Como se já não bastasse termos uma decisão de campeonato apertadíssima, em teoria Abu Dhabi é um circuito mais parecido com Cingapura e Canadá, em que a Red Bull não foi tão dominante (vitória de Alonso no 1º e de Hamilton no 2º).
A prática confirmou essa expectativa. O time austríaco, apesar de ter mostrado um ritmo forte, não tem a vantagem de Interlagos. Inclusive, com os pneus médios, era fracionalmente mais lento que Alonso, algo que pode mudar com o avanço do setup no decorrer do final de semana.
Cena rara neste ano, Vettel e Webber tiveram alguns momentos de saída de pista. Com os pneus super macios, a diferença aumentou e eles passaram a perder para a McLaren – pelo menos na mão de Hamilton, uma vez que Button continua reclamando de bloqueio dos dianteiros. O equipe inglesa finalmente acertou a mão com a asa traseira que deveria ser estreada ainda em Cingapura. Alonso abortou sua melhor volta – mesmo assim, rodava a 0.15s de Hamilton.
O equilíbrio continuou no stint com pneus super macios e tanque cheio, que estuda como será a 1ª e importantíssima fase da corrida. Contudo, Alonso pareceu ter problemas com o composto macio, justamente o ponto forte da Ferrari, e reclamou que o carro estava muito traseiro com este tipo de pneu. Veja os tempos:
Pneu super macio e tanque vazio
Hamilton | Vettel | Webber | Alonso |
1:41.733 | 1:49.731 | 1:52.995 | 1:47.896 |
1:51.425 | 1:41.614 | 1:41.369 | 1:50.316 |
1:41.213 | 1:53.961 | 2:02.796 | 1:41.314 |
1:52.118 | 1:41.145 | 1:41.315 | 1:52.199 |
1:40.888 | 1:42.204 | 1:51.027 | 1:46.293 |
1:52.219 | 2:02.795 | 1:43.752 |
Pneu super macio e tanque cheio
Hamilton | Vettel | Webber | Alonso |
1:46.885 | 1:47.019 | 1:47.497 | 1:46.542 |
1:47.434 | 1:46.962 | 1:52.862 | 1:52.907 |
1:47.098 | 1:47.612 | 1:47.181 | 1:47.529 |
1:54.732 | 1:52.287 | 1:48.958 | |
2:24.603 | 1:47.217 | 1:48.703 | |
1:48.003 | 1:49.239 | ||
1:49.361 |
O 2º treino foi disputado no mesmo horário da classificação, ao anoitecer, e contou com uma queda de temperatura que pode ajudar Red Bull e McLaren. É bem verdade que o tráfego atrapalhou os pilotos no stint com pneus macios e tanque vazio, que resultou nos melhores tempos do dia, mas a noite de Abu Dhabi parece ter dificultado a o aquecimento dos pneus e pode ser um fator amanhã. Massa só conseguia acompanhar o ritmo de Alonso no 2º setor, das longas retas, e ficou sem combustível em seu stint com pneus super macios. Perdeu meia hora de treino.
No mais, Renault e Force India (baseada em seu duto aerodinâmico) andaram bem, enquanto a Williams teve problemas para ganhar tempo com o pneu super macio e amargou as 12ª e 15ª posições (Hulkenberg, estreante em Abu Dhabi, à frente) e a Hispania de Senna andou surpreendentemente próxima da Virgin de Di Grassi o treino todo, mas levou um “choque de realidade” no final. Bruno foi o último, 0.224s de Klien, e Lucas a 0.794s de Glock.
Voltas combinadas
A volta combinada é a soma dos melhores setores de cada piloto.
