O GP do Oeste dos Estados Unidos de 1980 é um dos mais clássicos para os brasileiros na Fórmula 1. Primeira vitória de Nelson Piquet, com direito a grand chelem, último pódio de Emerson Fittipaldi e tudo com narração de Galvão na Band. Sim, Galvão Bueno como narrador da TV Bandeirantes.
É interessante vasculhar as matérias de época e ler, por exemplo, que a corrida disputada nas ruas de Long Beach, em sua quinta edição em 1980, era tão bem aceita que “parece que está no calendário há tanto tempo quanto Mônaco”. Ainda que “o circuito seja muito melhor que do Principado”. Sem, já há quase 40 anos, os especialistas reclamavam da morosidade da prova de Monte Carlo…
Sempre buscando uma oportunidade de lucrar, o então chefe de Piquet, Bernie Ecclestone, tentou de última hora inscrever o famoso piloto norte-americano Rick Mears, “esquecendo-se” de uma regra que ele mesmo tinha acordado no ano anterior dando conta de que qualquer inscrição deveria ser feita com um prazo mínimo de três meses.
Então, com 27 pilotos inscritos e 24 vagas no grid, começou a quarta corrida da temporada de 1980, que tinha René Arnoux como líder, Alan Jones em segundo e Piquet em terceiro, então aos 27 anos e fazendo sua segunda temporada completa.
Piquet foi absoluto em sua primeira vitória na F1
Em Long Beach, Piquet fez a pole com quase 1s de vantagem e outro personagem importante neste dia, Emerson Fittipaldi, saiu de 24º, enquanto os jornais da época continuavam criticando o momento da F1. “Aqueles que não estavam ganhando tinham boas desculpas prontas, como ‘faltou tração’, ‘entrada de curva ruim’, ‘falta de aderência’, falta de pressão aerodinâmica’, ‘muita saída de traseira’, ‘muita saída de frente’ e todas essas coisas da tecnologia moderna.” Soa familiar?
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Desde a largada ficou claro que dificilmente alguém tiraria a vitória de Piquet naquela tarde. Ele liderou todas as voltas e fez a volta mais rápida, vencendo pela primeira vez na F1 com direito a grand chelem (aliás, como Senna também faria cinco anos depois).
Prova foi marcada por acidentes
A corrida foi recheada de acidentes: três carros ficaram pelo caminho após uma batida logo na primeira volta, outros seis ou abandonaram ou foram para os boxes fazer reparos após outro enrosco na volta 4 e, no final da prova, apenas dez carros foram classificados. Com os abandonos, mas também com ultrapassagens sobre Watson, Rosberg, Arnoux e Daly, Fittipaldi fez grande prova até escalar ao terceiro posto. A briga com Watson, inclusive, durou até o final da prova e o brasileiro chegou a ser superado, mas deu o troco, para o que seria seu último pódio na F1.
Aquele GP, contudo, não terminaria bem para outro veterano dos anos 70. Clay Regazzoni sofreu em Long Beach o acidente que encerraria sua carreira e lhe deixaria paralisado, após seu freio falhar a 270km/h. O piloto demorou a ser resgatado, pois os fiscais tiveram que cortar partes de seu carro, e sofreu lesões espinhais.
Falando em lendas da década de 1970, curiosamente era para James Hunt estar no grid em Long Beach. O campeão de 1976 tinha feito um acordo com a Marlboro para substituir Alain Prost, que quebrara o pulso no GP da África do Sul. Ele levaria 500 mil para correr só aquela prova, mas quebrou a perna esquiando antes de fechar o negócio e ficou de fora.
Aqui os melhores momentos da narração de Galvão na Band
O último pódio de Fittipaldi
A festa de Piquet no pódio foi com o terceiro colocado, Emerson Fittipaldi que, aliás, já tinha um ótimo histórico em Long Beach, tendo pontuado lá pela primeira vez com seu próprio carro em 76 e conquistado um top 5 no ano seguinte. Naquele que seria o último pódio do bicampeão, que largara em 24º e escalara o pelotão numa prova de muitos incidentes, a celebração acabou sendo uma espécie de troca de bastão e gerou uma das imagens mais clássicas do Brasil na Fórmula 1.
Seria uma das três vitórias do vice-campeão naquele ano, com uma equipe que seria a terceira no campeonato. E também a primeira vitória brasileira desde o GP da Inglaterra de 1975. E Galvão? Quando a Bandeirantes ficou com os direitos de transmissão da F1, ele narrou 10 corridas por lá.
1 Comment
Ano que o Piquet poderia ser campeão mas rolou um umas coisas meio estranhas.