A briga que tinha tudo para ser acirrada, na pior das hipóteses por este ser o ano de adaptação de Alonso na Ferrari, foi ganha em poucos rounds pelo espanhol, dentro e fora das pistas.
Nas 7 primeiras etapas, havia até a impressão de que a consistência de Felipe dava mais frutos que a impetuosidade de Fernando, que se deixou em posição de franco atirador após os erros da China e de Mônaco. Mas as recuperações do espanhol, 4º após um drive through e um erro na estratégia na Ásia e 6º após largar em último no Principado, indicavam que havia mais por vir.
As 3 provas em sequência de Massa fora dos pontos – na Canadá, por colisões com Liuzzi e Schumacher; em Valência, pelo Safety Car, e, na Inglaterra, pelo toque com o próprio Alonso (o que provavelmente ajudou na tomada de decisão na corrida seguinte) – fizeram crescer para 31 pontos a distância entre os pilotos da Ferrari (antes desse “apagão”, a diferença era de 12) e o GP da Alemanha decretou o abismo entre os dois.
Apesar de, a partir daí, a apatia de Massa ter ficado mais evidente, a diferença em ritmo de corrida passou a diminuir, ao mesmo tempo em que o carro melhorava e ultrapassava a McLaren como 2ª força.
Mas o contraste dos números, em qualquer um dos quesitos, não deixa dúvidas do talento de Alonso e do que espera-se que tenha sido apenas um ano difícil de Massa – o fato de ter ficado a 2 pontos de Rosberg, numa Mercedes que em momento algum rendeu mais que a Ferrari, diz muito –, naquele que foi o duelo mais desigual entre companheiros de equipe igualmente experientes.
Alonso | Massa | |
Vitórias | 5 | 0 |
Voltas na liderança | 126 | 42 |
Poles | 2 | 0 |
Diferença média na classificação | -0.30 | 0.30 |
Média de posição no grid | 5.8 | 7.8 |
Pódios | 10 | 5 |
Média de posição de chegada | 4.56 | 7.11 |
Voltas mais rápidas | 5 | 0 |
Voltas completadas em corrida | 1120 | 1074 |
Abandonos por falhas mecânicas | 0 | 0 |
Abandonos por acidentes | 1 | 1 |
14 Comments
Muito legal, Julianne
Acho que o Alonso teve um abandono por falha mecanica, se não me engano na Malásia, depois de tentar ultrapassar o Button (lutava pela oitava posição, acho)
Abs!
Na verdade, como ele completou uma certa porcentagem da prova (agora me deu branco de quanto é necessário!), é considerado classificado e não conta como abandono. O mesmo aconteceu com Hamilton na Espanha, quando o pneu dele furou na última volta.
Entendi.. de qq forma, ele perdeu alguns pontinhos ali… abs!
Acabei de ler na coluna do Celso Itiberê no Globo, que a Ferrari, frustrada por não ter conseguido o título para Alonso estaria por demitir alguns membros da equipe.
Segundo o colunista do Globo entre eles estaria o estrategista de Alonso, Chris Dyer e piloto brasileiro Felipe Massa.
Fala-se muito nisso na Itália. Provavelmente sobra para o Chris Dyer, que é o responsável direto pela estratégia no pitwall e é praticamente o único remanescente da era Todt – e eles foram dizimados um a um lá dentro. Sobre o Stella, não sei qual seria a implicação dele numa decisão dessas, ele é só o engeheiro de pista…
E tem algum ano que não pedem a cabeça do Massa?
Ju, todo desconforto dentro da ferrari, veio após o gp da alemanha! alonso sem sombra de dúvida, é um grande piloto! como você mesma disse, ele levou a ferrari onde ela não merecia! os brasileiros que não suportam alonso, fingem não reconhecer a competência do espanhol! acho que por torcer por alonso, considero normal sua posição na equipe! quando ultrapassou massa no pit, disseram que foi trapaça mas quem acompanha f1, sabe que a manobra foi normal, a disputa em pista assim como no box é permitida! corrida não é jogo de compadres! sobre a atitude errada da ferrari, penso que eles deveriam deixar o pau quebrar na alemanha! não sei até que ponto, o acidente (2009) ou o ocorrido em nurburgring, minaram o psicológico de massa! na minha opinião, a força de alonso e a incapacidade de andar mais rápido, fizeram com que massa perdesse rendimento! 2011, será importante quanto as pretensões de massa na equipe! por conhecer a capacidade de alonso, mais adaptado à ferrari e com um carro bem nascido, acho que massa novamente ficará atrás!
