O GP da Bélgica acabou há mais de cinco horas. Escrevo depois de pegar um belo congestionamento na saída de Spa-Francorchamps. Nas placas, as mesmas duas letras: NL. Era a maré laranja que invadiu o país vizinho para torcer para aquele que foi, para o bem e para o mal, o grande nome do final de semana.
O fenômeno Max Verstappen mudou a cara de um GP que vinha perdendo público nos últimos anos, depois de viver seus tempos áureos às custas de outro fenômeno da vizinhança. Michael Schumacher. E se este final de semana deixou algo claro, é que as comparações entre Max e o heptacampeão não param por aqui.
A sensação geral no paddock é de que Verstappen se tornou a grande aposta para o futuro da Fórmula 1, especialmente na Europa, e, com isso, ganhou o poder de fazer o que quiser. Já o vimos ultrapassando por fora (da pista), defendendo-se de maneira bastante questionável. E sequer sendo investigado. É como se estivéssemos assistindo à gestação de um novo Schumacher.
Michael incomodou muito em seus primeiros anos, e nunca tirou o pé, nunca deixou de testar os limites do que era aceitável fazer dentro da pista, e também fora dela. Verstappen dá seus primeiros passos no mesmo caminho e, ao mesmo tempo que agrada muitos pela agressividade e por não demonstrar nenhuma intenção de mudar, estando disposto a pagar o preço quando as coisas não saírem como planejado, como foi o caso em Spa, incomoda aqueles que acabam se tornando as vítimas de tais atitudes.
Isso ficou claro na Bélgica, quando Verstappen conseguiu a proeza de tirar Kimi Raikkonen do sério. Não é o único: a cada disputa, o holandês, via de regra, faz mais um inimigo no paddock. O motivo é simples e vai além da agressividade: especialmente a maneira como o piloto se defende é bastante temerária. E até certo ponto, amadora.
Sim, Verstappen foi otimista na largada, mas tinha o direito a tentar a manobra por dentro da La Source. Quando espalhou para cima de Raikkonen e de Perez, entrou naquela linha em que talvez o atual regulamento seja duro demais, não permitindo um tipo de manobra que foi comum por toda a história da F-1.
Mas a maneira como Max se defendeu de Kimi no final da reta são outros 500. E tem se tornando um tipo de manobra normal no arsenal do holandês. A tática é esperar ao máximo para o piloto que vem atrás escolher um lado para atacar e, só então, se posicionar para defender. E quem vai à frente tem esse direito, é um fato. Mas não quando já está na zona de freada, pois o perigo de causar um acidente é real, especialmente em dias de DRS e grandes diferenças de velocidade.
Mas o que mais preocupa dentro do paddock é que Verstappen não demonstra ter noção alguma de que pode, de fato, causar algum acidente desnecessário com esta tática. Há quem defenda uma conversa interna entre os pilotos, há quem acredite que, quando ele passar a ser punido, vai pensar duas vezes, e Raikkonen defendeu neste domingo que só um acidente vai ensiná-lo a se defender sem colocar ninguém em risco. Todos concordam que algum tipo de consequência é preciso para quem Max possa incomodar os rivais apenas pelo talento que já deixou claro que tem.
O GP da Bélgica ainda teve inúmeros pontos interessantes. Mas melhor discutir a recuperação de Hamilton ou a surpreendente corrida de Alonso quando toda a maré laranja voltar para casa.
22 Comments
Ele (o Verstappinho) éh um piloto muito arrojado e/ou agressivo como todo piloto de competição deve ser pra se sair melhor do que os seus pares. Quanto ao perigoso hummm… é ele que tem o poder de construir ou desconstruir esta história. Num determinado momento da corrida o Kimi emparelhou com ele e colocou mais de meio carro na frente pra ultrapassa-lo lá no final do retão, indo pra Les Combes. Muito bem! O que fez o menino-prodígio? Ele simplesmente (na minha opinião) fez igual ao Rosberg com o Hamilton na Áustria… Deixou de fazer a curva pra direita e, continuou seguindo reto empurrando o Raikonen pra fora da pista. Isto pra min éh passível de punição e (não sei por quê!) os comissários nem puseram ao menos em observação. Mas uma coisa ninguém pode negar: este garoto éh um grande talento e brevemente vai disputar títulos! Só falta dar alguns conselhos como proceder ao ser ultrapassado.
