Não foi exatamente da maneira como todos esperavam, mas as estratégias de box acabaram sendo decisivas para o GP da Malásia. Junto delas, a execução de cada uma das 75 paradas feitas durante a prova decidiu o destino de muitos pilotos, que se seguraram bem na pista mesmo em condições bastante adversas.
Tivemos poucas rodadas ou escapadas, considerando as condições. A mais decisiva, claro, de Perez, a seis voltas do final, obrigando-o a desistir da luta por uma vitória que seria das mais inesperadas da história. Não, é claro, que o triunfo de Alonso fosse dos que pagavam menos nas casas de apostas – para se ter uma ideia, a expectativa da Ferrari antes do início do GP era de perder 0s7 por volta em relação aos líderes.
Uma série de fatores fez com que o ritmo do F2012 fosse semelhante ao da McLaren de Hamilton mesmo no seco, em dados que analisaremos com mais cuidado no post sofre estratégia. Como aperitivo, ficam os dados fornecidos, respectivamente, por FIA e Pirelli a respeito das paradas.
Pit Stops
Os tempos dos pits, desta vez, são menos representativos, já que contabilizam a perda total e, portanto, penalizam pilotos que tiveram de esperar o tráfego passar pelo pit lane, uma vez que em vários momentos da prova houve verdadeiras invasões nos pits. Um desses casos foi Hamilton, preso por quase 28s na parada em que perdeu a liderança da prova, em parte por uma demora com o pneu traseiro direito, completada pelo trânsito de Felipe Massa. Button, que tinha a vantagem de ter parado uma volta antes, também teve um pit lento, o que ajudou o espanhol a voltar na ponta.
Outra variável é que, no molhado, é mais difícil para os pilotos acertarem suas marcas no box e qualquer deslocamento que os mecânicos tenham de fazer é tempo perdido.
O padrão que vimos na Austrália, com a Ferrari sendo absoluta e seguida pelos suspeitos de sempre, Red Bull e Mercedes, ganhou “intrusos”, enquanto a McLaren pode ser o carro mais rápido na pista, mas cometeu uma série de erros em Sepang – ao todo seu piloto mais bem classificado, Hamilton, perdeu 8s5 em relação a Alonso e 4s para Perez. Por outro lado, uma das equipes mais rápidas nos pits acabou sendo a única a colocar seus dois pilotos nos pontos, a Force India, uma mescla de competência e sorte, a marca de corridas caóticas como a da Malásia.
Caos que lembrou outra prova com ingredientes semelhantes, na Coreia: chuva, Safety Car, bandeira vermelha, ameaça de escuridão pelo horário adiantado da largada, Button se perdendo em condições que seriam ideais para ele, Vettel com má sorte e um certo Fernando Alonso escapando de todas adversidades e levando um carro que não era o melhor do grid não apenas à vitória, mas à ponta do campeonato. E o fato de já termos espanhóis – vou entregando um pouco do que vem pela frente no post de transmissões – pedindo o fim do campeonato mostra o quanto dá para confiar na atual situação da tabela.
