O volante

Motor Racing - Formula One World Championship - Singapore Grand Prix - Race Day - Singapore, Singapore

Quando o carro que lhe levaria para o desfile de pilotos teve de ser empurrado para pegar, Nico Rosberg não deve ter pensado que hoje não seria seu dia. Afinal, ficara a apenas sete milésimos de Lewis Hamilton na classificação, fora batido por detalhes em um circuito no qual tem um retrospecto relativamente melhor que o companheiro.

Minutos depois, porém, mais uma vez Rosberg se viu empurrado, agora a bordo de sua Mercedes. Parara antes de seu box em uma das voltas que os pilotos dão para checar os sistemas do carro antes de alinhar no grid. Ali, a Mercedes já começava a perceber que seria uma longa tarde para o alemão. Uma falha no cabeamento que passa na barra de direção e liga volante à central eletrônica do carro atrapalhava algumas funções do volante, como a troca de marchas.

E não poderia ser outro tipo de problema. Afinal, o volante foi o tema central deste final de semana em Cingapura. E bem naquela prova em que ele está mais visível, mais brilhante. Volante que acabou servindo como justificativa para que as restrições ao uso do rádio fossem aliviadas, corretamente.

Desta vez alheio aos problemas, Lewis Hamilton obteve pontuação máxima em seu segundo final de semana seguido limpo. A maneira como forçou o ritmo para abrir 25s em 15 voltas, com o pneu supermacio, em um final de semana no qual a Mercedes não tinha um vantagem tão grande e em um circuito que pune com dureza os erros, deu a medida da boa fase em que se encontra.

A sensação é de que o inglês acredita que pode superar qualquer coisa depois dos altos e baixos que já teve nesta temporada. Agora, é Rosberg que tem de reagir.

52 comentários sobre “O volante

  1. O BOM ESPORTISTA. _ Eu sei que o mundo não vai se arrumar apenas com bons exemplos, mas é bom quando o cara da vez tem um comportamento exemplar. A final de contas, são muitas crianças que podem ser influenciadas e isso sim contribui para um mundo melhor. Ontem foi o Nico quem extendeu a mão para Hamilton, depois de ter perdido a pole por detalhes, muito diferente da cara emburrada que mostra Luisão qdo não é sua vez. Hoje o cara desceu da caranga sem chutar baldes nem insultar ninguem, e com uma fase quase beirando o choro atendeu as entrevistas dos chatos jornalistas de sempre. Logo depois ficou acompanhando a corrida desde o muro. Muito contrario do que faz o Ingles, a quém considero uma biba com muito talento.
    Fico assombrado do aplomo e cavalerismo apresentado pelo alemão. Um exemplo na boa e na ruim. Um cara a quem adoraria dar um aperto de mão e agradecer pelo show.
    Toda minha torcida vai para o Nico. Não por ele, mas sim pelo exemplo que esta mostrando e representa. Isso tem que ser resaltado.

    Curtir

    1. Boa observação. Nico teve uma postura profissional, elegante e digna.
      Seria fantástico se a imprensa desse algum destaque a esse tipo de coisa assim como dão aos faniquitos de Hamilton.
      Crianças precisam entender o quanto é importante essa atitude e não o contrário.

      Curtir

      1. Ingenuidade…
        Um atributo pouco louvável para analistas de corridas de automóveis ditos probos e pudicos.
        Talvez precisemos alterar os vernáculos para o que é ser profissional, elegante e digno.
        Además, não vejo com bons olhos educar crianças pondo-as para acompanhar desdobramentos casuísticos próprios de corridas de automóvel.
        Mas… Vá

        Curtir

    2. Bobagem.
      O outro teve azar antes, ele está tendo azar agora. Vai reclamar de quê? E mesmo com essa quebra, se fosse pra contabilizar azares e ele ainda teria que largar ao menos duas vezes em último.

      E depois ser tirado de outra corrida por Hamilton.

      Enfim, não gostar do piloto, tudo bem, inventar méritos onde não existem para denegri-lo beira o patético.

