Última oportunidade de testar updates no carro – e no motor – antes do início do campeonato, o teste final em Barcelona é aquele que costuma dar os sinais mais claros de como o ano vai se iniciar. Afinal, em algum momento, todos vão querer fazer pelo menos uma simulação de corrida e de classificação com tudo o que têm de melhor – das peças ao acerto, que começa a amadurecer nessa fase final de preparação.
É claro que, como estamos em um teste e nem todos vão à pista no mesmo momento e sob as mesmas condições – há times, por exemplo, que não fazem simulações completas de GP, deixando no ar a dúvida a respeito do combustível – as respostas definitivas ainda terão de esperar. Mas daqui a quatro dias já teremos um indicativo interessante para as perguntas que estão no ar no momento.
A primeira delas é: o quanto os rivais conseguiram tirar do domínio da Mercedes? Sim, porque a temporada passada terminou com quase 0s6 de vantagem em classificação e, em um ano de poucas mudanças de regras, não é algo que vai desaparecer num passe de mágica.
Depois de Nico Rosberg impressionar sendo o segundo mais rápido na semana passada mesmo usando pneus médios – 0s8 mais rápido que o segundo melhor com o composto, Kimi Raikkonen, com um tempo de três dias antes – a Mercedes promete vir com novidades aerodinâmicas. O time andou experimentando bastante com a asa traseira, portanto, um dos detalhes que veremos no Circuito da Catalunha será a sustentação da asa, com um ou dois pilares.
Já a Ferrari, depois de fazer testes com menos combustível em Jerez, deve focar mais em simulações de corrida. Isso porque o diretor técnico James Allison declarou que ainda não está contente com a confiabilidade e a consistência do carro.
A Red Bull, por sua vez, admite que a dirigibilidade do motor Renault ainda está longe de satisfazer, problema que já existia ano passado. Isso, combinado com a relativa falta de quilometragem, especialmente no primeiro teste, tem dificultado a avaliação da competitividade da equipe. Neste segundo teste de Barcelona, ficará mais claro se Ricciardo e Kvyat estão no bolo que parece juntar Ferrari e Williams, com Lotus mais atrás.
Isso, pensando no que o time de Grove fez no final do ano passado e na pré-temporada praticamente sem problemas que Massa e Bottas tiveram até aqui. A velocidade também esteve lá – o carro foi o mais rápido no speed trap em Barcelona. Porém, em termos de performance em si, ainda não ficou claro o que o FW37 pode fazer.
Seguindo com os brasileiros, Felipe Nasr parece ter na Sauber um carro com boa velocidade de reta e aerodinâmica ainda pouco desenvolvida. Isso explicaria o fato do carro ser o mais veloz entre os que usam o motor Ferrari e, ao mesmo tempo, pecar na consistência nas simulações de GP, com o próprio Nasr admitiu. De qualquer forma, com McLaren e Force India andando pouco nos testes, fica a expectativa real dos suíços voltarem à zona de pontuação depois de mais de um ano.
Mesmo sendo importante para todos, o teste desta semana tomou ares dramáticos para McLaren e Force India. A primeira completou 927km até o momento, enquanto a Mercedes ultrapassou os 4300km. E a Force India só vai tentar sair do zero com o carro de 2015 na sexta-feira. Nem precisa dizer o quanto ambos estão crus em termos de conhecimento das reações do carro, acertos, rumos para o desenvolvimento. Assim como acontece na ponta com a Mercedes, não é uma diferença que se tira da noite para o dia.
34 Comments
Acho que vc esqueceu da Marussia, digo “Menor”… Hoje soltaram um comunicado assumindo que estarão no Grid de Australia… Con o Motor da Ferrada de 2014 e seguramente com o chasis de 2012….
Desse jeito a FIA deveria deixar competir a Minor, a Munor e a Monos, e institucionalizar o campeonato de chicanes ambulantes… Digo eu, sei lá.
Pois bem, agora sim é serio. “Manor marussia F1” esta regularmente inscrita e aceita pela FIA para alinhar no grid da Australia. Competirão com a caranga de 2014 atualizada e com UP Ferrada. A McLaren condonou a divida e deixará que usem o tunel de vento (os FDP dizem que é um artilugio para realmente poder testar mais o MP4-30, já que os testes de tunel de vento também – o poracaria – também são restritos pela maFIA), a cambio disso, o segundo assento pode ser de um dos pilotos da casa de Woking (tomara que mandem o rilipojas para ver se de verdade tira leite de pedras).
