É curiosa a forma como a Ferrari tratou a renovação de Felipe Massa. Geralmente, vemos textos de piloto enaltecendo a equipe e vice-versa. E isso vale até para um novo recruta da HRT. Mas o release dos italianos tinha um quê de ‘ok, te demos outra chance, agora o débito é seu’: “Sempre apoiamos Felipe, mesmo nos momentos mais difíceis de sua carreira e sabemos de seu valor. Temos certeza de que ele saberá pagar a confiança que essa renovação prova que temos nele”, foram as palavras creditadas a Stefano Domenicali.
Não dá para discordar da posição da Ferrari, pelos motivos que apontei após o pódio de Suzuka. Se é bem verdade que Massa cresceu nas últimas provas, isso não parece mudar sua posição de barganha dentro da equipe. A Ferrari reconhece a evolução, sabe do que Felipe é capaz tendo em vista seu desempenho em anos anteriores e valoriza ter alguém que, como eles costumam dizer, “compreende que o time está acima de tudo”. Se isso vale ou não para o outro lado do box ou se é justo que seja assim de antemão, é outra história.
No entanto, palavras como as de Domenicali comprovam que a decisão foi tomada mais por falta de opção, o que ocorre não por uma seca de talento no grid, mas pela dificuldade em encontrar um piloto com o perfil para essa vaga ao mesmo tempo atrativa por ser em uma equipe de ponta e desprezada por toda a politicagem que a cerca.
Mesmo que seja na mesma equipe em que o vento não lhe sopra a favor desde a chegada de Alonso, não deixa de ser uma nova chance para Massa. Algo que ele acredita ser sua melhor opção. Quando embalado e confiante, o brasileiro parece se transformar, porém, uma série de circunstâncias nunca voltará ser a mesma de 2007-08. O casamento passou pela crise dos sete anos, enfim, mas já não é o mesmo.
6 Comments
Julianne,
Montezemolo foi muito sarcástico dizendo que não quer dois galos no mesmo poleiro! Podia ter sido um pouco mais
Gostei da analogia.
vc é casado Jay?
Desculpe-me por responder uma pergunta com outra pergunta. Mas o que isso tem a ver?
Jú, acho que o próprio Massa assumiu essa postura subserviente com o seu: “stick with me, I can do better”.
Pediu pra ser tratado assim e assim será.
No mínimo curioso pra um esportista de alta performance.
Ninguém ainda perguntou o porque dele querer tanto renovar com a Ferrari (recebendo menos do que em 2012), quando suas chances de ser campeão, ou até mesmo de vencer uma prova sequer, são ínfimas.
Se não é por dinheiro é pelo prazer de correr? Ainda acho pouco provável.
O fato é que Massa está no lugar que quer e a Ferrari tem um piloto que não ameaça Alonso.
Sejam felizes.
Depois que o Montezemolo declarou que na Ferrari não pode haver dois galos no mesmo curral, e sabendo que ele já não é pintinho, só fica a vaga de galinha para Felipe.
Sei não, é claro que Massa ta pouco se lixando para o que pensam os torcedores brasileiros. Ta ganhando uma grana preta, e faz o que gosta numa equipe de ponta… Mas é foda ficar de galinha, ou capacho oficial do galo (com direito a pisada). A falta de vergonha do Felipe, pode ser comparada ao ladrão ou corrupto declarado que no final das contas vai disfrutar do seu status-money.
Agora bem, ele pode estar pouco se lixando mas o que ele deve estar bem conciente, é que se vendeu a sua alma ao diavo não poderá reclamar dos calores do inferno.