Os números mostram muito bem a temporada que poderia ter sido: as poles, a posição média de largada e o número de voltas na liderança dão a medida da superioridade técnica da Red Bull.
Fica claro também o prejuízo de Hamilton com os abandonos na parte final do campeonato – sua média de posição de chegada é melhor que de Webber, mas estas 3 provas – e ainda o acidente no finalzinho do GP da Espanha, quando vinha em 2º – relegaram ao inglês o papel de coadjuvante nas últimas provas.
A falta de confiabilidade da Sauber – ajudada pelos 4 abandonos por acidente de Kobayashi – só pode ser comparada às equipes novas. Curiosamente, entre as estreantes, a mais lenta foi a mais confiável: o Hispania quebrou 9 vezes, contra 10 da Lotus (sendo a grande maioria dos problemas relacionados ao câmbio, e daí a importância da parceria com a Red Bull para ano que vem) e impressionantes 13 do carro “feito em computador” da Virgin.
Outra estatística interessante é da diferença de tempo média entre os companheiros de equipe na classificação. Para quem ficou curioso, a distância entre Alonso e Massa pós-Alemanha foi menor do que nos 10 GPs anteriores – excluindo-se a classificação de Mônaco, da qual o espanhol não participou, e contando a de Hockenhein: até lá, Alonso era, em média, 0.347s mais rápido que Massa aos sábados – e o placar entre os dois. mostrava 8 a 2.
Vitórias
Piloto | Vitórias |
Fernando Alonso | 5 |
Sebastian Vettel | 5 |
Mark Webber | 4 |
Lewis Hamilton | 3 |
Jenson Button | 2 |
Poles
Pos | Piloto | Poles |
1 | Sebastian Vettel | 10 |
2 | Mark Webber | 5 |
3 | Fernando Alonso | 2 |
4 | Lewis Hamilton | 1 |
5 | Nico Hülkenberg | 1 |
Voltas mais rápidas
Pos | Piloto | Voltas mais rápidas |
1 | Fernando Alonso | 5 |
2 | Lewis Hamilton | 5 |
3 | Sebastian Vettel | 3 |
4 | Mark Webber | 3 |
5 | Jenson Button | 1 |
6 | Robert Kubica | 1 |
7 | Vitaly Petrov | 1 |
Pódios
Pos | Piloto | Pódios |
1 | Mark Webber | 10 |
2 | Fernando Alonso | 10 |
3 | Sebastian Vettel | 10 |
4 | Lewis Hamilton | 9 |
5 | Jenson Button | 7 |
6 | Felipe Massa | 5 |
7 | Nico Rosberg | 3 |
8 | Robert Kubica | 3 |
Voltas completadas
Pos | Piloto | Voltas |
1 | Fernando Alonso | 1120 |
2 | Felipe Massa | 1074 |
3 | Sebastian Vettel | 1066 |
4 | Jaime Alguersuari | 1045 |
5 | Mark Webber | 1043 |
6 | Rubens Barrichello | 1030 |
7 | Nico Rosberg | 1029 |
8 | Michael Schumacher | 1023 |
8 | Jenson Button | 1023 |
10 | Adrian Sutil | 1002 |
11 | Lewis Hamilton | 1001 |
12 | Robert Kubica | 995 |
13 | Vitaly Petrov | 939 |
14 | Heikki Kovalainen | 926 |
15 | Nico Hülkenberg | 923 |
16 | Sebastien Buemi | 891 |
17 | Vitantonio Liuzzi | 832 |
18 | Timo Glock | 821 |
19 | Jarno Trulli | 816 |
20 | Lucas di Grassi | 769 |
21 | Kamui Kobayashi | 720 |
22 | Bruno Senna | 700 |
23 | Pedro de la Rosa | 537 |
24 | Karun Chandhok | 479 |
25 | Sakon Yamamoto | 331 |
26 | Nick Heidfeld | 269 |
27 | Christian Klien | 149 |
Voltas na liderança
Pos | Piloto | Voltas |