Me lembro de uma entrevista de Piquet, na qual dizia que nos anos 80 os pilotos se respeitavam mais por saberem que uma batida poderia ser fatal…tanto pelos carros quanto pelas pistas. Com o aumento da segurança na atualidade, alguns pilotos desconsideram os riscos ainda vigorosos deste esporte. Que Verstappen é habilidoso, não resta duvida, mas me incomoda a forma desrespeitosa com que ataca e retruca os comentários de seus companheiros de profissão. O que o holandês fez com Raikkonen em plena reta foi estupido! Naquele momento estavam próxmos dos 330 km/h e irresposavelmente jogou sua RBR sobre a Ferrari que já ultrapassava. Me lembro do mimimi do garoto quando recebeu uma espalhada de Rosberg na Austria e ficou berrando feito um garoto mimado, ora, chumbo trocado tem que valer para ambos…Raikkonen é um dos pilotos mais limpos que já vi pilotar nessa F-1 moderna, duro mas leal ao extremo, sempre deixa espaço para o concorrente. Sobre as espalhadas aceitas pela categoria, particularmente acho antiesportivas, mas se Rosberg fecha Verstappen e é punido, por quê o aspirante a astro não é punido por suas fechadas de porta intencionais? Um pilloto aguerrido faz espetáculo, como o mesmo Verstappen fez na manobra arrojada da larga (pra mim o culpado do toque foi Vettel), mas uma tentativa estupida de fechada tardia de porta com uma ultrapassgem sendo consumada, poderia ter matado ele ou Raikonnen, ou ambos!
Disse tudo, Wagner.
Desculpe, mas a partir do momento que o cara tira o pé do acelerador, na reta, depois de uma curva como a Eau Rouge, não há argumentos a serem postos a favor desse imbecil arrogante Verstappen. Esse garoto vai acabar se machucando, e pior, machucando aos outros mais cedo ou mais tarde. Ai, minha amiga, não vai haver halo, nem choro, que o salve.
Perigoso, arrogante… Se for campeão, vai ser daqueles sem carisma, que não vai deixar saudades, … Só de arrumar problemas com Raikkonen, o que tem mais fans, já vai ter uma rejeição enorme…
Acho que o ponto principal é o que o Wagner comentou. Os pilotos mais novos não viveram a época na qual pilotos morriam em acidentes, esquecem que há riscos enormes nesse esporte, como infelizmente a morte do Bianchi nos relembrou. Gostaria de ver um arsenal de manobras liberadas, como as espalhadas que Hamilton e Rosberg fizeram um com o outro, já que (em geral) isso ocorre em curvas de baixa, nas quais o risco de um acidente sério é mínimo (espalhar na Raidillon deveria ser punida com um banimento do esporte), e aquele estilo “passa ou bate”, como aconteceu no passado (com restrições de segurança, obviamente; nada de Suzuka-90). Acho, no entanto, que o esporte está indo na direção contrária, tentando evitar ao máximo situações de risco. Lembro até de o Vettel comentar que o esporte precisa ser perigoso de alguma forma. E aí a comparação, em especial, com a MotoGP é interessante: os riscos assumidos são imensos, basta ver o acidente do Salon este ano. Talvez o Verstappen não perceba que os acidentes que ele pode causar são inaceitáveis simplesmente porque são estúpidos, não são manobras ousadas ou plásticas.
Ju, o problema do Verstappen é a inexperiência ou a arrogância?
Diria que tem esses dois ingredientes.
Taduzindo, vc quer dizer que Verstappen = nitroglicerina pura!!!!
Acompanho F1 desde 69 quando ocorreram as primeiras provas de F2 em Interlagos.
Sempre apreciei a postura independente, o caráter, e a coragem do piloto que sabe que o risco desse esporte é simplesmente o seu pescoço, nada menos que isso.
Piloto digno do nome precisa respeitar o adversário que pode morrer numa pancada a 330 km/h que será um homicídio se for provocado por terceiro.
Acho que Verstappen precisa amadurecer e sair do salto de prima dona. É um piloto de grande habilidade que tem grande repertório mas…não respeita adversário.
Aos 18 anos ele acha que é imortal. Desculpem a comparação chula mas piloto arrogante assim me lembra uma prostituta de 17 anos que acha que vai ser atraente para sempre…
olá Julianne, muito bom esse post, resume de modo completo tudo que o novato veloz fez no GP deste fim de semana que passou e as reações das pessoas mais importantes da F1 , pilotos e diretores de equipes.
Não creio que o novato não tenha alguma noção dos riscos que provoca com suas atitudes em pista, seja na defesa ou no ataque por posição ; ele é novato na F1 mas não em competições a motor, e, sendo filho de piloto também agressivo, certamente não tem um pingo de ingenuidade. Assim como Schumacher , o garoto apresenta grande dose de cinismo em relação a críticas à sua pilotagem. E mesmo em relação a qualquer outro piloto no grid. O único piloto que lhe interessa saber a opinião é o pai dele — que, convenhamos, nunca expressou grande inteligência ou mesmo sabedoria depois de acumular experiência.
Li agora no site grandprix declaração de Niki Lauda dizendo que pretende conversar com o pai do garoto se este não demonstrar alguma autocrítica, para o bem da segurança dos competidores — acho que o antigo tricampeão será solenemente ignorado, nada menos.
Penso que Raikkonnen já viu o que será a unica possibilidade de fazer os Verstappen mudarem a atitude cínica (mais do que arrogante, a meu ver) : o garoto estatelar-se quando em uma disputa, e quebrar algum osso (porque só uma chacoalhada dentro do cockpit não surtirá efeito algum na atitude pública dos dois, pai e filho).