      Curtir

      1. Caro Edvaldo….
        Caraca Ed!!! eu devo ser patetico mesmo.
        Mas vc heim…
        “Por mucho que te tongonees, se te ve el bojote”

        Curtir

      2. Eizandro, Edvaldo e Thiago, ora, Bruz teve um ponto de vista sensato, pois sim, os esportistas devem ser exemplos , erraram um dia, mas podem melhorar sempre como pessoas, ser legal e divertido nas vitórias e fácil, mas reconhecer a derrota e foda. Ora, estamos falando de pessoas publicas, e porque achar errado o cara ser polido e reconher seus infortúnios sem sair chutando o pau da barraca? Hamilton, Alonso e Vettel são excelentes pilotos mas maus perdedores, ficam de cara emburrada na maioria das vezes e atacam a tudo e a todos…e francamente, fazer-se de coitado andando de Mercedes, kkkk, isso é demagogia, deveríamos considerar coitado, quem anda de Caterham, Sauber, Marusia…Hamilton, Alonso e Vettel sabem muito bem se fazer de vítimas quando precisam.

        Curtir

      3. penso que o Hamilton não é mau perdedor, o problema dele reclamar não é pelo simples fato de perder e sim por que se sente que a briga na pista não está sendo justa. ou alguém esperava que um “competidor muito competitivo” iria ficar feliz com os problemas que teve em corrida e treino. dois treinos classificatórios perdidos por problemas nos freios e fogo carro, este ultimo foi a gota d’agua. então não julgue os problema do Nico igual ao de Hamilton porque a proporção são distintas. e esse comportamento exemplar é só uma questão de perspectiva.

        Curtir

  2. Agora sim! Fe-se justiça hoje: A liderança para o melhor piloto no melhor carro! Ainda que antes da prova, eu imaginava que a Red Bull (com o Sorriso) e por que não o El Fodon aprontariam pra cima das Flechas-de-Prata. Com esta “pane” no equipamento do Rosberguinho, agora sim as coisas ficam mais cabeça-a-cabeça e, vamos ver quem tem mais garrafa vazia pra encher até o final! E fica toda a minha torcida pro carro #44… Go #44!!!!

    Curtir

    1. Sei não… Mas acho que “Justiça” seria o banimento da Mercedes neste campeonato. Afinal, a mesma sabota os carros de Hamilton e Rosberg.

      A F1 não pode admitir isso!🙂

      Curtir

  3. Será que agora os adeptos da teoria da conspiração de que a Mercedes sabota o carro do Hamilton finalmente vão entender que o complexo W05 é o carro mais rápido mas um dos mais frágeis do grid, sempre as voltas com problemas?

    E como ressaltou o Bruz ali em cima, parabéns ao Rosberg por mostrar como um verdadeiro esportista deve agir. Continuo na torcida para esse cara ser campeão, por todo trabalho que ele vem fazendo nessa temporada, apesar que pela fase do Hamilton, se o Rosberg conseguir será uma verdadeira façanha.

    Quanto a corrida, realmente foi bem fraca, pena o Alonso não ter conseguido fazer valer sua estratégia e ter ultrapassado as Red Bulls. Pena para o Bottas tb que foi muito importante para o Massa ter conseguido o quinto lugar.

    Parabéns ao Perez que vem conseguindo impor desafio ao badalado Hulkenberg e a Force India ter superado a Mclaren. Realmente uma vitória pessoal para o Mexicano, aliás irônico que nessa altura do campeonato, tanto Massa quanto Perez estão acima dos pilotos que os substituiram, Kimi e Magnussen, além da Williams estar acima da Ferrari e Force India acima da Mclaren nos construtores. O mundo realmente dá voltas.

    Curtir

    1. Alex, nao desmerecendo o seu ponto de vista, mas o Rosberg ficou lá para observar como o Hamilton trabalha com o volante e as informaçoes. Nao por ser solidário ao Hamilton, pois ela já mostrou em pista que quer ganhar a qualquer custo. Por mais que alguns aqui neste espaço, desmerecem o Hamilton, a história mostra o contrário.

      Hamilton: 37 poles, 29 vitórias, 5 hat-tricks, 1 grand-chelem, 65 pódios ( a mesma quantidade que Vettel) e 18 voltas mais rápidas. GPs disputados 143.
      Rosberg: 11 poles, 7 vitórias, 22 pódios e 9 voltas mais rápidas. GPs disputados 161.

      Ou seja, mesmo tendo disputando menos gps, Hamilton fez muito mais que Rosberg, que somente conseguiu alcançar bons resultados porque a Mercedes está com um carro muito acima dos outros. E ele conta a seu favor os defeitos do carro do Lewis (6 ao todo).

