F1 GP da Arábia Saudita quanto é e dicas - Julianne Cerasoli Skip to content

GP da Arábia Saudita ao vivo: Turistando na F1

gp da arábia saudita ao vivo

Quem diria que eu estaria escrevendo estas linhas, mas que tal curtir o GP da Arábia Saudita ao vivo? O país começou a aceitar turistas brasileiros em 2021 e está se abrindo lentamente ao turismo ocidental. Mesmo que isso signifique expor sua realidade.

Embora o regime ditatorial e o uso da sharia como código penal façam da Arábia Saudita um país mais famoso pelos crimes contra os direitos humanos, e com razão, o povo é hospitaleiro, como em outros cantos do Oriente Médio. E é um território com belezas naturais e muita história.

Compre ingresso para: reta principal

Assim como no caso do Bahrein, dá para comprar ingressos com desconto até poucos meses antes do GP, pois a procura não é insana como em outros eventos na Europa, Estados Unidos ou Brasil.

Não há muitas outras arquibancadas disponíveis, além da visão não ser das melhores pelos muros próximos e pelo fato de a pista ser toda plana. Por outro lado, os carros vão passar rápido, e bem perto da arquibancada.

Curiosidades e contradições da Arábia Saudita

Então a sugestão é aproveitar que o preço não é tão alto em comparação com outras etapas para ficar na reta principal. Dá para ver a largada, o grid, o trabalho das equipes. O ingresso custa pouco mais de 600 dólares pelos três dias. Mas é bem verdade que esse mesmo ingresso custava menos de 500 dólares em 2023.

Aliás, os ingressos para os três dias de evento dão acesso ao pitlane na quinta-feira em horário pré-determinado. E também aos shows, no sábado e no domingo. Muitos locais compram os ingressos só para os shows, então a região da pista fica bem movimentada depois do final das sessões da F1.

Hospede-se: perto da pista

Qualquer lugar perto do Red Sea Mall significa que você poderá ir andando até a entrada da pista. Há outra entrada pela parte norte da pista. Mas também não é caro usar o Uber na cidade e parar lá. E há serviços de traslados saindo do centro da cidade.

Vá: A pé ou de táxi

Assim como acontece no Brasil, eles organizam pontos de pick-up para os aplicativos, então fica fácil se localizar. E os preços são bastante razoáveis. O transporte público não é muito recomendável. E as informações sobre os serviços de traslados são publicadas mais perto do evento no site oficial.

Não deixe de ir: Al-Balad

Foto: Julianne Cerasoli

Gostaria de indicar para vocês irem a Meca ou mesmo ao túmulo de Eva, mas são lugares restritos aos muçulmanos. E você não vai querer tentar um “jeitinho brasileiro” por lá, por favor. Al-Balad é o centro antigo, fundado no século VII e só com algumas casas restauradas. Há alguns mercados dentro do emaranhado de vielas e dá para se perder por lá por horas.

Jeddah é cheia dos mercados, como toda boa cidade árabe, ainda mais aquelas com tanta história. Aliás, essa história é contada no Tayebat Museum, que também vale a visita.

É bom lembrar que é bastante aconselhável a homens e mulheres cobrirem as pernas e os braços. Trata-se de uma sociedade bastante conservadora. Mas não é necessário que as mulheres não muçulmanas cubram a cabeça ou o rosto quando andam nas ruas. E, ao contrário do que acontece em outros países da região, a venda de álcool é vetada, inclusive, em hotéis.

Combine com: deserto e praia

Passar uma noite no deserto foi uma das melhores coisas que já fiz nos mais de 70 países por que passei. Fiz isso na Jordânia, não muito longe da Arábia Saudita, e pelo que pesquisei Al Ula tem paisagens parecidas. E não fica longe de Jeddah.

Perto de Al Ula tem um destino em que estou de olho: Umluj, um lugar conhecido como as Maldivas da Arábia Saudita. Não dá para curtir a praia de biquini do jeito que a gente faz no Brasil devido aos costumes do país, mas que é bonito, é.

Quanto fica ver o GP da Arábia Saudita ao vivo?

Os voos para Jeddah são um pouco mais baratos do que para o Bahrein, por volta de 1300 dólares. O aeroporto por lá é bem grande, mas também dá para ir para a capital Riyadh e cruzar o deserto de trem por uns 50 dólares. A hospedagem fica por volta de 250 dólares pensando em chegar na sexta-feira e sair na segunda. O ingresso sai por 600 dólares.

Vale lembrar que passaportes brasileiros precisam ter visto para entrar na Arábia Saudita. O visto tem de ser feito no consulado e custa 80 dólares. Para passaportes europeus, é possível fazer o visto online por menos de 10 dólares.

Lembrando que este não é o gasto mínimo para ver o GP. E, sim, o melhor custo-benefício:

gp da arábia saudita quanto fica

Vale a pena ver o GP da Arábia Saudita ao vivo?

Você está do lado de quem acredita que ir à Arábia Saudita é validar o regime ou pensa que a troca gerada pelo turismo pode acelerar mudanças? Há argumentos para os dois lados. Ainda é um destino bastante cru para ocidentais e falei sobre isso nas minhas primeiras impressões. Ou seja, é um prato cheio para exploradores. E o esporte acaba em segundo plano.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise
Redes Sociais
As últimas
Navegue no Site

Adicione o texto do seu título aqui