F1 A vitória de Perez em Baku e a importância de jogar no 2 x 1 - Julianne Cerasoli Skip to content

A vitória de Perez em Baku e a importância de jogar no 2 x 1

Não parecia que Valtteri Bottas ou Sergio Perez poderiam ser importantes para o desfecho do GP do Azerbaijão após a classificação, em que ambos não conseguiram se aproveitar de nenhum vácuo na hora decisiva, terminando em décimo e sétimo lugares, respectivamente. Mas havia uma diferença clara entre os dois: Bottas não tinha confiança alguma com sua Mercedes, enquanto Perez vivia seu melhor final de semana até aqui com a Red Bull.

Essa diferença provou ser fundamental para o resultado final, com uma inesperada vitória do piloto mexicano, enquanto o finlandês não conseguiu se recuperar ao longo da prova e sequer pontuou. Mais do que isso: no GP do Azerbaijão, é como se a Red Bull tivesse derrotado a Mercedes duas vezes. Primeiro, em um misto de ritmo e uma parada muito rápida nos boxes, o que fez com que Lewis Hamilton caísse de primeiro para terceiro pouco antes da metade da corrida, e mesmo quando Max Verstappen sofreu um furo no pneu, já que Hamilton sentiu que tinha de arriscar, e saiu também sem pontuar.

Nestes dois momentos, Perez foi fundamental. O mexicano acabou largando em sexto depois da punição a Lando Norris na classificação. Ao final da primeira volta, já era quarto. Passou Charles Leclerc, que perdera a liderança da prova depois de desviar de um galho de árvore e depois entrou em uma espiral negativa, na sétima volta e, então, já estava no pódio. Mais importante: ele estava com pista limpa para imprimir o ritmo que já mostrara ao longo do fim de semana.

Perez sempre se deu bem em Baku – a vitória do último domingo (06) foi o terceiro pódio em cinco provas disputadas no Azerbaijão – mas o bom ritmo também foi fruto de um trabalho intenso depois de duas classificações muito difíceis para ele na Espanha e em Mônaco, em que foi quase 1s mais lento que Verstappen. 

“Depois de Mônaco, fizemos uma análise muito profunda e parece que finalmente estamos entendendo esse carro. Foram os melhores treinos, os mais completos, em relação aos dados e ao quão cômodo me sinto no carro”, dizia Perez ainda na sexta-feira. De fato, em que pese a posição ruim de largada devido ao final confuso da classificação, seu ritmo era tão bom que, na corrida, se não tivesse tido um pit stop relativamente lento por ter parado um pouco adiante de sua marca, poderia até ter saído na frente de Verstappen.

Tudo aconteceu entre as voltas 11 e 13: primeiro a Mercedes chamou o então líder Hamilton para os boxes. Pressionada, a equipe foi lenta enquanto Verstappen acelerava com pista livre. O holandês parou na volta seguinte e superou Hamilton. Também vindo muito veloz, Perez se colocou logo atrás do companheiro e à frente da Mercedes após sua parada.

Essa foi uma posição em que a Mercedes colocou seus rivais por tantas vezes nos últimos anos: muitas delas jogando com dois carros contra um do rival – uma Red Bull ou uma Ferrari – sempre teve mais alternativas. Porém, com Bottas tendo mais um dia para esquecer, sem qualquer confiança no carro, e com Hamilton demonstrando um ritmo um pouco inferior em relação às Red Bull, o time foi ficando sem armas.

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Isso, até que Verstappen teve um furo no pneu a cinco voltas do fim, causando uma bandeira vermelha. Desta forma, a corrida teria uma largada parada, todos com pneus novos. Sabendo que seu rival estava zerado e também ciente de que seu carro tem mais dificuldades que o Red Bull de aquecer os pneus, ele lançou mão do chamado “botão mágico”, que joga todo o equilíbrio de freio para frente, trabalhando os pneus que custam mais a entrar na temperatura correta. Desabilitou o botão no procedimento de largada e o apertou de novo logo antes de as luzes se apagarem. Com isso, não conseguiu parar o carro na primeira curva, indo reto.

Novamente, o fato de a Red Bull não ter apenas um carro na disputa pela vitória fez toda a diferença, até porque, para os times, o mundial de construtores, que está sendo disputado palmo a palmo, é o mais importante.

O placar, agora, é de 174 x 148 para a Red Bull, e segue com 105 x 101 a favor de Verstappen. Para a Red Bull, resta agora confirmar se o bom fim de semana de Perez não foi apenas por um reencontro com sua melhor pista, enquanto, para a Mercedes, pelo menos fica o alento de que os problemas que Bottas teve em Baku não devem se repetir em uma pista mais ‘normal’, na França. O fato é que ambos os lados precisam de seus coadjuvantes.

3 Comments

  1. Foi uma corrida com um final bem inesperado. Ninguém imaginava, nem apostava que a pole iria ser do Leclerc e a vitória do Pérez.
    Quando o Verstappen tinha a corrida mais do que na mão, aconteceu aconteceu aquele furo que o atirou contra o muro e para fora da corrida. Lewis Hamilton, tinha tudo para voltar ao comando do mundial, mas acabou por não aproveitar.
    Agora vamos para França onde se espera nova luta entre Verstappen e Hamilton, com o Pérez ali à espreita.
    E o Bottas? O que vai ser do finlandês? cada vez parece que esta mais apagado.

    cumprimentos

    visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

  2. Ju, por favor quero eu saber se ah possível troca do Bottas com o Russell

  3. Checo disse antes do início da temporada que precisaria de 5 corridas para se adaptar. Na sexta venceu.


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