Manter o nome Marussia era preciso para poder cobrar as 40 merrecas que ganhou Bianchi em Monaco sem ter que pasar pelo cassino.
Então, se cumple mais uma das minhas fumadas, porque a mão de Bernie deve ter estado por tras de tudo isso.
Teremos um grid de 20 carrozas.
ripijonas na marussia é demais tire leite ali ,Bianchi tirou hehehee mas o homem bateu a 105 km/h esta assim por conto do vento rsrsrsss imagina quando essa bagaça coloca 300 vai voar para as arquibancadas kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Será um ano negro para a McLaren pelo que percebe-se,mas temos de ser pacientes.
Vai ver se esses Japos estão escondendo o jogo, kkkkkkkkkkkk
Quem tá escondendo o jogo é os “alemão”. Na hora do vamo vê eles dão tchau pros outros e se mandam.
Acho q a mercedes estará mais de 1s de vantagem pra red bull, ferrari e willians proximas da red bull mas uns 0.3 a 0.5 a tras da red bull e lotus no bolo tb o carro é bom e vai evoluir muito, depois sauber , mclata e force india e manor brigando para serem as ultimas rsrsrs
Gosto de pensar que a Ferrari está no bolo com Williams e Red Bull, mas o ritmo de prova é que tá tenso em relação a Mercedes. E se Sauber tiver esse DNA de carro confiável, deve conseguir competir com Toro Rosso próximos do 10º lugar, já que a Lotus pode conseguir beliscar esses pontos.
Como torcedor e já pensando no clima de Melbourne, espero que a Williams tenha conseguido fazer também um carro pra chuva, pois ano passado foi feio.
Não tinha como ser diferente a mercedes aumentou a diferença, a ferrari melhorou mas eu vejo a redbul ainda como segunda força e a williams como a terceira, só que esse ano tanto a ferrrari como a lotus vão está la brigando pelo pódium devido a qualidade dos seus pilotos a lotus tem dois pilotos muito rápidos que vai incomodar, a ferrari tem o super campeão Vettel e o Kimi que se tiver motivado e o carro ajudar vai tambem está lá, com isso em mente a redbul e williams não vão ter a vida fácil que tiveram o ano passado.
A Force Índia TALVEZ não sofra tanto na Austrália, Claro que não testa atrapalha, mas com certeza a Force Índia deve esta se comunicando com o Mercedes e colhendo todas as informações sobre o novo motor Mercedes para que tenha um bom “encaixe” entre carro e motor. A Mercedes tem 3 equipes testando os motores Mercedes (Mercedes, Lotus, Williams). Mesmo testando pouco, ACHO que a Force Índia deve sofre menos que a McLaren na Austrália. Claro que se a Force Índia fizer uma porcaria de carro, ai não tem jeito…….
Ju, a Ferrari estaria um pouco a frente de Williams e Red Bull, ou as 3 equipes devem começar a temporada com muito equilíbrio? E quanto ao Kimi, o carro deste ano parece mais próximo ao estilo de pilotagem dele. Podemos esperar o finlandês com performances como nos tempos de Lotus?
Olhando assim do que já aconteceu até agora: Mercedes ainda domina, Williams um pouco a frente de Ferrari, Red Bull e talvez Lotus. Toro Rosso e Sauber no mesmo nivel. Force India vai penar pela falta de testes e Mclaren passando um inferno nessa primeira metade do campeonato.
Acho que a Mercedes vai dichavar toda a concorrência de forma acachapante. Aldo Costa, durante a primeira parte dos treinos em barcelona disse que a curva de melhora de performance da Mercedes é muito menor que dos outros times, uma vez que eles já estavam muito adiantados, desde 2014. Não espero nada de diferente do que foi no ano passado, mesmo com o pragmatismo que o engenheiro chefe da Mercedes tentou passar. Vai ser outra surra memorável. Qualquer coisa diferente disso será de fato espantoso. E tome Mercedão na oreia…
Algumas perguntas já foram respondidas hoje pela manha Ju :
1- Hamillton faz o primeiro tempo com pouco mais de 0,8s á frente do segundo colocado.
