1 – Leve uma jaqueta mesmo se a previsão for de calor
Toda vez que você entrar em um ambiente, vai congelar. O ar condicionado é considerado quase como um cartão de visitas imprescindível. Então não se assuste da temperatura ir de mais de 30 graus para menos de 20 quando entrar em qualquer estabelecimento. Essa é provavelmente uma das 10 curiosidades do Bahrein que você não sabia.
2 – Circuito de Sakhir é atração turística
A F1 é tão importante para o turismo do Bahrein que ganha destaque nas propagandas estatais e nas que são mostradas pela maior companhia aérea do país, a Gulf Air. Eles agora estão tentando atrair outros eventos, mas a categoria foi a primeirona a “colocar o país no mapa”, em 2004.
3 – Aeroporto é aula de sociologia
O aeroporto de Manama é interessante do ponto de vista geográfico-sociológico, já que recebe muitos voos de e para lugares que fogem dos nossos livros de história. Não é raro eu seguir um grupo com traços e vestimentas cuja origem não consigo identificar para ver qual o voo eles vão pegar. Brincadeira maluca? Talvez. É claro que o aeroporto de Dubai também tem muito disso, mas, por ser menor, em Manama me parece que as diferenças são mais latentes.
4 – Eles não gostam de calçada
O conceito de calçada passou longe por lá. A sociedade é muito voltada para os carros (o litro da gasolina sai por pouco mais de US$ 0,50). E o calor pela maior parte do ano desencoraja caminhadas. Então é bem normal que o que seriam calçadas na verdade sejam só um amontoado de areia.
5 – O parque de diversões dos sauditas
Os dias de semana na capital Manama são sossegados até que chega a quinta-feira, o equivalente à sexta para os muçulmanos. Milhares de sauditas cruzam a fronteira sedentos por álcool e mulheres. É raro um hotel que não tenha também uma balada, e elas viram a noite.
Veja também: https://juliannecerasoli.com.br/2019/03/29/turistando-na-f-1-e-no-cafe-amarelo-do-bahrein/
6 – Bahrein é uma ilha. Mais ou menos
O Bahrein é uma ilha (na verdade, um arquipélago de 33 ilhas) então a ligação com a Arábia Saudita é feita por uma longa ponte. E o mais curioso é que a fronteira fica bem no meio dela. Quem não tiver visto, pode ser obrigado a dar meia volta. Mas dizem os locais que não tem pôr do sol mais bonito do que lá, bem no posto de controle da divisa com os vizinhos.
7 – Bahrein é mais liberal que os vizinhos
O Bahrein é bem mais liberal também em relação às mulheres na comparação com a Arábia Saudita ou mesmo o Qatar. Não são todas as muçulmanas que cobrem a cabeça por lá, e não existe um código de vestimenta para as estrangeiras. Por outro lado, o voto feminino é uma conquista recente: as barenitas só passaram a votar em 2002.
8 – Presença norte-americana
O Bahrein é um dos aliados norte-americanos no Oriente Médio. Os americanos inclusive têm uma base naval no distrito de Juffair, onde muita gente da Fórmula 1 se hospeda. A cooperação vem desde a época da primeira Guerra do Golfo, em 1991.
9 – Conexão Bahrein-Portugal
Tem um pedacinho de Portugal por lá. Trata-se de um forte que não foi erguido pelos portugueses e cuja construção começou em 2300 a.C. O local serviu como capital de uma importante civilização local, os Dilmum. Mas foi ao conquistar o que hoje é conhecido como Qal’a que os portugueses se instalaram na ilha, em 1559. Contudo, a presença dos portugueses não durou muito: em 1602, foram expulsos por locais.
10 – Qualidade de vida é alta no Bahrein
Não que eles tenham se isolado desde então. O Bahrein já liderou ranking de melhores lugares para estrangeiros morarem no mundo e ainda é considerado o melhor lugar para expatriados no Oriente Médio. Isso significa que as pessoas preferem ir morar lá do que na mais famosa Dubai.
No comment yet, add your voice below!