F1 Ultrapassando em Abu Dhabi - Julianne Cerasoli Skip to content

Ultrapassando em Abu Dhabi

“O circuito permite ultrapassagens, mas você também tem de ter velocidade”. A definição daquele que é considerado por muitos como o símbolo de que o circuito de Abu Dhabi não é exatamente a antítese da ultrapassagem, Kamui Kobayashi, explica o que se desenha para a prova de amanhã.

A corrida deve ser semelhante ao GP da Índia, apesar dos cenários tão distintos: uma parada, com os pilotos podendo forçar um pouco mais porque a degradação não é tão alta, mas com as trocas de posição dependendo muito da velocidade de reta de cada carro.

Mesmo que as pistas tenham características diferentes – Buddh é um circuito recheado de curvas de alta, enquanto Abu Dhabi é travado – as ultrapassagens acabam restritas ao final das retas. O resultado é que carros sem velocidade final, mesmo que tenham rendimento muito melhor no geral, ficam travados atrás de outros que correm mais na reta.

Ambos os estilos de traçado fazem com que o acerto do carro seja um grande desafio. Os carros são acertados antes da classificação e pouca coisa pode ser alterada até a corrida. Um dos pontos principais é a relação de marchas. A grosso modo, pode-se optar por privilegiar o carro usando a DRS o tempo todo – na classificação – ou não. Ao adotar uma sétima marcha mais curta, melhora-se a aceleração e, consequentemente, o tempo de volta. Por outro lado, chega-se ao limitador de 18 mil giros mais cedo em retas longas e, sem conseguir ganhar velocidade a partir de determinado momento, fica difícil ultrapassar.

Abu Dhabi deu uma aula clara dessas há dois anos e tivemos outra no último GP, com Kimi Raikkonen de um lado e Fernando Alonso do outro. Já na primeira volta deu para perceber que a Ferrari havia sacrificado o tempo de volta em favor da velocidade de reta, enquanto a Lotus adotara a tática contrária.

Não dá para dizer que a fórmula x é mais vencedora que a y, pois é uma opção que depende das características do carro. Se sentir que é bom o bastante para largar na frente, não é necessário apostar em velocidade de reta; se acredita que estará no meio do pelotão, é melhor preparar-se para ultrapassar.

A julgar pelos dados da classificação, esse segundo caminho foi o escolhido pela Williams e novamente parece ter sido a opção da Ferrari, que não se adaptou como esperava a Yas Marina.

Esse seria é um fator que complicaria ainda mais a corrida de Sebastian Vettel – e explica a decisão da equipe de tirar o carro do parque fechado, levando o piloto a largar do pitlane. A Red Bull tem um carro mais voltado à classificação, com as piores velocidades de reta do grid todo e irá mudar a relação de marchas do carro do piloto para reverter isso. Caso contrário, mais uma vez acabaria acusado de não saber ultrapassar. Com justiça?

12 Comments

  1. Ju, mas no caso do DRS duplo da RBR, vc não acha que pode ajudar nessas ultrapassagens?

    • O DRS duplo acaba ajudando justamente a colocar mais carga aerodinâmica no carro, por isso a velocidade de reta em si é baixa. Lembre-se que o speed trap já é calculado com DRS duplo. Para se ter uma ideia, o melhor é Maldonado, com 325 km/h e Vettel fez 311km/h como máximo.

  2. Julianne,

    Será que com a punição do Vettel por falta de combustível, ele vai optar por mudar a relação de marchas e largar do pitlane?

  3. As últimaas noticias é q. eles vao sair do parc ferme e largar do pit lane…entao eu acho q vao alterar a relação de marchas pra ter mais de velocidade de reta. Amanha promete…eheheh

  4. Ju, se a RBR acertar o carro do Vettel para ultrapassagens eles têm chances? Ou o carro foi concebido para andar forte apenas com grande pressão aerodinâmica?

    • Eles podem mudar muita coisa no carro, câmbio, motor, níveis de asa e podem fazer um carro bom de ultrapassar. Mas lembremos que isso é Abu Dhabi e a expectativa é de pouca degradação de pneus. Vettel terá um trabalho duro pela frente. O próprio Horner considera que chegar nos pontos seria um “grande feito”.

  5. Será que é tão difícil assim calcular a quantidade de combustível necessário de um f1?
    Qualquer motorista que pega a estrada pode fazer esse calculo com uma certa precisão, claro que num F1 a situação é um pouco mais complexa mas existe um exército de técnicos trabalhando exatamente pra isso e mesmo assim acontecem esses erros como o de Hamilton e Vettel.
    Má fé? Incompetência? Falha humana? Arriscaram e se deram mal?
    A corrida de Vettel será um inferno amanhã, ele não tem velocidade pra ultrapassar e mesmo que tivesse, não pode arriscar muito pois pode perder pontos importantes num choque com algum Perez, um Maldonado…
    A Red Bull pode ter jogado fora um tricampeonato.

  6. “”””””””””””””////////////>>>>>>>>>>
    Julianne,
    Que coisa mais estranha! Como disse o Dé Palmeira, tem todo um exército de técnicos altamente qualificados com o apoio de sofisticada informática e ainda acontece esse tipo de problema!
    Kobayashi – o homem das ultrapassagens descomplicadas – provou em 2009, anteriormente à adoção do DRS, portanto, que é sim possível ultrapassar em Abu Dhabi, quando jantou espetacularmente Button naquele circuito.

    • Pois é, mas em 2009 Kobayashi não tinha nada a perder e podia arriscar-se nas manobras (coisa que ele aliás deixou de fazer).Button por sua vez, disputava o título e não quis entrar na disputa. Ultrapassar é sempre risco e precisa ser muito bem calculado.

      • /////////
        Dé, Button também não tinha mais nada a perder em Abu Dhabi, a não ser a baita carimbada que levou em sua faixa de campeão com a ultrapassagem de Kobayashi, pois já tinha assegurado o título antes, no Brasil. Button é a vítima predileta de Kobayashi, que continua fazendo suas ultrapassagens inesperadas e irreverentes em cima de qualquer um.
        Abs.

  7. >>>>>>>>>>>>>>>>>>
    Dé, Button também não tinha mais nada a perder em Abu Dhabi, a não ser a baita carimbada que levou em sua faixa de campeão com a ultrapassagem de Kobayashi, pois já tinha assegurado o título antes, no Brasil. Button é a vítima predileta de Kobayashi, que continua fazendo suas ultrapassagens inesperadas e irreverentes em cima de qualquer um.
    Abs.

    • É verdade Aucam, erro meu. Em Abu Dhabi 2009 Button já tinha sido campeão.
      Mas Koba parece ter ficado um pouco mais conservador, na minha opinião.
      Abs


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicione o texto do seu título aqui