Pos. | Piloto | Volta combinada | Dif. | Déficit p/ a melhor |
1 | Lewis Hamilton | 1’40.854 | 0.034 | |
2 | Sebastian Vettel | 1’41.046 | 0.192 | 0.099 |
3 | Fernando Alonso | 1’41.225 | 0.371 | 0.089 |
4 | Mark Webber | 1’41.244 | 0.390 | 0.071 |
5 | Felipe Massa | 1’41.459 | 0.605 | 0.124 |
6 | Robert Kubica | 1’41.576 | 0.722 | 0.000 |
7 | Michael Schumacher | 1’41.819 | 0.965 | 0.427 |
8 | Jenson Button | 1’41.999 | 1.145 | 0.133 |
9 | Vitaly Petrov | 1’42.023 | 1.169 | 0.073 |
10 | Vitantonio Liuzzi | 1’42.129 | 1.275 | 0.074 |
11 | Nico Rosberg | 1’42.188 | 1.334 | 0.034 |
12 | Nico Hülkenberg | 1’42.256 | 1.402 | 0.193 |
13 | Adrian Sutil | 1’42.503 | 1.649 | 0.032 |
14 | Kamui Kobayashi | 1’42.648 | 1.794 | 0.120 |
15 | Rubens Barrichello | 1’42.757 | 1.903 | 0.157 |
16 | Nick Heidfeld | 1’42.863 | 2.009 | 0.087 |
17 | Jaime Alguersuari | 1’43.117 | 2.263 | 0.011 |
18 | Sebastien Buemi | 1’43.433 | 2.579 | 0.151 |
19 | Heikki Kovalainen | 1’45.180 | 4.326 | 0.000 |
20 | Timo Glock | 1’45.199 | 4.345 | 0.060 |
21 | Jarno Trulli | 1’45.564 | 4.710 | 0.048 |
22 | Lucas di Grassi | 1’45.857 | 5.003 | 0.196 |
23 | Christian Klien | 1’47.015 | 6.161 | 0.195 |
24 | Bruno Senna | 1’47.176 | 6.322 | 0.258 |
8 Comments
Tive impressão de que Alonso reclamava de “over steer”. Anyway, estava com problemas nos macios…
E Hamilton, por mais que antes de sentar em seu carro não acreditasse tanto assim, a partir de agora vem com um sentimento de “unfinished business” para Yas Marina, já que ele tinha pole ano passado e se não fosse pelo seu problema nos freios, provavelmente teria ganho a corrida.
Interessante que esse abandono de Hamilton na última prova do ano passado foi o seu primeiro abandono por problemas mecânicos na carreira, depois de 3 temporadas inteiras. Difícil quebrar essa McLaren (esse ano quebrou um pouco mais, infelizmente. A história poderia ser outra se não fosse Espanha e Hungria).
Sim, oversteer, você tá certo.
Lembro desse dado de que foi o 1º abandono por problema mecânico. Impressionante para quem guia tão forte.
bem Ju, por ser a última corrida, acho que o lado emocioal se somará à disputa dentro da pista! todos sabem que não podem errar! a tendência é que seja uma corrida mais defensiva por parte dos postulantes, e no final…… mesmo não possuindo o melhor carro do momento, acho que ferrari e mclaren andarão mais próximas esperando qualquer deslize! penso que com a perda das asas flexíveis, o domínio extremo da rbr diminuiu! temos que ver também, que para os quatro, além dos carros, a luz no fim do túnel, faz o pé ficar mais pesado!
não sei o que você acha, mas vejo o Webber como o elo mais fraco emocionalmente no momento. Sente-se sozinho dentro do time e sabe que provavelmente será sua única chance de ser campeão. Mal posso esperar a classificação amanhã. Vai ser crucial.
Wagner Vieira Alves
vai na excelente peça da Ju Quantos Campeões não tinham o melhor carro? um comentário meu a um seu.
Abraço
P.S.aí pelo meio.
Ju
impressionante colagem de dados isso é o âmago do que eu gosto na Formula 1.
Tenho a impressão que a força da Ferrari vem com pneu mais duro a lentidão no Qualifyng em relação aos RBR, para além do RBR6 ser um míssil não era a Scuderia não conseguir aquecer pneu mole?
Bacci
Pelo contrário, a dificuldade da Ferrari é para aquecer pneu. Quanto mais duro o composto, mais difíicl o aquecimento. Então, se classificassem-se com o duro, a diferença seria ainda maior. Em Abu Dhabi usa-se os médios e super macios, então eles não deveriam ter tanto problema.
O que me parece que aconteceu ontem é que o comportamento do carro mudou muito com os pneus super macios, combinado com o fato de já não haver luz natural quando os super macios entraram em ação, por isso o rendimento pior. É algo que eles podem resolver isso no 3º treino agora.
bem Ju, me permita sair um pouco do assunto e agradecer o sennaceccotto12 pelo esclarecimento! é bacana quando vc discute com pessoas que realmente acompanham f1 à fundo, sem devaneios! hoje quando vemos OS JOGOS que acontecem na f1 atual, temos que nos lembrar que atualmente, a transparência dos meios de comunicação teem um papel importante! quando vemos FASTER THAN YOU, quem não acompanha f1 realmente, acha isso novidade, agora imaginemos o que rolava entre as equipes, quando OS RÁDIOS ERAM FECHADOS???? gostamos da f1, mas sabemos que o circo não é a terra do faz de conta! novamente, agradeço pelo esclarecimento!!