      Em relaçao a teoria da conspiraçao ela é meio que baseada em aluns fatos. No caso as quebras constantes do carro do Hamilton (6 contra 2), os pits extremamentes lentos e as estratégias que acabavam favorecendo Rosberg (no final da prova o Lewis estava sempre com os pneus mais lentos que do Rosberg) pedido para dar passagem pra Rorro etc. Sao baseados nestes fatos, que as pessoas pensam isso. E nao é só no Brasil…no mundo inteiro é comentado esta teoria…o próprio Totó já foi indagado vária vzs pela imprensa internacional sobre isso…que é baseado em algumas evidencias…e nao em achometro.

      Tó feliz com a virada do Hamilton…mas eu espero de tudo….só vou afirmar que a teoria da conspiraçao nao existe, se nos próximos gp’s as disputas forem livres…sem favorecimento (como nos exemplos citados acima).
      Abrçs

      Curtir

      1. Nao é uma questao de se fan…é uma questao de lógica. Nao acho o Rosberg um mau piloto…mas tbem nao acho ele um génio das pistas. Ele está fazendo uma excelente temporada, mas tem alguns itens a seu favor…como comentei acima. Mas pra vc entender melhor o meu ponto de visto, coloco um texto do Livio Oricchio, que expressa (com um excelente texto…ehehe) o que eu penso.
        Abrçs
        http://liviooricchio.blogosfera.uol.com.br/2014/09/21/titulo-esta-cada-vez-mais-perto-de-hamilton/

        Curtir

      2. JL

        Por favor, né… Rosberg poderia ver a corrida quantas vezes ele quisesse depois da bandeirada. Não precisava ter ficado no circuito pra “observar como o Hamilton trabalha com o volante e as informações”. Afinal, hoje em dia, caso não saiba, existe uma tecnologia chamada ‘gravação’.

        E quanto à “conspiração”, na boa, CRESÇA! Se a Mercedes estivesse sabotando o Hamilton, Rosberg não teria quebrado na Inglaterra e Cingapura. O fato de ‘fulano’ ter mais quebras e etc. que ‘beltrano’ não quer dizer absolutamente nada. São apenas meras coincidências, indesejáveis infortúnios. (veja bem, quando Vettel dividia a equipe com Webber, diziam que o Australiano sofria sabotagem por parte da Red Bull, porém hoje podemos ver o suposto “queridinho da RBR”, e tetracampeão, sofrer mais problemas que Ricciardo, um completo novato. (e aí, será que agora o “queridinho” está sendo sabotado?🙂 )

        Na boa, vocês conspiracionistas são ridículos! Seus “fatos”, na realidade, não passam de meros devaneios de torcedor. Completamente inúteis!

        Curtir

      3. Redhorse
        Vc acredita mesmo que o Rosberg foi lá para ajudar o Hamilton a vencer ??? Que ele ficou na maior torcida…falando “vai lá Hamilton…tira de mim a liderança do campeonato”. Que ele ficou todo feliz e pensando…puxa..perdi a liderança do campeaonato, mas estou super contente, pois meu amiguinho Hamilton vai ganhar mais uma. E eu vou ter que esperar mais um ano……
        Olha…na boa. Nao existe santos na F1.

        Ah…detalhe, a gravaçao é passada entre pilotos…mas nao tudo. O próprio Rosberg já disse: “…é natural “esconder pequenas vantagens”pois cada um esconde as informaçoes principais.”
        Veja: http://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/rosberg-diz-que-e-natural-esconder-pequenas-vantagens-do-colega-de-equipe-se-encontrar-algo-vou-manter-para-mim

        Abrçs

        Curtir

      4. David Santos

        Ué, não vai criticar a sabotagem no carro de Rosberg?

        (ah, desculpe! Só é sabotagem quando os problemas ocorrem no carro #Chorão44)

        Curtir

      5. JL, números puros e simples não dizem muita coisa, afinal mesmo não sendo um piloto espetaculoso como Hamilton, o alemão tem seu valor…Rosberg mesmo sendo ajudado pelo pai para chegar na F-1, algo que o mesmo Hamilton teve com o apoio da Mclaren, guiou de 2006 a 2009 a carroça da Willians, ao passo que a Mclaren de 2007 a 2010 sempre disputou as vitorias, enfim, as oportunidades numéricas do inglês foram melhores, mas essa história de conspiração já deu o que tinha que dar, ora, só falta dizer que a quebra de Rosberg foi para pagar o toque de SPA…na boa, tudo que Hamilton faz é pela gana de ganhar, mas se fosse Alonso falando besteiras como as do inglês, seria o tal Alcaponso, El mimadon de las asturias etc. Na real, Vettel, Hamilton e Alonso pilotam muito, mas são todos cheios de não me toques e chiliques, simples assim.

