Nem Lewis Hamilton, nem a Mercedes. O grande destaque deste início de temporada da Fórmula 1 tem sido quem mais decepcionou ano passado. A Ferrari demonstrou ritmo na Malásia para ao menos igualar, na segunda etapa do campeonato, a campanha de todo ano passado. E colocar-se como a ameaça ao domínio dos alemães no futuro.
É bem verdade que esse era o papel que se esperava dos italianos desde a mudança do regulamento, em 2014. Afinal, era o momento em que a aerodinâmica, calcanhar-de-Aquiles da equipe desde a limitação dos testes em pista, em 2009, perdia força em favor do motor. E o fato da equipe ser uma das únicas, junto da Mercedes, a desenvolver ’em casa’ seus propulsores, permitindo que houvesse uma sinergia maior no projeto, dava motivos suficientes para acreditar que os tempos de vacas magras ficariam para trás.
Porém, o ‘pasto’ ficou ainda mais seco. Em 2014, a Ferrari viveu sua pior temporada desde 1995, com apenas dois pódios. Depois de aprender com alguns erros básicos na concepção de seu projeto (e prometo post sobre o que mudou na Ferrari neste ano), o cenário é promissor. Na primeira etapa, na Austrália, Sebastian Vettel já conseguiu chegar entre os três primeiros. Neste final de semana, o ritmo dos italianos surpreendeu até a dupla da Mercedes.
Incomodar os dominadores da última temporada é a aposta do chefe, Maurizio Arrivabene. Depois dos primeiros sinais positivos, o italiano inclusive reviu os objetivos para a temporada. “Nossa meta, no começo, era superar a Williams e a Red Bull. Agora temos de começar a ficar um pouco mais convencidos e reduzir a distância com o pessoal da Mercedes”, afirmou. Antes do início do campeonato, o dirigente declarara que “correria descalço nas montanhas de Maranello [sede da equipe, na Itália]” se a Ferrari vencesse quatro corridas neste ano.
De fato, pensar em vitória depois de ter chegado a mais de 30s do vencedor Hamilton em Melbourne é bastante otimista no momento, mas a promessa é crescer no decorrer da temporada. O quanto será possível tirar da diferença ainda é uma incógnita e é bem verdade que, na sexta-feira na Malásia, vimos a Mercedes ainda na frente mesmo com Hamilton dando apenas 20 voltas, em uma grande demonstração de força. Mas é fato que a Ferrari tem mais condições de chegar lá do que qualquer equipe cliente. A McLaren seria outra candidata, mas precisará de tempo para seu projeto.
A evolução de uma equipe com tanto poderio econômico vem em má hora para a Williams, que buscava se firmar como segunda força. Por isso, Felipe Massa cobra que sua equipe continue desenvolvendo o carro. “Se pudermos melhorar dois décimos a cada corrida isso pode mudar a situação, especialmente quando se tem uma briga tão apertada. Estamos lutando com um time com grandes recursos”, salientou o brasileiro. Ele sabe com quem está lidando.
15 Comments
É o mínimo que se pode esperar da Ferrari, que pelo menos incomode a Mercedes.
Isso seria ótimo pra F1. Alemães e italianos brigando por vitórias é audiência certa.
No momento isso ainda está longe de acontecer mas o plano é bom.
Ficar a 0.3, 0.4 atras da Mercedes neste momento é muito bom. Se ficarem a menos de 1s na classificação já será bem animador ver uma boa corrida da Ferrari. E da Williams imaginava um pouco mais de equilibrio no carro, mas com bons ajustes e lembrando que o Massa já fez duas vezes a pole na Malásia, eles devem conseguir acertar esse chassi.
A Williams agora chega na Mercedes Massa deu uma entrevista e falou que os motores da Mercedes e Williams são iguais ele nunca falou ou desconfiou que fosse diferente colocaram palavras na boca dele. Quanto a performance da Ferrari e sexta ainda
“prometo post sobre o que mudou na Ferrari neste ano”
Nesse ano!!!!???? mas… mas… estamos apenas no mês de Marco!
Nao da para prometer para a pausa de Agosto? Dessa forma haverá uma chance que não precisarei de remédios tarja preta para conter a ansiedade…. 🙂
Todo mundo sabe que a Ferrari não tem pilotos de qualidade…A Red Bull tem um muito bom que derrotou o Vettel em todos os parâmetros em 2014. A própria McLaren tem um que derrotou facilmente em todos os parâmetros o Raikkonen…A Mercedes tem 2 bons pilotos…enfim a Ferrari terá que ter um carro muito superior para poder derrotar a Mercedes.
Ahahahahahahahahaha
A Ferrari tem a melhor dupla de piloto do grid o tetra campeão Vettel e o grande campeão Kini se realmente aproximar da Mercedes é devido qualidade dos pilotos pra desespero dos torcedores de Alonso
É muito bom para formula 1 ter uma Ferrari forte e brigando por pódios, torço para que eles consigam pelo menos incomodar a Mercedes.
Mas não me deixo levar pelos tempos de hoje, Hamilton teve problemas de manhã e deu apenas 20 voltas o dia todo, acho que o carro da Mercedes pode render muito mais, sem contar que a Ferrari gostar de andar bem “levinha” nas sextas feiras. Vamos ver amanhã o quanto a Ferrari evoluiu.
Abraços…
Vc esta enganado marcos Vettel se tiver um carro bom é impecavel, assim como foi schumacher.
Kimi foi melhor que hamilton e 2012 e o derrotou mesmo hamilton pilotando um carro absurdamente superior e em 2013 kimi foi o unico a desafiar vettel na primeira metade do campeonato, se não fosse a crise financeira da lotus e o fato de não ter corrido as três ultimas corridas kimi poderia ter terminado em segundo.
Ainda acredito que a melhor dupla tem a ferrari..
Não força. Kimi derrotou Hamilton porque a Molares quebrava demais. Calculando por baixo Hamilton perdeu mais de 100 pontos em 2012 ao passo que Raikkonen só perdeu pontos por culpa própria.
Não força. Kimi derrotou Hamilton porque a Mclaren quebrava demais. Calculando por baixo Hamilton erdeu mais de 100 pontos em 2012 ao passo que Raikkonen só perdeu pontos por culpa própria.
Já quando é pra falar de 2005 tomam cuidado especial ao citar as quebras do Raikkonen.
Conveniente demais!
A ferrari tem um multi campeão e um kimi campeão e motivado, muito veloz com esse novo carro vermelinho E tem gente q diz q falta piloto ,,,,parei por aqui. AUCAM BRUZ CADE VCS KKKKKKKKK
Alonso falou nesses dias algo que cai como uma luva para a Ferrari: “…Poderia ficar e conquistar resultados melhores neste ano, mas depois de 14 anos de F1 e dois títulos, um pódio ou um quarto lugar não é mais um resultado legal”, argumentou o piloto. Resumindo, potencializar não faz parte da história recente italiana…
Hamilton seis quebras por cagadas e button duas, sera que foi o carro ou o moreninho falhou em ser campeão pilotando o melhor carro por cagada.
Não sou fan do alemão mas adimito que a,sua sequência neste ano foi a melhor de todas comparada ao 2003 de schumacher…..