Piloto | Equipe | Tempo | Dif. | Volta | |
1 | Pastor Maldonado | Williams | 21.621 | 14 | |
2 | Michael Schumacher | Mercedes | 22.163 | 0.542 | 39 |
3 | Paul di Resta | Force India | 22.175 | 0.554 | 39 |
4 | Fernando Alonso | Ferrari | 22.534 | 0.913 | 40 |
5 | Daniel Ricciardo | Toro Rosso | 22.610 | 0.989 | 25 |
6 | Paul di Resta | Force India | 22.856 | 1.235 | 14 |
7 | Fernando Alonso | Ferrari | 22.864 | 1.243 | 14 |
8 | Sebastian Vettel | Red Bull | 22.998 | 1.377 | 40 |
9 | Nico Rosberg | Mercedes | 23.050 | 1.429 | 26 |
10 | Felipe Massa | Ferrari | 23.130 | 1.509 | 27 |
11 | Mark Webber | Red Bull | 23.195 | 1.574 | 39 |
12 | Nico Rosberg | Mercedes | 23.231 | 1.610 | 39 |
13 | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso | 23.343 | 1.722 | 40 |
14 | Nico Hulkenberg | Force India | 23.358 | 1.737 | 40 |
15 | Pastor Maldonado | Williams | 23.409 | 1.788 | 39 |
16 | Jenson Button | McLaren | 23.477 | 1.856 | 39 |
17 | Jenson Button | McLaren | 23.509 | 1.888 | 24 |
18 | Nico Hulkenberg | Force India | 23.549 | 1.928 | 15 |
19 | Daniel Ricciardo | Toro Rosso | 23.648 | 2.027 | 37 |
20 | Kamui Kobayashi | Sauber | 23.662 | 2.041 | 40 |
21 | HeikkiKovalainen | Caterham | 23.782 | 2.161 | 38 |
22 | Bruno Senna | Williams | 23.824 | 2.203 | 39 |
23 | Nico Hulkenberg | Force India | 23.856 | 2.235 | 4 |
24 | Pastor Maldonado | Williams | 23.974 | 2.353 | 15 |
25 | Paul di Resta | Force India | 23.988 | 2.367 | 2 |
26 | Felipe Massa | Ferrari | 24.034 | 2.413 | 3 |
27 | Sebastian Vettel | Red Bull | 24.057 | 2.436 | 15 |
28 | Michael Schumacher | Mercedes | 24.094 | 2.473 | 14 |
29 | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso | 24.216 | 2.595 | 15 |
30 | Lewis Hamilton | McLaren | 24.271 | 2.650 | 5 |
31 | Jenson Button | McLaren | 24.305 | 2.684 | 4 |
32 | Felipe Massa | Ferrari | 24.420 | 2.799 | 14 |
33 | Sergio Perez | Sauber | 24.520 | 2.899 | 15 |
34 | Daniel Ricciardo | Toro Rosso | 24.539 | 2.918 | 14 |
35 | Sergio Perez | Sauber | 24.543 | 2.922 | 41 |
36 | Mark Webber | Red Bull | 24.569 | 2.948 | 5 |
37 | Fernando Alonso | Ferrari | 24.653 | 3.032 | 4 |
38 | Vitaly Petrov | Caterham | 24.718 | 3.097 | 4 |
39 | Michael Schumacher | Mercedes | 24.831 | 3.210 | 5 |
40 | Kimi Raikkonen | Lotus | 24.927 | 3.306 | 13 |
41 | Bruno Senna | Williams | 24.980 | 3.359 | 13 |
42 | Kimi Raikkonen | Lotus | 25.041 | 3.420 | 40 |
43 | Timo Glock | Marussia | 25.096 | 3.475 | 3 |
44 | HeikkiKovalainen | Caterham | 25.130 | 3.509 | 14 |
45 | Nico Rosberg | Mercedes | 25.199 | 3.578 | 13 |
46 | Timo Glock | Marussia | 25.390 | 3.769 | 39 |
47 | Daniel Ricciardo | Toro Rosso | 25.470 | 3.849 | 4 |
48 | Pastor Maldonado | Williams | 25.535 | 3.914 | 5 |
49 | Nico Rosberg | Mercedes | 25.600 | 3.979 | 5 |
50 | Sebastian Vettel | Red Bull | 25.658 | 4.037 | 5 |
51 | Timo Glock | Marussia | 25.660 | 4.039 | 13 |
52 | Sergio Perez | Sauber | 25.671 | 4.050 | 1 |
53 | Sebastian Vettel | Red Bull | 25.884 | 4.263 | 47 |
54 | Jenson Button | McLaren | 25.922 | 4.301 | 13 |
55 | Kamui Kobayashi | Sauber | 26.255 | 4.634 | 13 |
56 | Bruno Senna | Williams | 26.269 | 4.648 | 7 |
57 | Mark Webber | Red Bull | 26.337 | 4.716 | 14 |
58 | Lewis Hamilton | McLaren | 26.338 | 4.717 | 41 |
59 | Felipe Massa | Ferrari | 26.934 | 5.313 | 38 |