1 | Sebastian Vettel | 382 |
2 | Mark Webber | 317 |
3 | Jenson Button | 145 |
4 | Fernando Alonso | 126 |
5 | Lewis Hamilton | 100 |
6 | Felipe Massa | 42 |
7 | Nico Rosberg | 16 |
8 | Sebastien Buemi | 1 |
Abandonos
Abandonos após 90% da prova completados não são considerados
Piloto | Mecânica | Acidente | Total |
Bruno Senna | 7 | 2 | 9 |
Timo Glock | 7 | 2 | 9 |
Kamui Kobayashi | 4 | 4 | 8 |
Lucas di Grassi | 6 | 2 | 8 |
Pedro de la Rosa | 5 | 2 | 7 |
Jarno Trulli | 7 | 0 | 7 |
Vitantonio Liuzzi | 1 | 5 | 6 |
Heikki Kovalainen | 3 | 2 | 5 |
Sebastien Buemi | 1 | 4 | 5 |
Vitaly Petrov | 2 | 3 | 5 |
Nico Hülkenberg | 1 | 3 | 4 |
Adrian Sutil | 2 | 2 | 4 |
Lewis Hamilton | 1 | 2 | 3 |
Robert Kubica | 3 | 0 | 3 |
Sebastian Vettel | 2 | 1 | 3 |
Karun Chandhok | 0 | 2 | 2 |
Jaime Alguersuari | 2 | 0 | 2 |
Jenson Button | 1 | 1 | 2 |
Rubens Barrichello | 1 | 1 | 2 |
Nico Rosberg | 1 | 1 | 2 |
Mark Webber | 0 | 2 | 2 |
Michael Schumacher | 1 | 1 | 2 |
Sakon Yamamoto | 1 | 0 | 1 |
Fernando Alonso | 0 | 1 | 1 |
Christian Klien | 1 | 0 | 1 |
Nick Heidfeld | 0 | 1 | 1 |
Felipe Massa | 0 | 1 | 1 |
Posição média de largada
Pos | Piloto | Posição média de largada |
1 | Sebastian Vettel | 2.0 |
2 | Mark Webber | 2.5 |
3 | Lewis Hamilton | 5.2 |
4 | Fernando Alonso | 5.8 |
5 | Jenson Button | 6.9 |
6 | Robert Kubica | 6.9 |
7 | Nico Rosberg | 7.4 |
8 | Felipe Massa | 7.8 |
9 | Rubens Barrichello | 9.4 |
10 | Michael Schumacher | 9.9 |
11 | Nico Hülkenberg | 11.2 |
12 | Adrian Sutil | 12.2 |
13 | Nick Heidfeld | 13.4 |
14 | Kamui Kobayashi | 13.9 |
15 | Vitaly Petrov | 14.2 |
16 | Pedro de la Rosa | 14.4 |
17 | Sebastien Buemi | 14.8 |
18 | Vitantonio Liuzzi | 15.1 |
19 | Jaime Alguersuari | 15.3 |
20 | Heikki Kovalainen | 18.8 |
21 | Jarno Trulli | 18.8 |
22 | Timo Glock | 20.1 |
23 | Lucas di Grassi | 21.9 |
24 | Bruno Senna | 22.3 |
25 | Sakon Yamamoto | 22.7 |
26 | Christian Klien | 23.0 |
27 | Karun Chandhok | 23.5 |
Posição média de chegada
Pos | Piloto | Posição média de chegada |
1 | Sebastian Vettel | 3.63 |
2 | Lewis Hamilton | 3.75 |
3 | Mark Webber | 4.00 |
4 | Jenson Button | 4.47 |
5 | Fernando Alonso | 4.56 |
6 | Robert Kubica | 5.94 |
7 | Nico Rosberg | 6.53 |
8 | Felipe Massa | 7.11 |
9 | Michael Schumacher | 8.65 |
10 | Kamui Kobayashi | 9.27 |
11 | Adrian Sutil | 9.80 |
12 | Rubens Barrichello | 9.88 |
13 | Vitantonio Liuzzi | 11.23 |
14 | Nick Heidfeld | 11.25 |
15 | Vitaly Petrov | 11.43 |
16 | Pedro de la Rosa | 11.57 |
17 | Jaime Alguersuari | 11.88 |
18 | Nico Hülkenberg | 11.93 |
19 | Sebastien Buemi | 12.07 |
20 | Heikki Kovalainen | 15.31 |
21 | Karun Chandhok | 16.88 |
22 | Jarno Trulli | 17.27 |
23 | Bruno Senna | 17.44 |
24 | Lucas di Grassi | 17.60 |
25 | Timo Glock | 17.60 |
26 | Sakon Yamamoto | 18.17 |
27 | Christian Klien | 21.00 |
Diferença entre os companheiros em classificação
Diferença média no ano entre os companheiros, levando em consideração a última sessão (Q1, Q2 ou Q3) de que ambos participaram.