É verdade, se dependesse de alguns setores da imprensa italiana o Massa estava fora há muito tempo.
É Wagnão. Eu não torço pro Alonso não, mas também acho que ele está certo. Pra ficar bem claro torço pro Hamilton. Voltando ao Alonso, se eu fosse tudo isso de piloto, também não iria suportar e até acharia “ridículo” um motorista feito o massa me atrapalhando e iria querer sim, toda a estrutura da equipe só pra mim. Uma coisa que acho interessante, é que todo mundo fala da Alemanha, mas já esqueceram daquela ultrapassagem na entrada dos boxes. Aquilo lá foi um aviso pro massa e pros brasileiros: Não mexam comigo.Quanto ao fato do massa levar pau do Alonso em 2011, como mudará os pneus e massa não se adaptou aos atuais que já faz tempo que estão aí, imagina com a novidade. Só que vai ser novidade pra todo mundo. Aí que o piloto leva vantagem sobre o motorista. E da-lhe Alonso de novo, o que só faz crescer o bico do massa e faz Galvão estudar uma nova lista de desculpas e teorias pra enfiar na cabeça dos leigos, tipo pastor evangélico.
Power, os pneus eram novos, sim. Esses slick mais estreitos na frente só foram usados neste ano, mas o fato de a temporada ter acabado e o Massa/Ferrari não ter encontrado uma solução faz com que em 2011 ele torça para que a “empatia” seja imediata.
Contra ele pesa o fato desde 2011 ser o 2º ano de Alonso na Ferrari, cheio de moral e dando pitaco no projeto do carro desde o início.
Mas os números dele contra o Raikkonen – já postei na semana do GP do Brasil – são um alento. Acho que ele tem condições de andar perto do Alonso, só não acho que ele consegue batê-lo ao longo de um ano inteiro.
Bons Dias Minha Gente
Ju essa proliferação de assunto..e tudo cum sumula..
Em relação à entrada nos Boxes, o próprio Massa veio reconhecer que escorregou ao entrar e o Alonso meteu o carro, houve muito quem achasse que, sobretudo em site e blog brasileiro, que o Alo tinha que esperar que o Mas pusesse o carro direito lhe servir um chá Darjling Himalaya Neue de Neiges e scones com pepino e geleia de mirtilos, e depois os dois iam de mão dada pro Box, entretanto quem vinha atrás passava eles..Massa é um bom piloto mas ter o Alonso ao lado torna-o num piloto sofrível..A questão é.. quanto realmente valia o F10? Mais do que deu o Massa e menos do que conseguiu o Alonso?
Bacci
“chá Darjling Himalaya Neue de Neiges e scones com pepino e geleia de mirtilos”. De onde você tirou isso? Morri de rir aqui.
Acho que o F10 é um pouco mais perto aos tempos de Massa. Pelo menos é o que indica o ritmo de corrida de ambos, quando o problema dos pneus é anulado e o brasileiro chegada mais perto, mas ainda não o suficiente.
Apesar de poder não acreditar é com pepino que se comem os verdadeiros scones ( não sei o que é mais ridículo se os “verdadeiros” scones ou o pepino dentro deles…)Agora o Himalaya Neu des Neiges é um Chá branco que eu aprecio sobremaneira, para além de F1, Cavalos, de corrida sobretudo, Chocolate Preto..Café Jamaica Blue Montain e outras coisas da vida, que seria enfadonho estar aqui a enumerar..como diria Sir Winston Spencer Churchill sou fácil de satisfazer..” Tudo do melhor…”
Bacci
Escreve sempre assim ou é só a Formula 1 que te inspira? ( ou o Espírito do Ayrton…)
Escrever é uma grande paixão, assim como a F1. Então talvez escreva melhor quando o assunto apetece!
A questão é que eu sou muito melhor piloto! Amanhã, 24/07/2011, na Alemanha, largarei pela 17ª vez na frente do Massa. Aliás, sou o melhor piloto da história da Fórmula 1 desde Ayrton Senna e Alain Prost.
Schumacher? Todos sabem que é uma farsa! Lembram como fui bi-campeão em cima dele? Voltou. E estamos vemos que piloto ele sempre foi: médio. Até o Rosberg deita e rola.