        Curtir

      6. JL não é justa essa sua comparação entre Rosberg e Hamilton, primeiro hamilton já estraiou numa equipe de ponta e sempre teve carro para brigar por vitórias, poles e títulos, emquanto Rosberg estraiou numa fragil Willians e permaneceu durante quatro anos, o carro era muito ruim e mesmo assim em 2009 Rosberg conseguil terminar em setimo, quando Rosberg foi para Mercedes em 2010 a equipe tinha um carro mediano e durante os dois anos seguinte 2011 e 2012 o carro mal dava para brigar por pódios, a mercedes só se tornou competitiva a partir de 2013 portanto não é justo compar os resultados de Rosberg como os de Hamilton, em 2007 faltando apenas duas corridas com 20 pontos em jogo Hamilton precisava apenas de 3 pontos para ser campeão e mesmo assim deixou Kimi levar o título e perdeu o campeonato mais ganho da história, em 2012 a Mclaren tinha um carro muito bom o carro mais rápido do grid, tinha tudo para ser campeão mas fez um fiaco, terminando em quarto deixou até Raikkonen que pilotava uma carroça tomar o seu terceiro lugar, o cara é rápido muito rápido mas não é constante e já jogou no lixo um monte de oportunidades.
        Não sou torcedor da Britney, mas se o neguinho perder este campeonato ele pode pindurar o capacete.

        Curtir

      7. os números podem dizer muita coisa sim, ele tem o mesmo carro, Hamilton tem 7 vitorias e Rosberg tem 4 e o primeiro teve mais infortúnios. então o piloto é diferencial. como o Hamilton é líder, a concorrente não pode mais utilizar o discurso: como pode o garoto sorriso só está a uma vitória do líder “rosberg”.

        Curtir

      8. “…é só uma questão de perspectiva…” ainda bem que o mundo tem pensamentos diferentes, assim podemos crescer como seres racionais;-)

        Curtir

      9. Muito bom. Ele só declarou o obvio. Ele quer ser campeao e só tem uma pessoa impedindo isso…Lewis Hamilton. Quanto mais informaçao ele tiver, mais fácil pra ele tentar virar o jogo.
        Mas tem uma galera que é muito bipolar…quando é um piloto que eles torcem o cara vira um deus….e os que eles nao gostam é um demon.
        Valeu pelo link.🙂
        abrcs

        Curtir

  4. Foi uma corrida chata, modorrenta, com disputas valendo décimas posições, um anti-clímax total. Sem demérito a Hamilton, mas o carro da Mercedes é tão superior, que mesmo escolhendo a estratégia errada, ainda assim consegue dar inacreditáveis 30 voltas nos pneus macios! É uma outra categoria! Sobre as teorias conspiratórias nada a declarar. Fala-se muito em corte de custos na F-1, mas mesmo quando uma categoria top constroe “volantes” de US$ 150.000, hehe, algo está errado, muito errado! Fico imaginando que no auge de suas frustações os pilotos devem ficar malucos para jogarem os volantes no chão, rsrsrsrs, mas deve dar uma dor na consciencia, rsrsrs, ou melhor, nos bolsos…isso não é normal!!! Uma F-1 mais humana e menos tecnológica é tudo que pedimos…

    Curtir

  5. Jú, boa noite!
    Duas questões:
    1 – Teremos credencial? Estou com muitas saudades das análises.
    2 – Ouvi o repórter da SkyF1 da Inglaterra dizer que conversou com amigos espanhóis e que esses disseram que no Japão ocorrerá a 3a. Bomba Atômica que vai ser o anuncio pela Mclaren e Honda do seu piloto para 2015, Fernando Alonso, você ou o Ico puderam apurar algo sobre isso? Claro que sei que a imprensa espanhola é a mais torcedora que existe, mas você acha que isso realmente pode acontecer?
    Sobre a corrida o anticlímax da disputa da Mercedes fez com que a corrida deixasse a desejar, torço para o Lewis e não acredito em conspiração, nem para um lado nem para outro, acredito que a Mercedes é frágil mesmo como disse o Alex.
    Um abraço à todos

    Curtir

    1. Acredito que faremos um Credencial sim. Nas últimas provas eu e Ico estávamos em trânsito e não conseguimos tempo para fazer.