Pos | Piloto | Diferença média |
1 | Timo Glock | -1.86 |
2 | Robert Kubica | -0.75 |
3 | Adrian Sutil | -0.69 |
4 | Christian Klien | -0.58 |
5 | Bruno Senna | -0.54 |
6 | Kamui Kobayashi | -0.33 |
7 | Fernando Alonso | -0.30 |
8 | Nico Rosberg | -0.28 |
9 | Lewis Hamilton | -0.16 |
10 | Rubens Barrichello | -0.14 |
11 | Jarno Trulli | -0.08 |
12 | Sebastien Buemi | -0.05 |
13 | Sebastian Vettel | -0.05 |
14 | Mark Webber | 0.05 |
15 | Jaime Alguersuari | 0.05 |
16 | Heikki Kovalainen | 0.08 |
17 | Nico Hülkenberg | 0.14 |
18 | Jenson Button | 0.16 |
19 | Sakon Yamamoto | 0.21 |
20 | Michael Schumacher | 0.28 |
21 | Felipe Massa | 0.30 |
22 | Nick Heidfeld | 0.33 |
23 | Pedro de la Rosa | 0.34 |
24 | Vitantonio Liuzzi | 0.69 |
25 | Vitaly Petrov | 0.75 |
26 | Karun Chandhok | 1.00 |
27 | Lucas di Grassi | 1.86 |
14 Comments
Valeu pelo trabalho.
Para ficar completo, só faltaria saber o orçamento de cada equipe e os salários de seus pilotos para saber quem foi mais eficiente. 🙂
Aí vai algo para ajudar:
http://thef1times.com/news/display/02439
Valeu pela dica. Interessante, também, o lado dos patrocinadores, que têm suas marcas expostas por tanto tempo na F1 que sai mais barato patrocinar uma equipe (pelo menos uma grande) do que anunciar diretamente na tevê.
Queria saber o quanto a Red Bull ganha pelo marketing indireto… deve ser incalculável
Completando: a Red Bull está envolvida em mais de 100 esportes e patrocina 456 atletas!
Bons números para observar. Apesar da frieza deles. Por exemplo, não fosse aquela pole de Hulkenberg aqui no Brasil, qual seria a diferença entre ele e Barrichello em classificações?
No mais, paz e bem. Saudações.
Seria 0.23. Mas sou da opinião de que sorte ou situações como esta costumam se equivaler em 19 corridas, por isso vale a média. Indo pelo mesmo raciocínio, teríamos que descontar a Bélgica da conta do Massa, por exemplo (e então teríamos 0.36). Todos, algum dia, estiveram no lugar e hora errados na pista.
Mas a diferença no GP Brasil, até em relação ao segundo colocado, foi de outro mundo. Não?
1:14.470 – Hulk
(1:15.519 – Vettel)
1:16.203 – Barrichello
Quase 2 segundos…
De todo modo, Hulk fez por merecer.
Sim. Havia um pequeno trilho seco e ele foi perfeito enquanto os outros falharam.
3 gráficos me chamaram a atenção: 1ºem relação as voltas mais rápidas, os dois melhores pilotos da f1 atual, mesmo não possuindo o melhor carro, fizeram a diferença no quesito desempenho/regularidade em situação de corrida; 2ºem relação as voltas completadas, os motores ferrari, apesar do susto da chegada, foram os que rodaram mais; 3º Ju, caindo naquela sua teoria do equilibrio no melhor carro, vimos que a diferença de vettel e webber, em volta lançada, em vista do auto grau de dificuldade de se achar a volta ideal, ficaram praticamente no impate técnico, em vista do poderio do carro, não se esquecendo da capacidade limitada do australiano, frente a velocidade constante de vettel! portanto, o carro faz mais milagres que imaginamos.
Não sei se os motores Ferrari foram os que mais andaram, tendo em vista o pífio rendimento dos Sauber, mas é flagrante a melhora da equipe Ferrari nesse setor. É com dados como esse que estou formulando essa minha teoria: todos eles são rápidos, é a habilidade em contornar problemas/deficiência do carro que os distancia.
http://www.ferrarif1world.com/index.php?subaction=showfull&id=1293564686&archive=&start_from=&ucat=&
Coloquei isso no twitter. Vai ser muito interessante ter 2 ex-pilotos comandando a transmissão – e só! É, como essa matéria explica bem, um atestado do poder do Brundle e também de incompetência dos meus colegas…