60 | Kimi Raikkonen | Lotus | 27.602 | 5.981 | 5 |
61 | NarainKarthikeyan | HRT | 27.700 | 6.079 | 37 |
62 | Lewis Hamilton | McLaren | 27.961 | 6.340 | 14 |
63 | Kamui Kobayashi | Sauber | 28.122 | 6.501 | 5 |
64 | Pedro de la Rosa | HRT | 28.483 | 6.862 | 39 |
65 | Charles Pic | Marussia | 29.317 | 7.696 | 3 |
66 | Vitaly Petrov | Caterham | 29.359 | 7.738 | 13 |
67 | Vitaly Petrov | Caterham | 30.335 | 8.714 | 39 |
68 | Bruno Senna | Williams | 31.006 | 9.385 | 1 |
69 | Charles Pic | Marussia | 32.224 | 10.603 | 39 |
70 | HeikkiKovalainen | Caterham | 32.670 | 11.049 | 4 |
71 | HeikkiKovalainen | Caterham | 34.109 | 12.488 | 23 |
72 | Jenson Button | McLaren | 36.517 | 14.896 | 15 |
73 | Charles Pic | Marussia | 36.542 | 14.921 | 15 |
74 | NarainKarthikeyan | HRT | 36.876 | 15.255 | 15 |
75 | Pedro de la Rosa | HRT | 38.887 | 17.266 | 16 |
Tipos de compostos
Em geral, a corrida foi decidida mais pelo momento e rapidez das paradas do que pelo tipo de composto utilizado. No entanto, duas apostas de Sergio Perez e da Sauber se mostraram bastante efetivas, sendo a última bastante curiosa: chuva extrema logo ao final da primeira volta e duros no último stint, o que, ao contrário do esperado, não lhe trouxe problemas de aquecimento no início, mesmo com a pista úmida, e ainda lhe garantiu um excelente rendimento até o final da prova. Pena que dois erros, ao não parar para colocar slicks junto de Alonso – esse, o mais custoso em termos de tempo – e a escapada na volta 50, lhe roubaram a vitória.
Stint1 | Stint2 | Stint3 | Stint4 | Stint5 | Stint6 | |
Hamilton | Interm. (5) | Chuva (9) | Interm. (27) | Médio (15) | ||
Button | Interm. (4) | Chuva (9) | Interm. (2) | Interm. (9) | Interm. (15) | Médio (17) |
Schumacher | Interm. (5) | Chuva (9) | Interm. (25) | Duro (17) | ||
Webber | Interm. (5) | Chuva (9) | Interm. (25) | Médio (17) | ||
Vettel | Interm. (5) | Chuva (10) | Interm. (25) | Duro (7) | Médio (9) | |
Grosjean | Interm. (3) | |||||
Rosberg | Interm. (5) | Chuva (8) | Interm. (13) | Interm. (13) | Duro (17) | |
Alonso | Interm.(4) | Chuva (10) | Interm.(26) | Médio (16) | ||
Perez | Interm. (1) | Chuva (14) | Interm. (26) | Duro (15) | ||
Raikkonen | Interm. (5) | Chuva (8) | Interm. (27) | Duro (16) | ||
Maldonado | Interm. (5) | Chuva (9) | Chuva (1) | Interm. (24) | Médio (15) | |
Massa | Interm. (3) | Chuva (11) | Interm. (13) | Interm. (11) | Médio (18) | |
Senna | Interm. (1) | Chuva (6) | Chuva (6) | Interm. (26) | Médio (17) | |
Di Resta | Interm. (2) | Chuva (12) | Interm. (25) | Duro (17) | ||
Ricciardo | Interm. (4) | Chuva (10) | Interm. (11) | Interm. (12) | Médio (19) | |
Hulkenberg | Interm. (4) | Chuva (11) | Interm. (25) | Duro (16) | ||
Kobayashi | Interm. (5) | Chuva (8) | Interm. (27) | Médio (6) | ||
Vergne | Interm. (10) | Chuva (5) | Interm. (25) | Médio (16) | ||
Petrov | Interm. (4) | Chuva (9) | Interm. (26) | Médio (16) | ||
Glock | Interm. (3) | Chuva (10) | Interm. (26) | Médio (16) | ||
Pic | Interm. (3) | Chuva (12) | Interm. (24) | Médio (15) | ||
De la Rosa | Chuva (16) | Interm. (23) | Duro (15) | |||
Karthikeyan | Chuva (15) | Interm. (22) | Duro (17) | |||
Kovalainen | Interm. (4) | Chuva (10) | Interm. (9) | Interm. (15) | Médio (17) |
9 Comments
Oi Julianne,
Bom dia.
