F1 A temporada 2010 em números - Julianne Cerasoli Skip to content

A temporada 2010 em números

Os números mostram muito bem a temporada que poderia ter sido: as poles, a posição média de largada e o número de voltas na liderança dão a medida da superioridade técnica da Red Bull.

Fica claro também o prejuízo de Hamilton com os abandonos na parte final do campeonato – sua média de posição de chegada é melhor que de Webber, mas estas 3 provas – e ainda o acidente no finalzinho do GP da Espanha, quando vinha em 2º –  relegaram ao inglês o papel de coadjuvante nas últimas provas.

A falta de confiabilidade da Sauber – ajudada pelos 4 abandonos por acidente de Kobayashi – só pode ser comparada às equipes novas. Curiosamente, entre as estreantes, a mais lenta foi a mais confiável: o Hispania quebrou 9 vezes, contra 10 da Lotus (sendo a grande maioria dos problemas relacionados ao câmbio, e daí a importância da parceria com a Red Bull para ano que vem) e impressionantes 13 do carro “feito em computador” da Virgin.

Outra estatística interessante é da diferença de tempo média entre os companheiros de equipe na classificação. Para quem ficou curioso, a distância entre Alonso e Massa pós-Alemanha foi menor do que nos 10 GPs anteriores – excluindo-se a classificação de Mônaco, da qual o espanhol não participou, e contando a de Hockenhein: até lá, Alonso era, em média, 0.347s mais rápido que Massa aos sábados – e o placar entre os dois. mostrava 8 a 2.

Vitórias

Piloto Vitórias
Fernando Alonso 5
Sebastian Vettel 5
Mark Webber 4
Lewis Hamilton 3
Jenson Button 2

Poles

Pos Piloto Poles
1 Sebastian Vettel 10
2 Mark Webber 5
3 Fernando Alonso 2
4 Lewis Hamilton 1
5 Nico Hülkenberg 1

Voltas mais rápidas

Pos Piloto Voltas mais rápidas
1 Fernando Alonso 5
2 Lewis Hamilton 5
3 Sebastian Vettel 3
4 Mark Webber 3
5 Jenson Button 1
6 Robert Kubica 1
7 Vitaly Petrov 1

Pódios

Pos Piloto Pódios
1 Mark Webber 10
2 Fernando Alonso 10
3 Sebastian Vettel 10
4 Lewis Hamilton 9
5 Jenson Button 7
6 Felipe Massa 5
7 Nico Rosberg 3
8 Robert Kubica 3

Voltas completadas

Pos Piloto Voltas
1 Fernando Alonso 1120
2 Felipe Massa 1074
3 Sebastian Vettel 1066
4 Jaime Alguersuari 1045
5 Mark Webber 1043
6 Rubens Barrichello 1030
7 Nico Rosberg 1029
8 Michael Schumacher 1023
8 Jenson Button 1023
10 Adrian Sutil 1002
11 Lewis Hamilton 1001
12 Robert Kubica 995
13 Vitaly Petrov 939
14 Heikki Kovalainen 926
15 Nico Hülkenberg 923
16 Sebastien Buemi 891
17 Vitantonio Liuzzi 832
18 Timo Glock 821
19 Jarno Trulli 816
20 Lucas di Grassi 769
21 Kamui Kobayashi 720
22 Bruno Senna 700
23 Pedro de la Rosa 537
24 Karun Chandhok 479
25 Sakon Yamamoto 331
26 Nick Heidfeld 269
27 Christian Klien 149

Voltas na liderança

Pos Piloto Voltas
1 Sebastian Vettel 382
2 Mark Webber 317
3 Jenson Button 145
4 Fernando Alonso 126
5 Lewis Hamilton 100
6 Felipe Massa 42
7 Nico Rosberg 16
8 Sebastien Buemi 1

Abandonos

Abandonos após 90% da prova completados não são considerados

Piloto Mecânica Acidente Total
Bruno Senna 7 2 9
Timo Glock 7 2 9
Kamui Kobayashi 4 4 8
Lucas di Grassi 6 2 8
Pedro de la Rosa 5 2 7
Jarno Trulli 7 0 7
Vitantonio Liuzzi 1 5 6
Heikki Kovalainen 3 2 5
Sebastien Buemi 1 4 5
Vitaly Petrov 2 3 5
Nico Hülkenberg 1 3 4
Adrian Sutil 2 2 4
Lewis Hamilton 1 2 3
Robert Kubica 3 0 3
Sebastian Vettel 2 1 3
Karun Chandhok 0 2 2
Jaime Alguersuari 2 0 2
Jenson Button 1 1 2
Rubens Barrichello 1 1 2
Nico Rosberg 1 1 2
Mark Webber 0 2 2
Michael Schumacher 1 1 2
Sakon Yamamoto 1 0 1
Fernando Alonso 0 1 1
Christian Klien 1 0 1
Nick Heidfeld 0 1 1
Felipe Massa 0 1 1

Posição média de largada

Pos Piloto Posição média de largada
1 Sebastian Vettel 2.0
2 Mark Webber 2.5
3 Lewis Hamilton 5.2
4 Fernando Alonso 5.8
5 Jenson Button 6.9
6 Robert Kubica 6.9
7 Nico Rosberg 7.4
8 Felipe Massa 7.8
9 Rubens Barrichello 9.4
10 Michael Schumacher 9.9
11 Nico Hülkenberg 11.2
12 Adrian Sutil 12.2
13 Nick Heidfeld 13.4
14 Kamui Kobayashi 13.9
15 Vitaly Petrov 14.2
16 Pedro de la Rosa 14.4
17 Sebastien Buemi 14.8
18 Vitantonio Liuzzi 15.1
19 Jaime Alguersuari 15.3
20 Heikki Kovalainen 18.8
21 Jarno Trulli 18.8
22 Timo Glock 20.1
23 Lucas di Grassi 21.9
24 Bruno Senna 22.3
25 Sakon Yamamoto 22.7
26 Christian Klien 23.0
27 Karun Chandhok 23.5