Yep. Tudo o que ele “aprendeu” dando aquela senhora pancada na traseira do Grosjean em Mônaco ano passado foi que um F1 é bastante seguro, e que poderia correr ainda mais riscos. Palavras dele, na época…
Ju o update do motor Honda e Mercedes, funcionaram a contento ? E no caso da Honda com o pouco tempo de pista do Alongo nos treinos e do Button na corrida, isso prejudicou a performance no final de semana, não permitindo tirar conclusões?
O da Honda era mais extenso e foi “aprovado” de acordo com os japoneses. A Mercedes se negou a dar mais detalhes sobre seus ganhos.
Muito mimimi dá galera da terceira idade, o Max pilota no limite da legalidade, o que não que dizer que ele seja desleal ou ilegal, os comissários estão certíssimos em não punir o garoto.
Pra mim toda essa reclamação do Kimi quanto do Vettel soa mais como uma desculpa pra tentar justificar os maus resultados, Max não teve culpa nenhuma no acidente da primeira curva, quem tinha condições de deixar algum espaço era o Alemão mas não deixou, preferiu espremer o seu companheiro de equipe. Max viu um espaço e foi, como qualquer piloto agressivo faria.
Tudo o que está acontecendo não me espanta, Max não é o primeiro piloto a sofrer com esse tipo de coisa, quem acompanha a formula 1 a algum tempo vai lembra que pilotos como Senna, Schumacher e Lewis também foram chamados de perigosos e desleais.
É isso ai galera vamos torcer por mais gente na formula como Button (Mr nice guy), Bottas (the cerebral guy) e Nico Rosberg ( The tech guy) e menos gente como Senna, Alonso, Lewis, Max, Perez e Michael, a geração criada a todinho e suco de pera agradece.
Abraços…
LIMITE DA LEGALIDADE? Desde quando você tirar o pé no meio de uma reta a 200 e tantos quilometros por hora na frente de um adversário, ficar fazendo zigue zague na zona de frenagem, jogar outro para fora da pista e tudo mais do que esse moleque pilantra tem feito é limite da legalidade? Esse paspalho é mais um dos protegidos que a FIA e FOM escolheram para trazer audiencia, e, principalmente, agradar o mais novo patrocinador master das corridas…que é de onde mesmo? Ah é…Holanda.
Só quero ver o moleque se encontrar com Lewis na pista. Quem será que tira o pé?
Bem! Pelo que tem demonstrado principalmente após o terceiro título, se tiver ainda por definir matemáticamente o campeonato, o Hamilton tira o pé pra fazer o máximo de pontos possíveis. Ele (aparentemente) passou daquela faze @orra-loka da Mclaren. Agóra, se for o Don-Alonso, com possibilidade da Mclaren fazer pódio, aí…
Eu gosto e aprovo o estilo Mad Max. Se atrás de um volante o cara não se sentir o rei da cocada preta, que pode tudo, aí ele não é piloto, ele é motorista. Não faz sentido, como muitos pilotos acham, muntar num cockpit, qualquer que seja ele, se não for pra ganhar.
Aquela coisa assim: Tô parado no sinal com um carro 1.6 turbo, do lado tem um R8. Só que o cara do R8 é um bunda mole que tem medo de acelerar porque acha que vai acontecer algo com o carro e não sabe usar todo recurso do automóvel. Eu não. Sou piloto e, quando o sinal abre enfio o pé direito, faço uma largada assustadora, entro na curva à milhão e o que acontece: O bunda mole do R8 diz: Esse cara é louco.
Tem que ser meio Mad Max mesmo. Tudo bem que o que ele fez no fim da reta com o Kimi, não foi muito legal, e concordo com quem diz que foi mais uma justificativa pelos maus resultados do Kimi. Agora, na largada, quem errou foi o Seb. Mesmo se Max não tivesse ali, por dentro, não se joga o carro em cima do companheiro daquele jeito, ainda mais tendo um espaço absurdo daquele. Afinal a curva 1 admite vários traçados e não só por dentro. Seb errou feio. Tô começando a achar que falta piloto na Scuderia. Assim como na Williams….
Seb deixou espaço suficiente para 1 carro ao lado dele. Não ofereceu mais espaço simplesmente porque não teve como ver que outro carro havia se intrometido ali. Então porque ele haveria de alargar a curva? A trajetória de menor tangência é obviamente a que proporciona a maior vantagem!
Jú, não tenho mais visto o o Jos pai do Max no paddock, isso é ordem do Marko? Por mais que digam que ele (o Pai seja explosivo) não me lembro desses movimentos quando ele estava lá nem na STR, gosto muito do MAX, porém a manobra foi no mínimo irresponsável e acredito que ele como um adolescente (na acepção da palavra) que testa os pais ele testa os pilotos e os comissários, porém acredito que o preço desse teste pode ser bem ruim…Um abraço
Ele tem vindo sim. Temos de lembrar que a pressão era muito grande nele na Bélgica.