muito. E das outras do meio do bolo para atrás, só acredito na Lotus (I Believe). Porque não Force India de terceira no mundial??

      • Bruz, quem seria a equipe em 2o.?

        • A meu entender RBR ]Mugello[, mas sua pergunta para mim é capsiosa. Acredito que se a Renault arrumar de algum jeito os seus componentes de recuperação de energia antes de Monza, olha lá heim. Vejo o Ricardo muito na altura de acompanhar Vettel na caza dos Mercedicos. È claro que são vagas esperanzas, mas vai que a Renault da un jeito.

      • Pq não acredito em “ano sabático” pra McLaren nem RedBull. Esses dois devem evoluir e superar a FI

        A Ferrari por outro lado, é uma incógnita com essas mudanças na direção da equipe antes mesmo de chegarem à Europa. Espero que não mas tá com cara de que 2014 já está perdido.

        • Sem duvida a RBR nem a Renault vão ficar por ai. Mas olha lá o que aconteceu com os motores Mercedes da McLaren. Acho que eles estão recebendo tapa amarela. Eses alemães não vão facilitar as coisas para os japas da Honda que estão chegando.


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