Posição média de chegada

Pos Piloto Posição média de chegada
1 Sebastian Vettel 3.63
2 Lewis Hamilton 3.75
3 Mark Webber 4.00
4 Jenson Button 4.47
5 Fernando Alonso 4.56
6 Robert Kubica 5.94
7 Nico Rosberg 6.53
8 Felipe Massa 7.11
9 Michael Schumacher 8.65
10 Kamui Kobayashi 9.27
11 Adrian Sutil 9.80
12 Rubens Barrichello 9.88
13 Vitantonio Liuzzi 11.23
14 Nick Heidfeld 11.25
15 Vitaly Petrov 11.43
16 Pedro de la Rosa 11.57
17 Jaime Alguersuari 11.88
18 Nico Hülkenberg 11.93
19 Sebastien Buemi 12.07
20 Heikki Kovalainen 15.31
21 Karun Chandhok 16.88
22 Jarno Trulli 17.27
23 Bruno Senna 17.44
24 Lucas di Grassi 17.60
25 Timo Glock 17.60
26 Sakon Yamamoto 18.17
27 Christian Klien 21.00

Diferença entre os companheiros em classificação

Diferença média no ano entre os companheiros, levando em consideração a última sessão (Q1, Q2 ou Q3) de que ambos participaram.

Pos Piloto Diferença média
1 Timo Glock -1.86
2 Robert Kubica -0.75
3 Adrian Sutil -0.69
4 Christian Klien -0.58
5 Bruno Senna -0.54
6 Kamui Kobayashi -0.33
7 Fernando Alonso -0.30
8 Nico Rosberg -0.28
9 Lewis Hamilton -0.16
10 Rubens Barrichello -0.14
11 Jarno Trulli -0.08
12 Sebastien Buemi -0.05
13 Sebastian Vettel -0.05
14 Mark Webber 0.05
15 Jaime Alguersuari 0.05
16 Heikki Kovalainen 0.08
17 Nico Hülkenberg 0.14
18 Jenson Button 0.16
19 Sakon Yamamoto 0.21
20 Michael Schumacher 0.28
21 Felipe Massa 0.30
22 Nick Heidfeld 0.33
23 Pedro de la Rosa 0.34
24 Vitantonio Liuzzi 0.69
25 Vitaly Petrov 0.75
26 Karun Chandhok 1.00
27 Lucas di Grassi 1.86

14 Comments

  1. Valeu pelo trabalho.
    Para ficar completo, só faltaria saber o orçamento de cada equipe e os salários de seus pilotos para saber quem foi mais eficiente. 🙂

      • Valeu pela dica. Interessante, também, o lado dos patrocinadores, que têm suas marcas expostas por tanto tempo na F1 que sai mais barato patrocinar uma equipe (pelo menos uma grande) do que anunciar diretamente na tevê.

        • Queria saber o quanto a Red Bull ganha pelo marketing indireto… deve ser incalculável

          • Completando: a Red Bull está envolvida em mais de 100 esportes e patrocina 456 atletas!

  2. Bons números para observar. Apesar da frieza deles. Por exemplo, não fosse aquela pole de Hulkenberg aqui no Brasil, qual seria a diferença entre ele e Barrichello em classificações?

    No mais, paz e bem. Saudações.

    • Seria 0.23. Mas sou da opinião de que sorte ou situações como esta costumam se equivaler em 19 corridas, por isso vale a média. Indo pelo mesmo raciocínio, teríamos que descontar a Bélgica da conta do Massa, por exemplo (e então teríamos 0.36). Todos, algum dia, estiveram no lugar e hora errados na pista.

      • Mas a diferença no GP Brasil, até em relação ao segundo colocado, foi de outro mundo. Não?

  3. 1:14.470 – Hulk
    (1:15.519 – Vettel)
    1:16.203 – Barrichello

    Quase 2 segundos…

    De todo modo, Hulk fez por merecer.

    • Sim. Havia um pequeno trilho seco e ele foi perfeito enquanto os outros falharam.

  4. 3 gráficos me chamaram a atenção: 1ºem relação as voltas mais rápidas, os dois melhores pilotos da f1 atual, mesmo não possuindo o melhor carro, fizeram a diferença no quesito desempenho/regularidade em situação de corrida; 2ºem relação as voltas completadas, os motores ferrari, apesar do susto da chegada, foram os que rodaram mais; 3º Ju, caindo naquela sua teoria do equilibrio no melhor carro, vimos que a diferença de vettel e webber, em volta lançada, em vista do auto grau de dificuldade de se achar a volta ideal, ficaram praticamente no impate técnico, em vista do poderio do carro, não se esquecendo da capacidade limitada do australiano, frente a velocidade constante de vettel! portanto, o carro faz mais milagres que imaginamos.

    • Não sei se os motores Ferrari foram os que mais andaram, tendo em vista o pífio rendimento dos Sauber, mas é flagrante a melhora da equipe Ferrari nesse setor. É com dados como esse que estou formulando essa minha teoria: todos eles são rápidos, é a habilidade em contornar problemas/deficiência do carro que os distancia.

    • Coloquei isso no twitter. Vai ser muito interessante ter 2 ex-pilotos comandando a transmissão – e só! É, como essa matéria explica bem, um atestado do poder do Brundle e também de incompetência dos meus colegas…


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