Neste GP a estratégia de corrida foi crucial para a ambição das equipes, o momento de parada para realização da troca de pneus foi importante, mas o velho acerto de carro para as condições de pista também favoreceram os resultados, o estilo de pilotagem dos pilotos juntamente como acerto certo ou errado, favoreceu alguns pilotos, vejamos:
O desempenho do Perez e do Kobayashi, onde o mexicano levou a melhor durante toda a prova, a mesma situação pode ser comparada entre Bruno Senna e Pastor Maldonado, onde o brasileiro esteve até muito mais atrás que o seu companheiro durante a corrida e na estratégia e no braço, terminou a frente.
Para o Senna de agora em diante, será vital aperfeiçoar o seu Qualify para largar a frente do bolo de carros do meio do grid, para almejar resultados como Sérgio Perez, e já na próxima corrida já veremos um Bruno mais motivado e aguerrido na pista, qualidade que faltaram ano passado na Renault.
Gostaria de ressaltar aqui os resultados dos garotos da GP2, vamos torcer para estes dois carinhas andarem bem nesses próximos dois anos, para que alguma equipe grande leve eles para 2° piloto.
Só esperam que nenhum dos dois caiam na besteira de ir pra Ferrari, uma grande Scuderia mas tem um animal pilotando o primeiro carro.
Um abraço.
Não vou tirar os méritos do Picareta das Astúrias, apesar de torcer contra, ele é realmente um dos melhores do grid, porém, o fator sorte foi preponderante para que ele conseguisse a vitória e, bem pesado e bem medido, com todas as circunstâncias que fizeram parte do GP, o feito do espanhol é inferior, por exemplo, ao feito de Jenson Button no Canadá ano passado, por isso não vejo motivos para decretar sua superioridade sobre os outros bons pilotos desta temporada (Hamilton, Vettel, Button, Schumy, Raikonnen).
Ele foi consistente e regular durante toda a prova, fez algumas das voltas mais rápidas da corrida, porém, ganhou a corrida na estratégia perfeita empreendida pela Ferrari (seja por sorte ou competência) e não em um combate com outros postulantes, que, devido a erros próprios e de suas equipes foram ficando pelo caminho.
Foi espetacular pelo fato do carro da Ferrari ser nitidamente inferior em condições normais, porém, não era o caso ontem e, não fosse a brutal incompetência da Sauber em não mandar Perez seguí-lo no pit stop, ele teria certamente perdido a posição.
Quanto à desconfiança em relação ao singelo “recado” dado pelo engenheiro da Sauber que, no mínimo, desestabilizou o seu piloto, se é verdade que o erro de Perez pode ter sido apenas um infortúnio obra do acaso, pelo histórico da categoria, e, principalmente de Alonso e Ferrari, não pode ser descartada a possibilidade de maracutaia, ou seja, jornalistas defendem que não houve maracutaia, mas, é inteiramente possível e sustentável que milhões de espectadores acreditem que houve.
De tudo fica a certeza de que a F1, pelos interesses envolvidos e dinâmica de disputa, definitivamente não é um esporte, porém, pode ser igualmente apaixonante.
