O circuito é parecido com Mônaco. Porém, ao invés das celebridades que costumam dar o ar da graça no Principado, o convidado da vez será o calor. São esperadas temperaturas ambientes perto dos 40ºC para o GP da Hungria, o suficiente para jogar uma incógnita interessante em um circuito que, no papel, favoreceria a Red Bull de Sebastian Vettel.
Isso porque o calor dificulta a conservação de pneus, salientando o ponto forte de Ferrari e, principalmente Lotus, no ritmo de corrida. Isso dá uma chance para que os dois rivais mais próximos de Vettel na luta pelo campeonato, Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, tentem evitar que o alemão parta para a segunda metade da temporada com mais de uma vitória de vantagem. Por outro lado, o ritmo de Webber com os pneus macios chamou a atenção hoje, então teremos de observar qual a evolução dos carros no decorrer do final de semana
Correndo por fora está a Mercedes, grande incógnita. O time, que venceu em Mônaco, teria um carro muito rápido em uma volta lançada para o circuito húngaro, mas não conseguiu se encontrar nem nas simulações de classificação hoje. O que é certo – e o stint longo de Hamilton hoje provou isso, é que o carro deve sofrer com sérios problemas de degradação na corrida, a exemplo do que aconteceu na última prova, na Alemanha – onde os termômetros sequer passaram dos 25ºC. Porém, caso se classifiquem nas primeiras filas, Nico Rosberg e Lewis Hamilton podem ser um fator importante na prova, pois as ultrapassagens são difíceis em Budapeste. Sendo assim, eles podem tanto travar Vettel nas primeiras voltas, quanto atrapalhar seus rivais e liberar o tricampeão na ponta. Caso esse cenário aconteça e o piloto da Red Bull esteja livre nas primeiras voltas, podem esperar mais um passeio, porque os novos pneus devem permitir que ele adote um ritmo bem forte no começo, nos moldes de 2011-2012.
Justamente para evitar o tráfego, Lotus e Ferrari precisam de um sábado melhor do que vêm tendo para ter alguma chance de caçar Vettel. O alemão largou nas duas primeiras filas em oito das nove etapas até aqui e, na Hungria, não deve ser diferente. Enquanto isso, Alonso tem 6,8 como posição média de largada nas últimas cinco provas, e Raikkonen, 6,2. Pelo menos nos treinos de sexta-feira, parece que há uma evolução – Raikkonen vinha mais rápido que Vettel quando foi atrapalhado em sua volta lançada e Alonso ficou a menos de dois décimos do alemão. Novamente, neste caso, muito depende da evolução dos acertos ao longo do final de semana.
Caso seja mais um sábado ruim para os caçadores do tricampeão, ainda há a chance da largada, com 400m até a freada para a curva 1. Vale lembrar que Raikkonen foi segundo ano passado, mesmo largando em quinto. E a Lotus aparece, após os treinos, como a grande candidata a dificultar a vida das Red Bull no domingo.
Na estratégia, é preciso saber ler bem as informações colhidas nos treinos livres de hoje, pois a pista é pouco usada e tende a evoluir muito rapidamente, invalidando muito do que é feito na sexta-feira. Isso é importante, também, para o acerto do carro e para definir qual será o melhor pneu para a corrida, pois houve quem conseguiu andar por bastante tempo com o pneu macio hoje (Webber, Grosjean) e houve quem o detonou em poucas voltas (Hamilton, Alonso).
Mas optar pelo pneu mais rápido pode comprometer uma estratégia com menos paradas, e escolher a melhor tática não será simples, uma vez que as equipes terão de lidar com duas novidades ao mesmo tempo: pneus e a mudança na velocidade máxima nos pits, que passou de 100 para 80km/h. À primeira vista, ambas as mudanças desencorajam as equipes a fazerem muitas paradas, mas será difícil se manter rápido na pista sob temperaturas que devem passar de 50ºC no asfalto. Vale lembrar que, ano passado, quem se deu bem foi quem fez duas paradas, enquanto quem optou por três, apesar do ritmo mais forte, não conseguiu abrir caminho.
5 Comments
será quente, e não a veremos
Têm se falado que pela visita do Papa-pop não vai ter trasmisão da corrida. Se serve de alguma coisa eu já cansei da picasão de bunda desse pessoal da Globo. Sempre tenho de prontidão este site http://www.streamhunter.eu/ por onde vejo sobretudo a GP2. Claro que enche o saco a interferencia mas de que funciona funciona.
Nesse site passa F1 tbm?
Recomendo esse aqui: http://webfirstrow.eu/sport/motosport.html
A previsão foi bem diferente do ocorrido.
É, não se pode ganhar todas 😉