2 – Felipe faz o segundo tempo , dando as caras do potencial da williams e aparentemente sendo sim a segunda Força. Já que a ferrari nao concluiu bem simulações de corrida e a RBR que apresentou problemas no seu carro
3- Kyviat faz o terceiro tempo
Pra mim o ano começa como no ano passado , com a diferença que a Mercedes ampliou a diferença que foi diminuida no ano passado.
este ano promete, mas a mclaren tera um ano dificil pela frente
Massa acabou de virar 1:23:500 de pneus macios, mostrando que a Williams tem um ótimo carro e no minimo ainda é o segundo melhor carro.
Só tenho duas convicções quanto a 2015: a Mercedes continuará com o melhor carro e LewIIs será TRI. Quanto ao resto do grid, até o Q 3 do GP da Austrália – PELO MENOS – ainda acho mais seguro, recomendável e prudente analisarmos a importância da plantação de roseiras nos vinhedos, para a detecção precoce de pragas.
E eu pensando que as roseiras tinham apenas o papel de “embelezar” as vinculas… poor me! or pour for me, please 😉
Nada de corrermos riscos e queimarmos a língua, meu caro Muguello. Barbada, só LewIIIs e a Mercedes. . .
Aucan, segura esta meu velho. As mãs linguas falam da posibilidade de que uma das joias mais preciadas de Woking podria alinhar em Australia.
Eu duvido do Stoffel, mas como as mãs linguas de vez em quando acertam….
Por sinal, Vc já viu que bem se deu o cultivo do Esturion nos lagos do sul do Chile?? Vai ver que determinen o fim dos comflitos na Abjasia (já assistiu “Mandarines”?), e a quebra do preço do caviar nos mercados parisinos…
Tá vendo? Eu não sabia que o cultivo do esturjão estava bombando no Chile! Muito relevante e mais surpreendente talvez que a Ferrari!
Não vi Mandarines, mas se você recomenda, deve ser interessante.
Enquanto Alonso estiver de fora, Vandoorne deveria ter uma oportunidade, sim. Seria ótimo. Magnussen já teve um ano inteiro para mostrar suas habilidades.
A Mercedes vai continuar com diferença grande em relação as demais e Lewis leva o tri.
Achei que a Ferrari ia brigar com Sauber por conta de desempenhos semelhantes, só que agora, as duas também vão disputar com a Lotus. Já pensou uma disputa de freada com Kimi (nem aí) e PastorMal (nem fu)??
Os dois da Mercedes lá na frente. Depois as Red Bull, aí vem esse pelotão brigando por centímetros de pista. Como é muita gente, mesmo com o carro um pouco mais rápido, massa fica embolado e é perigoso de perder pra todos eles.
Esse é um primeiro panorama que visualizo.
Power, a McLaren esta escondendo o jogo. Se essa UP A.Fonda tá funcionando de maravilhas, Pra que mostrar pro inimigo?? Até deram ferias pro Rilipojas.
Com uma caixa de cambio miniaturizada, e um radiador na juba para miniaturizar os pontones laterais, esse foguete aerodinamico vai fazer comer poeira as Mercedes. Sei lá… as mãs linguas falam tonterias… mas de quando em vez acertam.
Seinão, Bruz,
Acho que o desempenho da McLaren e o acidente com Fernando é macumba do Kevin….
Gostaria muito que eles tivessem um foguete, pois é minha equipe do coração. Porque Lewis, você sabe. Você pode estar com um foguete da Nasa. Só que não é só chegar e passar. O cara é “encardido”.
Se isso não acontecer, a temporada vai ser só do Nico e Lewis.
essa foto hamilton na frente e rosberg atrás será uma visão do futuro?
A ilusão de ótica funcionou! É uma Red Bull…
Me pegou mesmo…
verdade, é mesmo aquela pintura diferente da rb… também nem pecebi
BUENAS NOCHES SEÑORES!! El último apaga la luz.
Andando quase no record da Pista, a Merdes deixa claro que não vai ter pra ninguém. Acho que vou ficar de olho no Esturion e esperar até 2017…
Para mim fica quase igual ano passado. Com melhoras da Ferrari e Lotus. E a Incognita da McLaren. Mas se a Renault que não andava, andou, porque não a Honda.
Impressiona como a traseira da Mclaren é enxuta! Resolvendo a confiabilidade, vai brigar lá encima
Torcendo para que a Sauber tenha um desempenho igual tiveram em 2012. E que Nasr destrua Ericsson.