Também faço parte do time não gosta do Alonso, mas que admite que ele é um grande piloto e está tirando muito mais do que aquele carro parece poder entregar. Daí, concordo com o Magico da plaqueta. E, para mim, é esse tipo de mágica que faz uma corrida ser apaixonante.
Ou seja, eu acompanho esse (não) esporte por causa de alguém que eu não gosto… vai entender… Bem, não é só por ele e, pela minha sanidade, ainda bem.
Ju,
Qual é o problema da Mercedes na corrida na sua opinião ?
Vou pegar uma carona nessa pergunta. Acabei de rever a corrida (agora acordado) e chama a atenção o péssimo desempenho das duas Mercedes, o Button reclamando dos pneus intermediários e imensa diferença entre o desempenho do Alonso e do Massa.
Vou tomar como “ideal” a estratégia de 1º stint com intermediário, 2º com chuva – obrigatoriamente, 3º com intermediário e 4º com o menos duro.
Dos quatro, Schumacher é o único que faz todo o 3º stint com o intermediário, mas no final era patinho na lagoa. Senna passando Schumacher só foi interessante pelos nomes envolvidos… e faz a última perna com pneus duros, provavelmente para combater o desgaste.
Button, Massa e Rosberg perdem tanto rendimento no que seria o 3º stint ideal de intermediários que trocam de pneu no meio. Massa e Rosberg na 13 volta, Button na 9.
A diferença é que para Button começou a funcionar. O 5º stint dele foi bem bom (ou eu muito me engano, mas é fácil verificar na tabela de tempos). Imagino que, além de trocar os pneus, houve algum ajuste de asa que deu certo. Massa e Rosberg continuaram sofrendo.
Então, a minha carrona é essa: Tinha 3 Mercedes na pista e 1 Ferrari?
Que as duas Mercedes prateadas não encontrassem um setup descente para o consumo de pneu é compreensível. Mas, a “Mercedes” vermelha podia pelo menos copiar o setup do Alonso, não é, não?
Hehe, muitas constatações após a corrida. Ficamos tão acostumados a ver “carros” e não pilotos serem o diferencial em corridas, que quando vemos um piloto ganhar uma corrida no “braço”, não acreditamos, pensamos que é pura sorte, ou falha dos mais fortes, ora, ou alguém acha que a Ferrari de ontem era um super carro! Sem desmerecer Perez, mas a Sauber na atualidade, possui mais carro que a Ferrari, pois em vários momentos da corrida, Perez chegou a tirar 1,3 segundo por volta!!!! Isso é só braço??? Sobre a Mercedes, me parece o carro mais rápido no qualyfiyng, pois Shumacher do alto de seus 43 anos, ficou a menos de 2 décimos das poderosas Mclarens, embora o carro da Mercedes tenha herdado o problema do carro do ano passado, detonando os pneus em corrida. A Mclaren me parece a RBR de 2010, onde anda muito em treino, mas em corrida por gastar razoavelmente os pneus, tem a companhia de RBR, Lotus e mais atrás, Ferrari, Sauber e Willians. A Lotus depende exclusivamente de Kimi. Ju, sobre o fato desse ano as estratégias da Ferrari terem melhorado, além dos bons pit stops, podem ser creditados a Pat Fry? Na casa da especulação, pelo fato do carro italiano ter nascido ruim, vc acha que um carro b pode brigar pelo campeonato? Daria tempo?
Schumacher aos 43 anos ainda ta com gás,imagina esse carro com o desemprenho da qualificação na corrida.
Espero responder as perguntas de todos no post de estratégia, que deve sair na quarta. Se ficar alguma coisa para trás, por favor me avisem.
Independentemente de quaisquer considerações sobre problemas de pneus, Rosberg este ano parece estar sendo atacado pelo Mal de Massa. . . Não consigo me convencer que será um piloto para muitas vitórias, quanto mais para disputar um título.