      Sobre o Alonso ouve-se de tudo o tempo todo. Red Bull, McLaren, ficar na Ferrari. Mas a conversa que está rolando forte é em relação ao terceiro carro. Talvez isso esteja travando o mercado.

      Curtir

  6. Corridaça do Lewis. O que ele fez entre as voltas 38 e 53, com um pneu que se deteriora rápido, arriscando tudo, andando no limite, sem errar, correndo o risco do pneu furar a qualquer momento nas últimas voltas com os supermacios. Foi assim que ele venceu. Como se deve. Como nós, fãs de F-1, queremos que se ganhe, não com calculos meticulosos sobre fluxo de combustível ou duração de pneu. É assim que se ganha um campeonato.

    Curtir

    1. Além deste aspecto (bem lembrado por ti) da corrida do Hamilton, havia também o eminente risco de uma Lotus-da-vida esplodir num muro qualquer e toda a estratéjia (ou será estratégia?) da Mercedes ir tudo-por-agua-a-baixo. O kra tem de ter muito sangue frio pra andar neste fio-da-navalha.

      Curtir

  7. Davi Santos, o negão tem algo mais que sangue frio quando corre. Ele tem “sangue nos zóio”. É por isso que neste campeonato de uma equipe só, e considerando quem é o outro piloto da Mercedes, eu torço demais pra ele ser o campeão este ano.

    Curtir

    1. Éh isso aí kro Roberto! Podem até contestar por exemplo, os quatro-títulos do Fettel-boy… Más ninguém pode dizer que o kra não corre com gana, garra e fome de vencer! Isto também se aplica ao Sorriso que além do talento, ele corre com garra e muuuita alegria. O Hamilton faz parte desta pequena-casta de talentos que corre com paixão e como vc diz: com “sangue nos zóio”. Éh só ver a reação do público nos autódromos quando éh mencionado o nome do Hamilton e o Sorriso… Há uma ovação ao contrário de um determinado piloto que foi retribuído nos últimos GPs com uma sonora-vaia… Então, o grande-público já elegeu os feras de 2014.

      Curtir

    2. A palavra negão se refere a um homem negro de grande estatura e porte físico, no caso do Hamilton que é baixinho e desmilinguido ta mais para neguinho do que negão.

      Curtir

      1. E bota ‘neguinho’ nisso… Esse Hamilton não passa de um sujeitinho medíocre e estúpido que adora lavar roupa suja na mídia com mentiras.

        Já mentiu para os comissários (Austrália 2009), já disse que os mesmos eram racistas (Mônaco 2011), já mentiu pra mídia (SPA 2014) e etc… Muito chorão!

        (agora, pra completar a suruba, só falta os fãs do neguinho estúpido me chamarem de racista.🙂 )

        Curtir

      2. Racista não, estúpido.
        Pra chegar a esse nível contra um esportista, que provavelmente está ganhando de quem você gosta, precisa ser muito estúpido.

        Esse blog nem deveria permitir esse tipo de comentário que não acrescenta nada, mas aceita.

        Lamentável.

        Curtir

      3. Falou tudo Edvaldo.
        Nao acrescenta nada e se comporta como um moleque. Com estas atitudes acaba abaixando o nível do blog, com comentários estupidos e sem sentido.
        Nao sei se existe moderador aqui no blog, mas seria útil pra que se conserve as conversaçoes em um nível maduro.

        Curtir

      4. Oi Ju,
        Pode xingar a mãe deste cavalo vermelho?
        Alguns oportunos impropérios de natureza sutil posso empregar contra este camarada, já que o mesmo entrou neste terreno pantanoso da discriminação racial?
        Vou fazer o seguinte: usar apenas uma lógica argumentativa para driblar sua moderação.
        “Redhorse” sua genitora foi vista debaixo de uma égua chamada “Neguinha”.
        Como você sabe Ju éguas não tem nada perigoso.

        Curtir

      5. Repito o que já falei algumas vezes: não vou perder meu tempo moderando comentários. Não tenho nem idade para ser mãe de ninguém daqui, vocês é que têm de saber os limites de uma discussão saudável. Espero não ter de repetir isso.

        Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s